Nos acompanhe

Paraíba

Ruy quer gestão acelerada e detalha plano de ação para os primeiros seis meses

Publicado

em

É preciso agir com rapidez e intensidade para que João Pessoa volte a crescer economicamente, a gerar emprego e renda para a população. Por isso, Ruy Carneiro concluiu a apresentação detalhada de um plano de ação para os primeiros seis meses de gestão à frente da prefeitura da Capital.

As ações foram explicadas, ponto a ponto, mês a mês, durante os programas eleitorais de Ruy ao longo desta semana. Cada ação está detalhada no site da campanha www.ruyresolve.com.br e é fruto do trabalho de uma ampla equipe técnica, responsável pelo programa de governo, e do diálogo permanente, desde o final do ano passado, com a população.

“É urgente colocar a prefeitura de João Pessoa em outro ritmo, a cidade no ritmo certo, fazer um mutirão de saúde, porque as filas aumentaram muito na pandemia, e mutirão de geração de emprego e renda, para combater a fome e o desemprego”, diz Ruy. “É preciso agir e agir rápido. O prefeito tem que trabalhar mais, muito mais, para construir as oportunidades”, defende.

Para promover o mutirão de saúde, Ruy vai adquirir imediatamente vagas em hospitais e clínicas da cidade, inclusive nos horários noturnos. Só assim, na avaliação dele, será possível acelerar o ritmo das filas e tentar zerá-las. Na geração de emprego, vai oferecer crédito para os micro e pequenos empreendedores por meio do Banco Cidadão, vai retomar as obras paradas na cidade e promover um mutirão de zeladoria – limpar e organizar postos de saúde, escolas e creches, inclusive como forma de montar frentes de trabalho e de emprego.

Além disso, vai tirar 600 comerciantes informais das calçadas construindo o shopping popular no viaduto da Miguel Couto, no Centro, e comprar 5 mil vagas nas creches particulares da cidade para atender as famílias que precisam, enquanto as novas creches da prefeitura ficam prontas. Outra ação importante, que está detalhada no site, é o reforço escolar para melhorar o desempenho dos alunos da rede municipal em português e matemática. “Mais de 70% dos alunos da prefeitura saem do ensino fundamental sem saber português nem matemática, mas tem solução e vamos resolver”, diz Ruy.

Continue Lendo

Paraíba

CBTU realiza estudos para ampliar o serviço de trens para mais dois municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estuda projetos para a expansão dos serviços de trens oferecidos para mais duas cidades no Estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21/05) pelo coordenador de planejamento do órgão, Carlos Ataíde.

Entre os planos, de acordo com o gestor, os municípios de Campina Grande e Cruz do Espirito Santo poderão ser contemplados com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Além disso, Carlos revelou que o projeto também estuda a possibilidade de expansão da malha férrea até as imediações da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra, localizado em João Pessoa.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, o coordenador deu mais detalhes do pleito.

“O nosso superintendente, Paulo Barreto, está justamente tratando isso lá em Brasília, que é onde fica a Central da CBTU, a possibilidade de trazer emendas para fazer essas expansões”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“É importante o apoio”, Inácio Falcão confirma pré-candidatura em CG e busca base com João Azevêdo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após lançar oficialmente o nome à disputa da Prefeitura de Campina Grande nas eleições deste ano, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) busca agora o apoio do governador João Azevêdo (PSB) a sua pré-candidatura.

O parlamentar é mais um na lista que almeja a chapa majoritária referendada pelo governador. No entanto, João tem demonstrado preferência pela pré-candidatura do secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra (PSB), como também tem aguardado o posicionamento do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) acerca do pleito.

“Nós estamos iniciando uma mudança, essa mudança tá aí é pública e é notória, a população de Campina Grande está enxergando e é necessário mudar. E para que possamos mudar, nós estamos firmando essa unidade, vamos estar todos unidos no campo das oposições. É importante o apoio do governador, nós sabemos que é o protagonista desse projeto, é um projeto que vem a cada dia que passa inovando e tenho certeza que o governador vai enxergar a importância de uma eleição em Campina Grande”, apontou Inácio durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM nesta terça-feira (21/05).

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Criação de observatório para evitar catástrofes climáticas na PB é sugerida na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio ao desastre no Rio Grande do Sul, as mudanças climáticas previstas a médio e longo prazo entraram na pauta da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (21). Com o objetivo de criar mecanismos eficientes para o enfrentamento do problema, o deputado Chió (Rede) sugeriu a criação de um observatório para evitar catástrofes climáticas na Paraíba e, ainda, convocou os parlamentares e Poder Público para agir de forma imediata contra as ameaças.

“Não faltaram avisos da comunidade científica sobre o agravamento da crise climática para que o Poder Público tomasse medidas para evitar tragédias como a que estamos vendo no Rio Grande do Sul. Mas, assim como aconteceu lá, os projetos de mitigação geralmente não saem do papel. É dever desta Casa e do Estado agir para preparar o nosso estado para minimizar os danos humanos, físicos e econômicos de desastres causados pelas mudanças climáticas”, afirmou o parlamentar.

O deputado pediu o apoio da Casa de Epitácio Pessoa para que o Projeto de Lei, que visa a criação do Observatório Estadual das Mudanças Climáticas da Paraíba, seja apreciado e aprovado pelos parlamentares. O PL, de autoria de Chió, foi proposto em dezembro de 2023.

De acordo com dados do AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Paraíba apresenta tendência alta e muito alta para risco climático relacionado com a seca a médio e longo prazo, além de cenários pessimistas para mudanças do clima ocasionarem enchentes e deslizamentos de terra. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a crise climática pode extinguir 90% dos mamíferos típicos da Caatinga e provocar perdas significativas na flora em 99% do bioma até 2060, representando impactos severos para a população.

“Precisamos agir antes das catástrofes. Ainda ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que o Poder Público não tem como atuar em todas as pautas para justificar o descaso da sua gestão no cuidado com o meio ambiente e planos de ação. Imaginem se o cuidado tivesse acontecido antes? Se os pesquisadores e previsões fossem ouvidos, quantas vidas não estariam salvas agora? O momento de agir é agora”, finalizou o deputado.

Continue Lendo