Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo inaugura Centro de Atendimento ao Autista e destaca políticas de inclusão social

Publicado

em

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (27), em João Pessoa, o Centro de Atendimento ao Autista, um espaço inovador de gestão pública que vai fortalecer o atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma plataforma multidisciplinar multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas que realizam o processo terapêutico visando à qualidade de vida e à autonomia das pessoas com TEA.

A equipe é formada por profissionais nas áreas de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física, além de Serviço Social. O equipamento também vai desenvolver um trabalho diferenciado, ofertando aos usuários a disponibilidade do acompanhamento de profissionais especialistas em TEA, bem como o treinamento parental, formação continuada com a equipe técnica e a articulação com os demais serviços da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência, especialmente os serviços da Rede de Proteção Social do Estado.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar à população mais um equipamento que garante inclusão social e cuidado com as pessoas. “Eu tenho muito orgulho de participar de ações como essas e o nosso governo tem se caracterizado pela abertura de serviços com foco no social, a exemplo do Centro de Referência da Igualdade Racial, do Núcleo de Atendimento para Pessoa com Deficiência em Campina Grande, do programa de Restaurantes Populares e do Escritório Social. Este ano, o nosso foco maior foi cuidar da nossa população e não paramos em todo esse período. Ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas na pandemia, tivemos a oportunidade de fazer um conjunto de políticas de inclusão social, e o serviço que entregamos hoje oferecerá um nível excelente de atendimento e sabemos da quantidade de pessoas que serão beneficiadas”, comentou.

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou a importância da abertura do primeiro Centro de Atendimento ao Autista. “Nesse local vamos ter as condições de disponibilizar um atendimento qualificado, com profissionais especializados, garantindo a inclusão e a autonomia das pessoas diagnosticadas com autismo e de suas famílias. A implantação do Centro demonstra o compromisso do governo com políticas públicas voltadas para quem mais precisa do nosso olhar atencioso”, frisou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, afirmou que a implantação de um serviço específico para atendimento ao autista representa um marco na gestão estadual.

“O governador João Azevêdo  tem um olhar generoso para as políticas públicas e sociais e sabemos que o número de diagnóstico de pessoas com autismo aumentou no mundo e no Brasil e na Paraíba não é diferente. A nossa intenção é fortalecer e aprimorar esse serviço e a nossa ideia é ampliar essa oferta para espalhar esse atendimento por toda a Paraíba para garantir que outras regiões do Estado tenham acesso a essa ação na medida em que os recursos sejam viabilizados”, pontuou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, evidenciou que a abertura do Centro de Atendimento ao Autista é resultado de um trabalho articulado entre órgãos do governo. “A Funad participa de todo esse processo. Nós elaboramos o projeto, pensamos na concepção do serviço, baseado na experiência que já temos e no espaço que tínhamos à disposição, dando evasão a uma lista de espera, pois o diagnóstico de pessoas com autismo é crescente. A oferta desse serviço é de grande relevância porque vai ser mais um ponto de atenção da Rede que disponibilizará um número significativo de atendimento. Nós já atendemos mais de 400 pessoas na Funad e o Governo do Estado oferta mais um equipamento para as pessoas que precisam desse espaço que representa a concretização de um sonho, graças ao trabalho do governador e ao empenho do secretário Tibério Limeira”, disse.

A coordenadora geral do Centro de Atendimento ao Autista, Camila Carneiro, enalteceu a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que também irá oferecer o treinamento parental.  “Aqui as pessoas vão ter acesso aos serviços de reabilitação. Nós já iniciamos o atendimento e acompanhamento de forma remota. Diversas pessoas já realizaram o cadastramento e passaram pelo processo de anamnese e os profissionais já estão, a partir do Projeto Terapêutico Singular, passando as orientações para as famílias, seguindo todas as orientações técnicas em virtude da pandemia do coronavírus”, explicou.

Mãe de criança diagnosticada com autismo e fundadora da Associação de Pessoas com Autismo no bairro do Geisel, Elaine Araújo falou da emoção de presenciar a abertura de um espaço que contribuirá com a autonomia dos autistas. “Essa é a realização de um sonho que todos nós pais temos por ser uma estrutura pública pronta para nos ajudar porque hoje a maioria das terapias é cara. Esse é um serviço voltado para quem mais precisa, sabemos que o autismo não tem cura e um Centro como esse ajuda os nossos filhos a ter independência em coisas básicas de uma rotina, pois as terapias contínuas são necessárias e essenciais”, argumentou.

Inicialmente, o serviço irá disponibilizar 300 vagas para pessoas diagnosticadas com TEA, que serão encaminhadas ao local pela Funad. No espaço, os familiares também receberão orientações acerca de demandas que envolvem passe livre, atualização de laudos médicos, carteira de identificação autista, Benefício de Prestação Continuada, transporte, inclusão escolar, entre outros.

O Centro de Atendimento ao Autista é um serviço do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Casa Pequeno Davi, órgão executor das atividades por meio de convênio no valor de R$ 1.250.000,00. Ele está localizado na Rua Bom Jesus, nº 649, Bairro do Varjão/Rangel, em João Pessoa e o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa promove palestra com ex-capitão da Seleção Brasileira Cafu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa promove, na próxima nesta segunda-feira (17), o Congresso Técnico Esportivo Motivacional, trazendo como palestrante o ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol, Cafu. O evento acontece por meio da Escola de Governo Municipal (Esgov), Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), e começa às 15h no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções.

Cafu vai ministrar a palestra ‘Seja sempre o melhor naquilo que faz’. O evento oferece 2 mil vagas, é gratuito e direcionado aos servidores municipais de João Pessoa, mas também está aberto ao público enquanto tiver vagas disponíveis. Para participar, é necessário adquirir o ingresso acessando o endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/evento/palestra-seja-sempre-o-melhor-naquilo-que-voce-faz-ministrante-cafu/2503191. As inscrições geram QR-Code, para o credenciamento na entrada do teatro. Os portões serão abertos às 14h.

“Vou compartilhar um pouco da minha história, a minha trajetória dentro dos campos e, claro, não poderia perder essa oportunidade de estarmos juntos neste bate-papo aí com vocês. Vamos mostrar que com dedicação e foco tudo é possível”, frisou o ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol.

Perfil – Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido por Cafu, atua como embaixador da FIFA, UEFA, Laureus e Special Olympics. Cafu foi campeão do mundo de futebol, em 1994 e 2002, e recordista de jogos pela Seleção Brasileira Masculina com 142 partidas.

Paulista de Itaquaquecetuba, nasceu em 7 de junho de 1970. Considerado por muitos como um dos maiores da sua posição na história do futebol, Cafu fez parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de Futebol de 1994 e 2002, além de ter disputado os Mundiais de 1998 e 2006. Dois anos antes, foi apontado em uma lista feita por Pelé como um dos maiores jogadores da história do esporte.

Com uma carreira vitoriosa, Cafu é um dos três jogadores na história do futebol a conquistar a Copa do Mundo, Copa América, Libertadores, Liga dos Campeões da UEFA e Mundial de Clubes – os outros dois foram Julián Álvarez (argentino) e o ex-goleiro brasileiro Dida.

Atualmente, Cafu desenvolve trabalho social e dedica-se a projetos que visam melhorar as condições de vida de comunidades carentes.

Continue Lendo

Paraíba

Até março deste ano, foram realizadas mais de 22 mil doações de sangue na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em todo o mundo para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares. Até março deste ano, foram realizadas 731.734 doações no Brasil, sendo 22.713 no estado da Paraíba. Em alusão ao dia e com o objetivo de estimular a doação, o Ministério da Saúde lança hoje a campanha nacional: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.

Em 2023, com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS), a pasta registrou 1,6% da população brasileira como doadora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais.

Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.

A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) da pasta, Joice Aragão, exalta a importância do ato de solidariedade. “Neste dia, celebramos aqueles que, com seu gesto altruísta, ajudam a transformar vidas. Convido a todos a se unirem a essa causa vital, pois cada doação é uma prova de amor ao próximo e salva vidas. Junte-se a nós nessa jornada de generosidade, onde cada batimento do coração conta uma história de esperança e renascimento”, pontuou.

Além da campanha, os bancos de sangue de todo o Brasil estarão mobilizados em ações para o fortalecimento da doação. Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa de uma live na noite de hoje sobre o tema, promovida pelo Instituto Henfil e a Revista Fórum.

Ações

O mini aplicativo Hemovida, integrado ao Meu SUS Digital, desempenha um papel fundamental na informação das regras de doação de sangue no SUS. Por meio dessa ferramenta acessível e gratuita, a nova versão da integração com o sistema ‘Hemovida Web – Ciclo do Sangue’ tem o potencial de ser uma ponte essencial entre os hemocentros da rede pública de saúde e os potenciais doadores.

O aplicativo pode ser utilizado por qualquer cidadão e conta com as seguintes funcionalidades: geolocalização dos serviços hemoterápicos, regras para doar sangue, campanhas e doação autodeclarada.

Seja um doador!

No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.

Continue Lendo

Paraíba

Governador anuncia início das obras do gasoduto João Pessoa-Cabedelo pelo bairro de Intermares

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O gás canalizado está chegando ao município de Cabedelo. O governador João Azevêdo anunciou o início das obras de construção da rede de gás canalizado de Cabedelo pelo bairro de Intermares.

O gasoduto João Pessoa-Cabedelo terá 19 km de rede de gás, num investimento de de R$ 7 milhões da Companhia Paraibana de Gás (PBGás). “Esse é mais um investimento estratégico do nosso governo, dotando o município de Cabedelo de nova infraestrutura energética no caminho do  desenvolvimento sustentável”, destacou o chefe do Executivo.

O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, disse que a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado e beneficia uma região de alto crescimento imobiliário, comercial e com vocação turística. “Cabedelo ganha uma rede de gás canalizado em um momento que  recebe outros investimentos importantes como as melhorias e aumento do calado do Porto de Cabedelo, a dragagem e a tão sonhada ponte ligando Cabedelo, a Santa Rita e Lucena”, pontuou Deusdete.

Nesta primeira fase, as obras iniciam pela Avenida Litorânea, na divisa entre o Bessa e Intermares, e seguem pela rua Wolgran Robson Vieira Correia, Samuel Henrique Hardman Norad e Djalma Vilar de Gusmão. Essa etapa inicial do projeto irá contemplar as principais ruas e avenidas do bairro de Intermares.

Após essa etapa,  a companhia irá atender com gás canalizado clientes dos mercados residenciais e comerciais dos bairros de Intermares, Ponta de Campina, Poço, Camboinha e Formosa, até o Porto de Cabedelo, com a ligação do Moinho Dias Branco e outras indústrias.

De acordo com o diretor-presidente da PBGás, Jailson Galvão, a chegada do gás canalizado a Cabedelo é um marco importante para o Governo do Estado e para a Companhia Paraibana de Gás, que chega no mês de outubro aos 30 anos de existência. Ele informou que a meta da companhia é até dezembro de 2024 chegar com a rede de gás ao centro de Cabedelo e no final do primeiro semestre de 2025 ligar o Moinho Dias Branco, que será o cliente âncora, com grande potencial de consumo de gás.

“Outro aspecto importante é que estaremos oferecendo infraestrutura energética e vantagens do gás natural aos diversos segmentos na região do Porto de Cabedelo”, completou.

Continue Lendo