Nos acompanhe

Paraíba

Ousadia e criatividade marcam a edição 2020 do Fest Aruanda

Publicado

em

Em um ano marcado por incertezas e desafios, o Fest Aruanda apostou na ousadia e na criatividade, venceu os obstáculos e realizou uma histórica edição para comemorar seus 15 anos e os 60 anos do filme que deu origem ao nome do Festival. “Fazer o Fest Aruanda esse ano foi uma corrida de obstáculos e, o mais grave: meio que no escuro. Esse é o mais fiel resumo da ópera da travessia desse 2020 que, ao final, vingou mais uma vez a luz de Aruanda, nos 60 anos do filme e na celebração dos 15 anos de história e resistência, para manter de pé o evento na Paraíba”, comemorou Lucio Vilar, coordenador geral do Festival.

De acordo com ele, o evento saiu ainda mais fortalecido, sobretudo porque, mais uma vez, assegurou lugar especial às produções paraibanas, em curta e longa-metragem, no trânsito com outras filmografias nordestinas, abrigadas na mostra Sob o céu nordestino”. Graças ao sucesso em 2020, a edição 2021 já tem data marcada: de 9 a 12 de dezembro, na rede Cinépolis, do Manaíra Shopping. “Ousamos em apostar em uma mostra de longas nacionais, apenas com filmes documentais (uma homenagem ao gênero que fez escola na Paraíba), que dialogavam entre si pelas temáticas que estão na ordem do dia na sociedade brasileira e que o Júri Oficial consagrou o filme ‘Glauber, Claro’, de César Meneghetty. Distribuímos R$ 47 mil em premiações, fato sem precedentes e, ainda por cima, num ano difícil como esse. Isso não é pouco, vale dizer”, disse Lúcio. O valor foi distribuído entre prêmios em dinheiro e serviços de pós-produção, por meio da empresa Mistika, de São Paulo, parceira do festival, da produtora Ariadne Mazzetti.

Inovação – O formato híbrido foi outro desafio do Aruanda em 2020, com exibições presenciais e online. Para garantir a transmissão do conteúdo, foi lançada a Plataforma Aruanda Play, uma conquista importante que, embora tenha sido criada para resolver uma demanda imediata e circunstancial, será mantida nas próximas edições do evento. “Essa experiência seguirá conosco, como uma nova janela para nossas produções, lançamentos de filmes que já fazem parte da história do cinema paraibano e que poderão estar acervo e cardápio da mesma”, completou o coordenador.

Aruanda Play – Com mais de 65 mil páginas vistas durante o festival, o Aruanda Play foi um sucesso e continua no ar. Os filmes ‘Aponta pra fé – Ou todas as canções da minha vida’, longa-metragem paraibano dirigido pela paraibana Kaline Almeida, e o curta ‘A Pontualidade dos Tubarões’, de Raysa Prado (gaúcha radicada em João Pessoa), foram os recordistas de acessos na plataforma. O primeiro teve 433 visualizações e o segundo, 297. Por essa razão, as diretores dessas produções que estrearam no festival receberão duas novas comendas intituladas: Troféu Aruanda Play – Tecnologia Digital/Filme Mais Assistido na Plataforma.

A 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, maior festival de cinema da Paraíba, foi realizado no período de 10 a 16 de dezembro e também homenageou grandes artistas da música, com a exibição de filmes de bandas consagradas. O evento foi realizado pela Bolandeira Arte & Mídia e contou com o patrocínio do Grupo Energisa, Fundação Cultural OJB, Cagepa, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Teve ainda Copatrocínio do Armazém Paraíba e Rede Cinépolis. Apoio da TV Cabo Branco, TV Cultura, Governo da Paraíba, FUNESC, Rádio Tabajara, A União e EPC. Apoio Institucional da UFPB, CCHLA, DEMID, Prefeitura de João Pessoa e Funjope. Além das parcerias com a Lusófona, Manaíra Shopping, Fórum Setorial do Audiovisual Paraibano, Janela7, Canal Brasil e TV UFPB, e assessoria de imprensa da Vivass Assessoria & Comunicação.

Confira no site @festaruanda pelo Instagram e o site festaruanda.com.br

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba vai promover, na próxima segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da capital, uma audiência pública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório provisório do Novo PTB fará coleta de assinaturas na PB para registro partidário no TSE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão Provisória do novo Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba (PTB-PB) realizará uma campanha estadual para coletar  assinaturas necessárias para efetuar o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PTB é uma das legendas que fez história na política nacional brasileira e teve como grandes expoentes os filiados e ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola.

A legenda precisa coletar, pelo menos, 591.148  (quinhentas e noventa e uma mil, cento e quarenta e oito) assinaturas, em dois anos, para que o retorno oficial da sigla ao cenário político no Brasil possa ser oficializado. O número corresponde a 0.5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, o ex-deputado estadual Chico Lopes comandará o evento que contará com participação de lideranças políticas e de diversos representantes de movimentos sociais.

A coleta de assinaturas acontecerá no dia 28 de maio, a partir das 10h, nas dependências do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge), em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é escolhida para teste de projeto que visa garantir eficiência em gestão pública na Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo mês, uma nova fase se inicia para o Sistema Único de Saúde (SUS), marcada pelo lançamento do piloto do Projeto de Monitoramento das Recomendações Elegíveis de Auditoria, liderado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde por meio de recomendações pactuadas com os auditados, a iniciativa será testada primeiramente na Paraíba, bem como nos estados do Paraná, Minas Gerais e  Rondônia.

O marco inicial será dado com a fase in loco, cujo propósito é garantir a implementação das medidas corretivas e melhorias sugeridas pela auditoria. Essa abordagem visa manter o processo como uma continuidade integrada, evitando que seja percebido como algo separado ou independente.

Recomendações elegíveis

As recomendações elegíveis dentro do contexto da auditoria referem-se àquelas que são consideradas fundamentais ou estruturantes para as políticas ou programas do SUS. Elas têm o potencial de impactar positivamente a execução das melhores práticas nos estabelecimentos de saúde e nas condições de vida da população, bem como nas linhas de atenção à saúde, investimento na saúde, gestão de saúde e na educação em saúde.

Essas recomendações são identificadas durante o processo de auditoria, que visa avaliar a conformidade, a eficiência dos serviços de saúde. São consideradas elegíveis aquelas que, se implementadas, podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, bem como aprimorar a gestão e governança no âmbito do SUS.

De acordo com o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, essas recomendações podem incluir desde a implementação de novos protocolos de atendimento para reduzir tempos de espera até alocação de recursos em hospitais regionais. “Tais recomendações são priorizadas pela sua capacidade de gerar impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população”, elucida.

Monitoramento e relatório de auditoria

A Coordenação-Geral de Auditoria (CGAUD), vinculada ao DenaSUS, assumirá o papel de conduzir o monitoramento após a conclusão das auditorias. “O ciclo de auditoria é delineado como um processo contínuo, abrangendo diversas etapas, desde o planejamento até o monitoramento. Essa abordagem estruturada visa garantir a integridade nos processos de auditoria, contribuindo para aprimorar a gestão pública e combater irregularidades”, explicou o coordenador-geral de Auditoria, Jomilton Costa.

O relatório de auditoria é uma peça fundamental nesse processo. Nele são apresentados resultados, conclusões e recomendações que contribuem para a melhoria da gestão do SUS e o fortalecimento da governança e controle interno.

Continue Lendo