Nos acompanhe

Paraíba

2ª Câmara do TCE-PB julga irregulares contas do Instituto de Previdência do município de Caaporã

Publicado

em

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária por videoconferência, nesta terça-feira (23), rejeitou as contas de 2018 do Instituto de Previdência dos Servidores de Caaporã (proc. 06240/19), município a 44 km da Capital, e que tem uma população em torno de 21 mil habitantes. O TCE constatou que o órgão previdenciário não está recolhendo, conforme a Lei, as contribuições que deveriam garantir as aposentadorias dos servidores, e que, naquele exercício, os benefícios foram pagos com atraso.

O relator do processo foi o conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, que em seu voto, verificou que o Instituto de Caaporã recolheu apenas R$ 15.505,18, muito aquém das previsões orçamentárias para 2018, o que, na previsão do relator, se torna inviável. “Nem mesmo os parcelamentos firmados com o INSS estão sendo honrados”. Na defesa, o gestor Wilton Alencar Santos de Sousa, por meio de seu advogado, alegou que a situação deficitária do Instituto decorre da inadimplência nos repasses que deveriam ser transferidos pela Prefeitura.

Regulares com ressalvas foram julgadas as contas de 2017 do Instituto de Previdência de Brejo do Cruz, na gestão de Hevandro José Fernandes, processo que foi relatado pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes. Da mesma forma, as do Instituto de Previdência de Santa Luzia, exercício de 2018, com multa de R$ 2.000 ao gestor Francelino Cabral de Melo, por conta de inconformidades administrativas, bem como as do Instituto de Previdência de Belém do Brejo do Cruz, também de 2018, na gestão de Girley Jales Leão.

A Câmara analisou e julgou regular o 1º Termo Aditivo ao Contrato 010/2016, decorrente da Concorrência 001/2016, realizada pela Secretaria de Estado da Administração, de interesse da Secretaria de Estado da Comunicação (proc. 00502/17), destinado à veiculação de mídias pelo Governo do Estado, assim como, o Termo Aditivo ao contrato 09649/16, e a Dispensa de Licitação nº 02056/20, objetivando a realização de obras em vias públicas e aquisição de lâmpadas na cidade de Pat os.

Sob a relatoria do conselheiro Arnóbio Alves Viana, a 2ª Câmara julgou regular a Licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 151/2020, do tipo menor preço, seguida de contrato nº 043/2020, realizada pela Secretaria de Estado da Administração, visando o registro de preços para contratação de empresa especializada na administração, gerenciamento, emissão, distribuição e fornecimento de cartões de vale alimentação magnético.

Denúncia – Procedente foi julgada denúncia formulada contra o gestor da Câmara Municipal de Uiraúna, vereador Amilton Fernandes da Silva (proc. 15960/19), sob alegação de sobrepreço na locação de veículos. A Auditoria do TCE detectou a irregularidade e sugeriu o ressarcimento da quantia de R $17.100,00, e a responsabilização do gestor, posição que foi acatada no voto do relator, parecer ministerial e aprovada pelo colegiado.

A 2ª Câmara do TCE realizou sua 3021ª sessão ordinária pela via remota, sob a presidência do conselheiro André Carlo Torres Pontes. Presentes na composição do quórum os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Oscar Mamede Santiago Melo (substituto) e Antônio Cláudio Silva Santos (substituto). Representou o Ministério Público de Contas o subprocurador Marcílio Franca.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB: Audiência Pública discutirá recentes casos de crimes ambientais na orla de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou Requerimento e discutirá os casos recentes de crimes ambientais registrados na orla de João Pessoa.

O Requerimento nº 13.654/2024, apresentado pelo deputado estadual George Morais (União), líder da oposição na Casa Legislativa, foi aprovado sob o entendimento de que a “crescente incidência de crimes ambientais na orla de nossa capital, bem como a contínua poluição nas praias de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Pitimbu, demandam uma resposta enérgica e coordenada por parte das autoridades e da comunidade em geral“.

Para a ocasião, serão convidados representantes das Secretarias do Meio Ambiente (municipal e estadual), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), ONGs, bem como representantes da  trade turístico, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), da sociedade civil organizada, entre outros.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Clique aqui e conheça os temas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o assunto, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, tais como os listados abaixo:

Empreendedorismo: temática que aborda iniciativas de empreendedores e apresenta orientações sobre a abertura de micro e pequenos negócios formais no Brasil, sua manutenção e expansão, bem como sua relevância no contexto econômico e social em que se encontram.

Produtividade e Competitividade: sobre empresas, iniciativas, projetos e prestações de serviços que alavanquem a produtividade e a competitividade entre as micro e pequenas empresas.

Inovação e Startups: aborda práticas de inovação ou propostas que incentivem a inovação entre os pequenos negócios, assim como o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de startups.

Inclusão Produtiva e Sustentabilidade: sobre ações, projetos e negócios que incentivam a geração de renda e emprego em comunidades ou entre populações vulneráveis, bem como ações de empresários que fazem a gestão do negócio focada na responsabilidade social, trabalhando aspectos da agenda ESG e da diversidade, transformando realidades locais.

Transformação Digital sobre a digitalização de negócios, transformação na forma de atender às necessidades dos clientes, ações de promoção da transformação digital ou negócios inovadores ancorados nesse tema.

Políticas Públicas e Legislação: aborda ações públicas de todas as esferas de governo e legislações específicas com impacto no universo dos pequenos negócios, a exemplo de possíveis alterações no MEI (Microempreendedor Individual), simplificações tributárias como as advindas de reformas no sistema tributário, entre outras iniciativas.

Estímulo ao consumo nos pequenos negócios– aborda ações de conscientização da importância dos pequenos negócios e estímulo ao consumo, a exemplo do movimento Compre do Pequeno, bem como parcerias e arranjos desenvolvidos por empreendedores para alavancar seus negócios dentro da concepção de valorização dos pequenos.

Acesso a crédito: sobre gestão financeira dos pequenos negócios, dificuldades de acesso a crédito, cenário do crédito no Brasil, importância dos empréstimos para a manutenção das empresas e conteúdos que prestem serviço em relação à tomada de empréstimos no Brasil.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, realiza, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), as audiências do Orçamento Democrático nas regiões de Guarabira (2ª região) e Mamanguape (14ª), respectivamente. Essas audiências devem reunir a população de 36 municípios que integram as regiões.

A audiência em Guarabira acontece a partir das 19h, no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho; e a de Mamanguape, também às 19h, no ginásio da Escola Estadual Senador Rui Carneiro.

A população dessas regiões já pode acessar o site de votação (votacaoode.pb.gov.br) e escolher até três prioridades de investimento para as regiões que representam. A votação também pode ser acessada nos locais das audiências.

Esse será o terceiro bloco de audiências do ODE, realizado pelo Governo, com o objetivo de ouvir a população e eleger prioridades de investimentos para compor as peças orçamentárias do próximo ano.

Cidadania Democrática – O Governo da Paraíba também vai promover nos dias das audiências o Cidadania Democrática, que é a oferta de serviços de várias secretarias, incluindo o Castramóvel, Hemocentro e serviços de saúde.

Os serviços irão funcionar das 9h às 14h, nos mesmos locais das audiências e terão a participação das secretarias da Saúde, Semdh, Detran, Fundac, Cagepa, Procon, Sejel, Seap, Seafds, Sedh (Programa Cidadão), Corpo de Bombeiros, além da Defensoria Pública.

Continue Lendo