Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba registra 980 novos casos de Covid-19 e 25 óbitos nas últimas 24h

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça (23), 980 casos de Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 96 (9,79%) são casos de pacientes hospitalizados e 884 (90,21%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 214.207 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 642.423 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 25 novos óbitos desde a última atualização, sendo 17 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 18 e 23 de fevereiro de 2021, sendo sete deles em hospitais privados, dois em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.404 mortes. O boletim registra ainda um total de 157.099 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 507 novos casos, o que corresponde a 58,16% dos casos registrados nesta terça. São eles: João Pessoa, com 257 novos casos, totalizando 56.746; Campina Grande, com 145 novos casos, totalizando 19.596; Cajazeiras, com 36 novos casos, totalizando 4.506; Cabedelo, com 35 novos casos, totalizando 5.212; Patos, com 34 novos casos, totalizando 8.576.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 23/02/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta terça, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 25 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alhandra (2), Areia (1), Brejo do Cruz (1), Cajazeiras (3), Campina Grande (2), João Pessoa (7), Patos (3), Piancó (1), Picuí (1), Santa Rita (1), São Bento (1), São Domingos do Cariri (1) e Tavares (1). As vítimas são 13 homens e 12 mulheres, com idades entre 35 e 97 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e nove não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 63%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 77%. Em Campina Grande estão ocupados 56% dos leitos de UTI adulto e no sertão 77% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 35 pacientes foram internados nas últimas 24h.
Comparando censo da segunda (22) e desta terça (23), foram ampliados 23 leitos de UTI e 18 enfermarias, totalizando 41 novos leitos na Paraíba.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 123.003 doses. Até o momento, 103.312 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 19.691 com a segunda dose da vacina.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

Nilvan vai à Justiça e se torna o primeiro a denunciar suposto uso criminoso de IA na pré-campanha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O comunicador e pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira (Republicanos), foi à Justiça e se tornou o primeiro a denunciar formalmente suposto uso criminoso de Inteligência Artificial (IA) já no período de pré-campanha eleitoral neste ano de 2024 na Paraíba.

Nilvan sustenta que teriam sido espalhados pela internet áudios e vídeos supostamente adulterados com a voz do comunicador emitindo frases que ele não teria dito e que o feito teria objetivo único de prejudicar a sua intenção em disputar o comando da Prefeitura Municipal santarritense.

Na ação, o pré-candidato acusa formalmente o vereador vereador Jackson Alvino como responsável pela suposta trama.

Que investigue a origem a partir do primeiro que fez a postagem, que foi um rapaz que é chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Santa Rita. Coloca o Jackson também no meio“, frisou Nilvan.

Os comentários de Ferreira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (16/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A eleição ainda nem começou e já temos a primeira condenação para Jaqueline Viana, pré-candidata a prefeita na cidade de Cabedelo nas Eleições 2024.

Esposa do ex-prefeito preso na Operação Xeque-mate, Leto Viana, Jaqueline, à época vereadora, também foi presa na mesma operação.

Dessa vez, a condenação veio pela Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais da pré-candidata a Prefeitura.

Ainda foi imposta uma multa no valor de R$ 5 mil para coibir atos dessa natureza, com base no artigo 36, parágrafo 3°, da Lei n° 9.504/97.

A Justiça também determinou a remoção da internet do vídeo em um prazo de 05 dias.

Julgo procedente a presente Reclamação Eleitoral, condenando a promovida ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), no intuito de coibir atos dessa natureza, com fulcro no artigo 36, § 3º, da Lei n.º 9.504/97, bem como determino a remoção da internet do vídeo da transmissão do Podcast gravado pela promovida, em 05 dias“, diz o documento.

Clique aqui e confira a íntegra do Processo nº 0600006-18.2024.6.15.0057.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado do pré-candidato Gilbertão, Efraim visita Codevasf em busca de recursos para Sousa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho (União Brasil/PB) esteve, nesta quarta-feira (15/05), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para tratar com o diretor presidente, Marcelo Moreira, sobre investimentos para o município de Sousa ( PB). Acompanhado de Gilbertão, pré-candidato a prefeito da cidade, o senador discutiu a alocação de recursos hídricos para diversas áreas essenciais.

Entre os principais temas abordados, destacam-se os recursos hídricos, saneamento básico e distribuição de água potável para Sousa. O pré-candidato a prefeito, Gilbertão, questionou ao presidente diretor uma solução urgente diante desses problemas: “Presidente Marcelo, essa realidade do município de Sousa não é de hoje, vem de anos. Diante deste cenário, estamos aqui buscando soluções concretas para sanar esse problema, que tem sido a angústia de nossos sousenses”, declara.

Efraim enfatizou a necessidade de solucionar o problema do abastecimento de água na cidade, que persiste como um desafio significativo em pleno século XXI.

O presidente da Codevasf disse que ainda este ano teremos boas notícias. “Estamos concluindo o estudo, o termo de referência para fazer uma licitação da viabilidade técnica e do projeto base de abastecimento de água e saneamento do município de Sousa. Essa é uma reivindicação do senador Efraim que devemos licitar em junho deste ano, ou seja, até o final do ano temos um horizonte para poder estar contratando essa obra até 2025”.

Para o senador Efraim essa visita foi primordial e esclarecedora para os sousenses:

“Viemos procurar informação para um tema crítico, que é o sistema de abastecimento de água e distribuição de esgoto na cidade de Sousa, um tema que está no dia a dia e impacta a vida das pessoas. Diante desse cenário, a captação de recursos hídricos e a distribuição eficiente de água emergem como questões cruciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade”.

A visita também contou com a participação do diretor de de Irrigação, Napoleão Casado, que tem acompanhado de perto os projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e também do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Juntos, eles discutiram o plano de desenvolvimento para a região e a implementação de perímetros irrigados, uma iniciativa vital para fortalecer a agricultura e assegurar a sustentabilidade hídrica.

Com essas ações, Efraim demonstra seu compromisso de promover melhorias significativas em Sousa, garantindo que a cidade receba os investimentos necessários para o seu progresso e bem-estar.

Continue Lendo