Nos acompanhe

Paraíba

Campina Grande avança ainda mais, na vacinação das pessoas com comorbidades

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai avançar na vacinação, por faixa etária, das pessoas com comorbidades durante esta semana. Nesta segunda-feira, 24, serão vacinadas as pessoas a partir de 34 anos de idade. Na terça, 25, a faixa etária será ampliada para pessoas de 32 anos; e, na quarta, 26, será a vez da população de 30 anos acima.

A vacinação acontece das 9 às 15h, na faculdade Maurício de Nassau, na Liberdade; na Igreja Verbo da Vida, na Avenida Floriano Peixoto; e na Unifacisa, no bairro Itararé, com exceção da terça-feira, 25. Neste dia, especificamente, a Secretaria de Saúde realizará uma outra ação de vacinação, apenas na Unifacisa.

Para ter acesso, as pessoas devem fazer o agendamento pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. O usuário que não conseguir pode se dirigir a um dos pontos de vacinação e receber o auxílio da equipe de apoio para realizar o cadastro. É necessário levar laudo, declaração ou receita médica atualizada para ser entregue no local, além de apresentar cartão do SUS e documento de identificação pessoal.

Têm direito à vacinação as pessoas com diabetes, hipertensão arterial (hipertensão arterial resistente, estágio 3 e estágio 1 e 2 com lesão órgão-alvo), asma grave, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas), anemia falciforme, talassemia maior, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, e cirrose hepática.

No total, 81.238 pessoas já receberam a 1ª dose da vacina e 38.142 pessoas tomaram a 2ª dose. O percentual de aplicação é de 79% das 150.430 doses recebidas.

Continue Lendo

Paraíba

Gualter Ramalho participa da Semana Cultural do CRM e enaltece a cultura na formação profissional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico anestesiologista e presidente da Unimed João Pessoa, doutor Gualter Ramalho, participou da 1ª Semana Cultural do Conselho Regional de Medicina da Paraíba realizado nesta semana.

A programação contou com palestras, conferências, lançamentos de livros e apresentações musicais.

Durante as atividades Gualter se apresentou, desta vez como músico, interpretando a canção “Foi Deus Quem Fez Você”, composta pelo seu pai Luiz Ramalho. O médico também ressaltou a importância da cultura na formação profissional dos médicos.

“Mais uma bela iniciativa do Projeto Médicos Sem Jaleco que fomenta a formação ampla do profissional médico exaltando as habilidades não técnicas e a cultura como uma estratégia ampla de acolhimento na saúde. Entre outras canções, apresentamos “Foi Deus Quem Fez Você” do meu saudoso pai, Luiz Ramalho”, disse.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Publicado no Diário Oficial decreto do Governo da PB que reduz ICMS sobre diesel para transporte público

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A edição deste sábado (27/04) do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a publicação do decreto, de autoria do Governo do Estado, que reduz em 50% a carga tributária do ICMS incidente sobre o óleo diesel adquirido por empresas de transportes de passageiros urbano da Região Metropolitana de João Pessoa e de Campina Grande, bem como das empresas de Transporte Intermunicipais.

A medida terá vigência até dezembro deste ano conforme decreto 44.985. Também fica estabelecido o limite máximo de reajuste percentual de 4,68% da tarifa vigente cobrada ao usuário no exercício deste ano.

 

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de São Bento entrega importante obra durante cronograma de ações do aniversário da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em mais um dia de muitas ações comemorativas dos 65 anos do aniversário de Emancipação Política de São Bento, o prefeito Doutor Jarques Lúcio (PSB) entregou a Passagem Molhada da comunidade do Riachão, na última quinta-feira (25/04), cujos investimento supera um milhão de reais.

O passadouro é um anseio antigo dos moradores do Riachão e comunidades adjacentes, que passavam por grandes transtornos no período do inverno e, agora, com a conclusão da obra, terão acesso rápido e sem empecilhos à zona urbana da cidade.

A Passagem Molhada do Riachão é uma solicitação, também, da Associação Comunitária dos Moradores da comunidade e foi construída, numa parceria da Gestão Municipal com o Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, e o presidente da entidade, Omar Gama, esteve presente na cerimônia de entrega dos serviços.

O prefeito Jarques disse que a obra de escoamento das águas na comunidade mencionada é mais um grande presente e conquista dos habitantes da localidade, fazendo menção à passagem molhada feita, também, no Sítio Cosmos, adiantando que, no próximo mês, o governador João Azevêdo assinará a ordem de serviço para a construção da passagem molhada da Várzea Grande. “Quero agradecer ao governador João Azevêdo pela passagem molhada, que é a maior em toda a Paraíba, realizada pelo Cooperar, em parceria com o Banco Mundial”, afirmou o gestor.

A programação começou logo cedo, com um café da manhã servido aos alunos da Escola Municipal André Pedro da Silva, no Gabinete do prefeito, na sede da prefeitura.

Às nove horas, houve a inauguração da ampliação e entrega do Ginásio Poliesportivo da Escola Antônio Cândido, localizada no bairro Vieirópolis. Logo depois, às 11h, foi apresentado mais um Programa Institucional da prefeitura, em Rede com São Bento, gerado pela Rádio Solidária FM e retransmitido pela Rádio São Bento FM, do Sistema Correio de Comunicação.

As ações só foram encerradas às 17h, no São Bentinho, onde foi inaugurada a extensão do PSF Severino Pedro para o turno noturno.

Continue Lendo