Nos acompanhe

Negócios

Incra PB promove feira que vai possibilitar escoamento da produção dos assentados no período junino

Publicado

em

Sem poderem vender sua produção na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na zona sul da capital paraibana, devido à pandemia de Covid-19, assentados da reforma agrária, agricultores familiares e artesãos de municípios vizinhos encontraram uma forma de se aproximarem do público consumidor. Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e com a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB), eles vão realizar, nos períodos de 17 a 19 e de 21 a 23 de junho, a Feira Móvel do Produtor.

Cinco pontos estratégicos da capital foram escolhidos para receber a feira itinerante. Nestas quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a comercialização acontecerá no Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, das 7h às 15h. No sábado (19), no mesmo horário, na Praça Cristo Rei, em Mangabeira. Na segunda-feira (21), também das 7h às 15h, a feira acontece na Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no Jardim Oceania. Na terça-feira (22), das 16h às 20h, os agricultores e artesãos estarão nas proximidades do Mercado de Peixes de Tambaú. O projeto se encerra na quarta-feira (23), no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa.

Nos dias de abertura e de encerramento do projeto, haverá apresentação de grupos de forró pé de serra.

Milho, comidas típicas e artesanato

O projeto tem como objetivo comercializar de forma itinerante, e respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, a produção de pequenos agricultores e artesãos, que sempre tiveram no período junino o maior volume de vendas. Além de propiciar o escoamento da produção agrícola, principalmente de milho, neste momento de isolamento social, a feira vai levar à população de João Pessoa alimentos de qualidade a preços baixos, por serem adquiridos sem atravessadores, plantas ornamentais, comidas típicas e peças de artesanato.

Um carro de som vai fazer a divulgação nas vias próximas aos locais que receberão a feira itinerante. E um caminhão transportará toda a estrutura para a realização da feira móvel, como barracas, mesas e cadeiras.

O presidente da Unicafes-PB, o agricultor Jaciel Franklin Pereira da Silva, do Assentamento Canudos, no município de Sobrado, na região da Zona da Mata paraibana, disse que os pequenos agricultores e artesãos estão animados com a Feira Móvel do Produtor e confiantes que o público consumidor vai comparecer aos locais de comercialização.

“A empolgação é grande, pois é um drible nos efeitos da pandemia, que trouxe grandes restrições às feiras. Vamos voltar com toda a força neste novo modelo. Neste momento delicado, iniciativas como esta renovam a esperança dos agricultores”, afirmou o representante da Unicafes-PB, que representa cerca de 1,2 mil famílias de 30 entidades ligadas à agricultura familiar paraibana.

Cecaf

A Cecaf foi inaugurada em 2015 e possui 120 comerciantes de 28 municípios da Paraíba cadastrados, mas, devido à pandemia, apenas 80 deles, sendo cinco artesãos, estão ativos. Antes da pandemia, as feiras aconteciam às quintas-feiras e sábados. E, anualmente, durante as festas juninas, era realizado o Festival do Milho.

No espaço, localizado no bairro José Américo e mantido pela Prefeitura de João Pessoa, são comercializados legumes, frutas, hortaliças, raízes, mel, bolos, doces, aves, frutos do mar, queijos e comidas regionais prontas, além de peças de artesanato.

Continue Lendo

Negócios

ParaíbaRádioBlog agora é o ‘Portal da Capital’…

Publicado

em

O ParaíbaRádioBlog, canal de notícias online que existe há cerca de dez anos… ao longo de sua história evoluiu, cresceu e mudou para melhor.

E foi pensando no profissionalismo e numa melhor experiência para os leitores e internautas que, a partir de agora, o seu canal de informações sobre a Paraíba, o Brasil e, também, negócios, se chama ‘Portal da Capital – ONDE O ESTADO SE ENCONTRA‘.

A proposta do ‘Portal da Capital‘ é a de oferecer a você melhorias na experiência do bem informar através de um Jornalismo Investigativo, bem como, da realização de Podcasts e entrevistas com os grandes nomes dos universos político e empresarial, unindo a Paraíba, do Litoral ao Sertão, trazendo, ainda, as notícias mais relevantes de Brasília, a Capital Federal, reforçando a agilidade noticiosa, sem perder o olhar crítico para manutenção da qualidade.

O ‘Portal da Capital‘ está presente nos canais mais relevantes (Facebook, Twitter e Instagram), percorrendo os melhores caminhos e comprovando dia a dia que é neste veículo online onde o acontecimento encontra notoriedade, a notícia encontra a verdade… e onde você encontra a informação!

Sejam todos muito bem-vindos a esta nova era da informação -que começa aqui!, no Portal da Capital!

 

 

Continue Lendo

Negócios

Projeto paraibano fica em 3º lugar nacional no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Publicado

em

O projeto ‘InSocialTec’, aplicado de forma on-line com foco em estudantes dos últimos anos do Ensino Médio da Paraíba, foi um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (12) durante a solenidade de premiação, realizada dentro do Congresso BETT Educar 2022, considerado um dos mais importantes eventos de educação e inovação da América Latina.

Desenvolvido por nove professores, a iniciativa tem o objetivo de aplicar uma metodologia orientada ao empreendedorismo com foco no desenvolvimento de competências na área de tecnologia. Para isso, foram envolvidos conteúdos de áreas como Design, Administração e TIC para capacitar os estudantes em tecnologia e, de quebra, ganharem uma formação empreendedora.

De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da UFCG, Danilo Santos, que coordenou o projeto e representou a equipe de professores ao receber o prêmio, mais de 290 alunos concluíram o curso, oriundos de diferentes escolas, cidades e níveis de educação, e mais de mil foram impactados. “Estamos felizes com o reconhecimento estadual e nacional, principalmente porque vemos o empreendedorismo como ferramenta de capacitação, capaz de levar novos saberes e aprendizados aos estudantes. Além disso, comprovamos que a metodologia aplicada foi eficaz e os resultados foram ótimos”, afirmou.

Além do conteúdo didático, foi aplicada uma metodologia de imersão através do método ‘from zero to hero’, no qual os alunos foram incentivados a terem uma ideia utilizando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e, em oito semanas, sair da ideia para um conceito ou protótipo funcional. O projeto foi premiado em terceiro lugar na categoria Ensino Médio.

Reconhecimento – Segundo a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o prêmio é importante justamente por reconhecer histórias de professores que buscam transformar a vida dos alunos por meio do empreendedorismo. “A Paraíba vem fazendo história. Novamente somos pódio na premiação e isso nos envaidece. É uma grande vitória e reconhecimento do trabalho desenvolvido, além das histórias contadas por esses professores”, avaliou.

O Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação, reconheceu o trabalho de educadores que se destacaram na adoção de práticas e metodologias inovadoras de ensino do empreendedorismo para jovens e adolescentes. Em sua segunda edição (a primeira foi realizada em 2020), o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora se consolida entre educadores como uma oportunidade de desafiar os alunos a enxergarem além do que se vê, com criatividade.

Criado com o objetivo de reconhecer professores de todo o Brasil que incentivem experiências, práticas e iniciativas empreendedoras entre os alunos, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é dividido em cinco categorias: Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. Os projetos são classificados por nível – ouro, prata e bronze. No total, foram inscritas cerca de 700 iniciativas.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae faz 50 anos, depois de percorrer uma história que se confunde integralmente com a evolução dos pequenos negócios no Brasil durante meio século. Para celebrar a data, a instituição realiza a campanha 50+50, em comemoração aos 50 anos e preparação para os próximos 50, na busca de, cada vez mais, fazer o Sebrae que o Brasil precisa e de ser a força do empreendedor brasileiro. Para mais informações, acesse o site www.sebrae.com.br/50mais50.

Continue Lendo

Negócios

Inep e MEC divulgam tendência de procura por EAD e instituição criada na Paraíba é destaque

Publicado

em

Pela primeira vez, o Brasil registrou preferência por cursos a distância. A tendência havia sido prevista, ainda em 2019, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), juntamente com o Ministério da Educação (MEC). Segundo os órgãos, 3,7 milhões de estudantes ingressaram no ensino superior em 2020 e mais de 2 milhões (correspondentes de 53,4% do total) optaram pela metodologia EaD.

Diante dessa nova realidade, é natural que surjam, cada vez mais, instituições focadas na modalidade a distância, conhecidas como ‘Edtechs’. Tratam-se de empresas que usam tecnologia para criar soluções inovadoras na área da educação. No Nordeste, por exemplo, o Grupo Nexus vem se consolidando como um dos maiores da região. “Com oferta de vários cursos, nosso grupo passou a se configurar como o maior em se tratando de empresas e serviços educacionais. Com origem na Paraíba, hoje a empresa é destaque nacional e até internacional, o que nos enche de orgulho”, declarou o CEO do grupo, Alcimar Martins.

Ele destaca que o grupo não trabalha apenas com graduação, mas também com pós-graduação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos profissionalizantes e técnicos, por meio de parceria com a instituição internacional Enber University, dos Estados Unidos. Mais de 500 alunos estão fazendo as suas pós internacionais de maneira remota, pela Enber University e a Educa Nexus já conta com mais de 4 mil novos alunos, só no ano de 2022. Na parte de ensino técnico o Educa Nexus trabalha com mais de 20 cursos nas mais diversas áreas, como: Contabilidade, Administração, Edificações, Computação Gráfica, Eletrônica, Eletrotécnica, Marketing, Mecânica, entre outros.

“Não dá para deixar as oportunidades passarem por falta de qualificação acadêmica e na Educa Nexus, você pode pode fazer isso direto da sua casa”, finaliza Alcimar.

Continue Lendo