Nos acompanhe

Paraíba

Secult articula retomada gradual dos equipamentos municipais de cultura

Publicado

em

A Secretaria de Cultura já tem articulado uma retomada gradual dos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. Em reuniões realizadas desde o início desta semana, as diversas questões que permeiam o assunto já estão em diálogo com os diretores de cada espaço cultural, com o objetivo de planejar o retorno das atividades no segundo semestre de 2021, dentro de todas as tratativas que versam sobre um regresso seguro, com atividades culturais que promovam o bem estar e estimulem a prática artístico-cultural na cidade.

A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, falou sobre a importância da retomada das atividades de forma segura no Teatro Municipal Severino Cabral, na Biblioteca Municipal Félix Araújo, na Estação Cidadania e Cultura, nos Museus Histórico e do Algodão, a Biblioteca Carmem Eloy Dunda, situada no Distrito de Galante, e no Centro Cultural Lourdes Ramalho.

“Dentro do nosso cronograma para ações práticas e operacionais estamos nos reunindo com os gestores e diretores de cada equipamento vinculado à Secretaria de Cultura, para sistematizar as atividades do segundo semestre de 2021. Se tratando de cursos, workshops, oficinas ou espetáculos, tudo será planejado dentro do que discursam os decretos. Os equipamentos irão desenvolver ações práticas dentro do segmento artístico-cultural como forma de retomada das atividades de numa formatação híbrida nesse semestre 2021.2”, ressaltou Giseli Sampaio.

Estação Cidadania

Cientes do momento pandêmico que vivemos, já estão sendo mapeadas as especificidades de cada equipamento para melhor receber o público de cada um, com isso a assessoria técnica da Secult dá continuidade aos Procedimentos Operacionais Padrões (POP) padronizando os informativos internos de combate a covid-19.

“O Procedimento Operacional Padrão (POP) visa padronizar e supervisionar as atividades de biossegurança nas áreas de higienização e segurança patrimonial, com acompanhamento diário e cronogramas semanais. Criamos também uma nova padronização de layout de informações internas, com o objetivo de dinamizar a comunicação da Secult e seus equipamentos, para que desta forma seja proporcionado um maior conforto e, principalmente, segurança aos nossos colaboradores e usuários”, afirmou Eduardo Lima, assessor técnico da Secult.

Os equipamentos estão se adequando para retomada de forma híbrida, neste momento de pandemia. Todas as ações serão pensadas de forma a não colocar em risco a saúde do público, respeitando as medidas de combate a covid-19 estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Continue Lendo

Paraíba

Programação Religiosa comanda o Parque do Povo n’O Maior São João do Mundo nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, segue embalando milhares de pessoas no Parque do Povo durante os 33 dias de festa. Nesta terça-feira (11/06), o palco principal contará com programação religiosa e será comandada pelo Padre Nilson e o cantor católico Teto Fonseca.

Movimentação finaceira

Para este ano de 2024, a expectativa da organização é que a movimentação econômica da cidade alcance meio bilhão de reais durante os 33 (trinta três) dias de festa que acontecerá em um ambiente totalmente reformado e ampliado para encantar ainda mais ao público participante.

Ampliação

A reforma do Parque do Povo marca a edição da festa que é realizada há 41 anos na cidade. A partir desta edição o espaço passa a ser interligado ao vizinho Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Novo. Com a expansão, a área da festa cresceu 7.500 m² e passou a ter quase 40 mil m².

Incentivos

Os festejos juninos da Rainha da Borborema recebem do Governo do Estado um investimento na ordem de R$ 16 milhões através de ações de apoio ao empreendedor, às quadrilhas juninas, à divulgação dos eventos juninos nas mídias locais, nacionais e internacionais, no Salão do Artesanato, na segurança e na saúde.

No 38º Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 6 a 30 de junho, em Campina Grande, o governo prestigia mais de 100 artistas locais e grupos culturais que irão se apresentar durante os dias de exposição. Esta edição tem como tema “A arte de quem vive da fé”, em homenagem aos santeiros, e mais de 500 artesãos irão expor e comercializar seus produtos em um espaço de mais de 6 mil metros quadrados.

O programa Empreender contempla 266 comerciantes do Parque do Povo e da Feira Central de Campina Grande, além de 60 expositores do Salão do Artesanato.

Para fomentar o turismo, aproveitando a força do produto junino paraibano, foi assegurado o aumento de 73% dos voos para a Rainha da Borborema com dois novos destinos: Petrolina e Aracaju.

Confira a programação completa do Maior São João do Mundo edição 2024:

11 de junho (terça-feira)
Padre Nilson
Teto Fonseca

12 de junho (quarta-feira)
Murilo Huff
Calcinha Preta
Seu Desejo
Alexandre Tan

13 de junho (quinta-feira)
Durval Lelys
Priscila Senna
Raphaela Santos

14 de junho (sexta-feira)
João Gomes
Mari e Rayane
Nuzio Medeiros
Atração surpresa

15 de junho (sábado)
Henrique e Juliano
Ávine Vinny
Gegê Bismarck
Fabiano Guimarães

16 de junho (domingo)
À Vontade (Raí Saia Rodada + Zezo + Luan Estilizado)
Thiago Aquino
Raynel Guedes
Ranniey Gomes

18 de junho (terça-feira)
Deive Leonardo

19 de junho (quarta-feira)
Léo Santana
Thiago Freitas
Wallas Arrais

20 de junho (quinta-feira)
Alok
Dennis DJ
Matheus Fernandes

21 de junho (sexta-feira)
Geraldo Azevedo
Ton Oliveira
Os 3 do Nordeste
Deanzinho

22 de junho (sábado)
Alceu Valença
Bruno e Denner
Sirano e Sirino
Biliu de Campina

23 de junho (domingo)
Elba Ramalho
Amazan
Campilé
Meu Vício

24 de junho (segunda-feira)
Magníficos
Eliane
Waldonys
Fabrício Rodrigues

25 de junho (terça-feira)
Isadora Pompeo
Marcos Freire

26 de junho (quarta-feira)
Zezé Di Camargo e Luciano
Belo
Forró Real

27 de junho (quinta-feira)
Menos é Mais
Mara Pavanelly
Bob Léo

28 de junho (sexta-feira)
Victor e Léo
Taty Girl
Jonas Esticado
Caninana

29 de junho (sábado)
Bruno e Marrone
Zé Cantor
Walkyria Santos
Amanda e Ruama

30 de junho (domingo)
Simone Mendes
Mari Fernandes
Japãozin
Manim Vaqueiro

Continue Lendo

Paraíba

Após Lula afirmar que “não há razão para greve durar”, presidente da ADUFPB avalia que acordo é insuficiente

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), Cristiano Bonneau, reagiu, nesta terça-feira (11/06), à fala do presidente Lula (PT) que afirmou “não haver razão pra greve estar durando o que está durando”.

Professores e servidores de cerca de 60 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril. Eles pedem, entre outras medidas da contraproposta, a recomposição dos salários em 4,5% ainda este ano e investimentos suficientes para suprir o desmonte ocorrido na educação nos últimos anos.

Em 15 de maio, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de aumento de 13,3$ a 31% até 2026, com os reajustes começando em 2025.

Para Cristiano, a categoria achou a proposta “insuficiente” para retomar a qualidade do ensino prestado pelas universidades em todo o país.

“Para que isso aconteça de fato, tem que ser feita uma proposta por parte do governo que seja razoável e essa proposta não está sendo razoável neste ponto. Obviamente que o Lula com toda a canja dele, sindicalista, ele entende bem o movimento. A tentativa inclusive foi um recado aos setores que são petistas da nossa base para tentar mobilizar o movimento. Mas nós entendemos que ainda é insuficiente neste ponto o que o governo está oferecendo no ponto de vista do conjunto do montante às universidades. Nesses anos todos de desenvestimento, de defasagem e desmonte do ensino público no país, ainda é insuficiente para nós retomar o ciclo virtuoso de desenvolvimento do país para que possamos tocar a educação”, disse durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

A fala de Lula ocorreu nesta segunda-feira (10/06) durante pronunciamento no Palácio do Planalto. O petista afirmou que não há razão para uma greve durar tanto tempo e pediu que os servidores sejam flexíveis na negociação com o governo federal.

“A greve tem um tempo para começar e um tempo para terminar. A única coisa que não se pode permitir é que uma greve termine por inanição.  Se ela terminar, as pessoas ficam desmoralizadas. O dirigente sindical tem que ter coragem de propor, tem que ter coragem de negociar, mas ele tem que ter coragem de tomar decisões que muitas vezes não é o tudo ou nada que ele apregoou. Nesse caso da educação, se vocês analisarem o conjunto da obra vocês vão perceber que não há muita razão para essa greve estar durando o que está durando. Quem está perdendo não é o Lula, quem está perdendo não é o reitor, quem está perdendo é o Brasil e os estudantes brasileiros”, apontou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Prefiro que ele nem me cumprimente”, dispara Raissa Lacerda contra Corujinha ao retorno na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após retornar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a vereadora Raissa Lacerda (PSB), falou nesta terça-feira (11/06) sobre a relação com os colegas parlamentares da Casa e revelou ter sofrido violência de gênero pelo vereador João Corujinha (PP) durante o período que atuou como secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, sob a gestão de Corujinha.

“Recebi ligação de praticamente quase todos vereadores desta Casa, recebi um respeito muito grande do presidente Dinho, do qual nunca deixou de atender minhas ligações. E esse (Corujinha) que você falou, se não me cumprimentar ainda acho melhor, porque quem sofre violência de gênero queira ou não queira, fica o trauma. Então eu prefiro que ele nem me cumprimente”, disparou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Corujinha se esquivou das acusações e preferiu ressaltar suas contribuições à cidade por meio do mandato.

“Eu não vou entrar nessa polêmica, eu continuo trabalhando pela cidade de João Pessoa, eu acho que o papel do vereador é esse, trabalhar. E é isso que eu vim fazer aqui, trabalhar em prol daqueles menos favorecidos”, disse.

Ouça:

Continue Lendo