Nos acompanhe

Paraíba

132 municípios paraibanos são beneficiados com recursos do Fundeb por aluno

Publicado

em

A publicação dos parâmetros referenciais anuais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), na modalidade Valor Anual Total por Aluno (VAAT), para o exercício de 2021, feita pelo Governo Federal mostra que um total de 132 municípios paraibanos foram beneficiados com recursos. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) chama a atenção dos beneficiados para o cronograma de repasse.

O valor anual total mínimo por aluno (VAAT-MIN) definido nacionalmente é de R$ 4.821,99 e a complementação-VAAT da União prevista na Portaria Interministerial 04/2021 totaliza R$ 3,2 bilhões. Em 2021, esse montante corresponde a 2% do total da contribuição de Estados, DF e Municípios ao Fundeb. A complementação-VAAT da União será crescente, de forma gradativa, até alcançar o mínimo de 10,5% em 2026.

São beneficiários desses novos recursos federais 1.374 municípios de 24 estados, cujo valor aluno ano total ficou abaixo do VAAT-MIN definido nacionalmente. Neste ano, nenhuma rede estadual foi contemplada com a complementação-VAAT da União para o Fundeb, assim como o Distrito Federal e nenhum Município dos Estados de Rondônia e Rio Grande do Sul.

Cronograma – O cronograma de repasses da complementação-VAAT inicia neste mês de julho, conforme programação financeira prevista na Lei 14.113/2020, para o exercício de 2021, com pagamentos mensais de julho a dezembro de 2021 e em janeiro de 2022. As transferências vão seguir a mesma regra prevista de repasses da complementação da União de, no mínimo, 45% até 31 de julho, de 85% até 31 de dezembro de cada ano e de 100% até 31 de janeiro do exercício imediatamente subsequente.

Dos recursos da complementação-VAAT recebidos pelos Municípios, 50% devem ser destinados à educação infantil em cada ente federado, e deverão ser aplicados em creches e pré-escolas. Excepcionalmente neste ano de 2021, a distribuição dos recursos da complementação-VAAT para a educação infantil deveria ser realizada com as ponderações multiplicadas por 1,5, da creche, pública e conveniada, e da pré-escola, todas diferenciadas para as jornadas em tempo parcial e integral. Mas ainda é preciso analisar como esse cálculo foi realizado.

Dos recursos recebidos à conta da complementação-VAAT da União em cada rede de ensino, 15% devem ser aplicados em despesas de capital, conforme prevê a Lei 14.113/2020 (art. 27) e devem ser utilizados em investimentos na educação infantil e no ensino fundamental, áreas de atuação prioritária dos Municípios.

Veja os municípios beneficiados:

MONTE HOREBE
BARRA DE SÃO MIGUEL
BOM SUCESSO
NOVA FLORESTA
SOLEDADE
PUXINANA
PILAR
SÃO JOSE DE PIRANHAS
SÃO BENTO
AREIAL
BREJO DO CRUZ
MATARACA
UMBUZEIRO
ASSUNÇÃO
QUEIMADAS
PRINCESA ISABEL
CAJAZEIRAS
DESTERRO
SÃO JOAO DO CARIRI
TEIXEIRA
PEDRAS DE FOGO
FAGUNDES
LAGOA SECA
JURIPIRANGA
BARRA DE SANTA ROSA
AROEIRAS
SÃO BENTINHO
NOVA OLINDA
RIACHÃO DO BACAMARTE
ARACAGI
PIRPIRITUBA
CAICARA
ALCANTIL
CUITÉ
ESPERANÇA
LUCENA
CRUZ DO ESPÍRITO SANTO
JACARAÚ
TAPEROÁ
MANAIRA
ITABAIANA
POMBAL
UIRAUNA
ARARUNA
ITAPOROROCA
RIACHO DOS CAVALOS
SAPÉ
BONITO DE SANTA FÉ
MONTEIRO
CUITEGI
SOBRADO
SÃO JOSÉ DOS RAMOS
BELÉM DO BREJO DO CRUZ
ITATUBA
MASSARANDUBA
PAULISTA
JUAZEIRINHO
SANTA CECÍLIA
CATINGUEIRA
CATOLÉ DO ROCHA
LIVRAMENTO
JUNCO DO SERIDÓ
REMÍGIO
MOGEIRO
SANTA LUZIA
ALAGOA NOVA
CONDADO
SOLÂNEA
SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA
VIEIROPOLIS
CURRAL DE CIMA
BELÉM
ALAGOINHA
BARRA DE SANTANA
MATINHAS
SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA
POCINHOS
PICUÍ
RIACHÃO DO POÇO
CATURITÉ
PATOS
BANANEIRAS
BOA VENTURA
CAMALAÚ
NATUBA
CUBATI
MULUNGÚ
PEDRA BRANCA
TAVARES
CACIMBA DE DENTRO
CALDAS BRANDÃO
CONDE
MAMANGUAPE
SUME
SOSSEGO
TRIUNFO
CAPIM
ITAPORANGA
BAIA DA TRAICAO
NAZAREZINHO
GUARABIRA
RIACHAO
ALAGOA GRANDE
BARAUNA
CUITÉ DE MAMANGUAPE
IBIARA
SALGADO DE SÃO FELIX
MALTA
NOVA PALMEIRA
LAGOA DE DENTRO
CASSERENGUE
PILÕEZINHOS
GURINHEM
DAMIÃO
PILÕES
SERRA GRANDE
CACIMBAS
SANTA HELENA
AREIA
CONGO
CARAUBAS
CAMPINA GRANDE
DONA INES
LASTRO
SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO
IMACULADA
BOQUEIRÃO
MÃE D’AGUA
SERRA BRANCA
SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS
SÃO MIGUEL DE TAIPÚ

Continue Lendo

Paraíba

Senado deve votar esta semana urgência para votação do projeto que trata da desoneração da folha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Senado Federal poderá votar nesta terça-feira (21/05) a urgência para a votação do projeto que trata da reoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para os municípios.

De autoria do senador Efraim Filho (União Brasil), a desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

Na última sexta-feira (17/05), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias os efeitos da sua decisão liminar (provisória) que barrou a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia.

Na prática, a desoneração da folha de pagamento fica mantida pelos 60 dias, até que seja efetivada a solução de consenso.

“Fique ligado e vamos acompanhar essa pauta tão importante, que gera mais empregos e mantém a redução de impostos para quem empreende”, ressaltou Efraim em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Sesuma vistoria pontos críticos afetados pelas últimas chuvas em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Sargento Neto, vistoriou na noite deste domingo (19/05), pontos que foram afetados pelas chuvas da última semana na cidade.

Na ocasião, o gestor esteve no Distrito dos Mecânicos, bairro mais atingido pelas enchentes que afetaram comerciantes e moradores locais. Equipes de limpeza de canais e desobstrução de galerias estão sendo feitas nas localidades para amenizar o impacto causado pelas chuvas.

“Nossas equipes estão de prontidão. Se você precisar pode acionar a Sesuma. Estaremos também com a força tarefa com a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Sociais”, destacou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Paraíba

Três equipes do IFPB são classificadas para a final do torneio internacional de tecnologia na China

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), concorre na fase final de uma competição mundial na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), a Huawei ICT Competition 2023-2024. A comitiva brasileira embarcou para a China no domingo, 19 de maio. 

Ao todo, foram selecionadas 14 instituições para essa etapa, sendo quatro brasileiras. Dentre elas, está o IFPB, que é tricampeão na trilha Cloud na América Latina. Nessa trilha, os competidores são testados em seus conhecimentos sobre tecnologias de nuvem e inteligência artificial. 

O IFPB conquistou uma vaga na final da competição, que acontecerá de 23 a 26 de maio, na cidade de Shenzhen, na China, após ter sido classificado na etapa latino-americana, realizada em abril, de forma remota. Nesta edição, cerca de 120 mil estudantes de todo o mundo se inscreveram, representando mais de 2 mil instituições de ensino. O IFPB teve destaque nas trilhas Cloud, Network e Innovation (em português, “Computação em nuvem”, “Rede” e “Inovação”, respectivamente) 

Docentes — A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alcançou, ainda, outro destaque no evento: o professor Givanildo Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), venceu o prêmio América Latina de Instrutor Mais Valioso, reconhecido pela sua excelência no ensino e na aplicação de soluções tecnológicas inovadoras em sala de aula.  

O IFBA também terá um espaço no Fórum Mundial de Professores, programação paralela ao evento na qual são apresentadas boas práticas por docentes de todo o mundo. Um representante do instituto vai falar sobre um projeto desenvolvido localmente que capacita e insere jovens de baixa renda, especialmente negros e mulheres, no mercado de TIC. 

Já o professor Augusto Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), apresentará a Política de Educação Inclusiva Tecnológica, em um painel conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ele vai contar a história de Patrick Vieira, egresso do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, que é deficiente visual e participou de cursos e programas de tecnologia e inovação no IFPR e, a partir dessa experiência, traçou uma nova trajetória profissional.  

Novas tecnologias – Realizado desde 2015, o evento é voltado para estudantes das instituições vinculadas à ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação. O objetivo da competição é estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas, no intuito de fomentar a formação de talentos na área da TIC, especialmente nos temas computação em nuvem, redes e inteligência artificial. Em 2024, o tema da competição é “Guiando um futuro mais digital, inclusivo e diverso”, com foco no fortalecimento da presença feminina no mercado de tecnologia.  

Continue Lendo