Nos acompanhe

Paraíba

Bruno garante que Prefeitura de Campina Grande já planeja o Maior São João do Mundo de 2022

Publicado

em

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, informou nesta quarta-feira, 26, em entrevista ao programa Correio Debate (TV Correio) que o Município trabalha com a possibilidade de realização do Maior São João do Mundo em 2022. “Tudo vai depender, naturalmente, da superação da pandemia”, alerta ele. Exatamente por isso, já adiantou: haverá uma série de eventos testes nos próximos meses até a consolidação da programação oficial.

Sobre os eventos testes, Bruno adianta que nesse contexto, já se estuda a realização de um show com artista de renome nacional, porém com a presença de público em mesas separadas e com o devido distanciamento.

No geral, Bruno demonstrou estar otimista em relação à volta da festa junina. Baseia-se no bom ritmo da vacinação e na queda vertiginosa no número de casos e de ocupação de leitos, pois até o final do ano, inclusive, todo o público terá sido vacinado em Campina Grande e no Brasil, a rigor.

Também anunciou que haverá o devido processo de licitação para a contratação da empresa que irá executar, em conjunto com a prefeitura, a realização do Maior São João do Mundo do próximo ano.

Flexibilização

Bruno acrescentou que já está havendo a liberação gradual dos eventos, com público máximo de 300 pessoas. Dentro desse planejamento, em aproximadamente dez dias, pretende apresentar um cronograma para o aumento do número de pessoas em eventos de Campina Grande.

Em sua visão, cerca de 70% da economia local tem como base o comércio e a prestação de serviços. Como os eventos aquecem a economia, lamentou o fato de ter sido registrada queda na arrecadação municipal em decorrência da pandemia. Nos dois últimos anos, este declínio foi de R$ 300 milhões.

Natal Iluminado

Sobre o projeto Natal Iluminado, ventilou a possibilidade de se romper algumas barreiras impostas pela pandemia já na versão de 2021. Planeja-se, inclusive, a criação de cidade cenográfico para consolidar este item do calendário local. Também trabalha-se com a possibilidade de público.

Continue Lendo

Paraíba

Consuni-UFPB valida lista tríplice que será enviada à Lula para escolha do novo comando da Reitoria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Consuni (Conselho Universitário) validou, por unanimidade, a lista tríplice a ser enviada para o presidente da República escolher o novo comando da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com validade entre os anos de 2025 e 2028.

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram reconhecidas, por unanimidade, como vencedoras da consulta pública realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e encabeçam a lista tríplice oficializada após reunião do Consuni (Conselho Universitário).

A lista será enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla constante na lista tríplice assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Números

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Expectativa

O ministro da Educação, Camilo Santana, chegou a afirmar, em recente visita ao Estado da Paraíba, que a ordem da lista tríplice seria respeitada e que as verdadeiras campeãs no pleito, nomeadas.

A comunidade acadêmica, no entanto, vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro debate com ministros ações para impulsionar produção e exportação do camarão da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Para impulsionar a produção de camarão no Nordeste, em especial na Paraíba, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder da Maioria no Congresso Nacional, esteve reunido nesta quarta-feira, (8), em Brasília, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Ao lado de parlamentares e representantes do setor da carcinicultura, (técnica de criação de camarões em viveiros), Ribeiro reforçou a urgente necessidade do apoio aos produtores para abertura de novos mercados internacionais.

“Estou aqui para endossar as demandas apresentadas pelos produtores de camarão da Paraíba e também de outros estados. Acredito firmemente que há uma vasta fronteira ainda a ser explorada, especialmente no âmbito da pesca e da aquicultura no Brasil. Precisamos consolidar esse mercado, inclusive fortalecendo as exportações; Portanto, é crucial termos uma resposta ágil, embora com cautela levando em consideração relações comerciais internacionais, para abrir mercados e estimular a nossa carcinultura”, defendeu o deputado.

Ainda na reunião, o ministro André de Paula, fez um agradecimento público ao deputado por sua atuação na reforma tributária. “Uma das melhores e mais importantes conquistas em relação à aquicultura foi a inclusão, por parte de Aguinaldo, da isonomia das rações. Com isso, o Congresso aceitou e nós avançamos”, recordou ele.

Continue Lendo

Paraíba

Esposa de Wilson Santiago é nomeada como secretária de Estado após exoneração do marido

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe na edição desta quinta-feira (09/05), a exoneração do secretário de Estado de Representação Institucional da Paraíba, José Wilson Santiago (Republicanos).

De acordo com o Ato Governamental nº1.294, a exoneração se deu a pedido do agora ex-secretário de Estado.

Já o Ato Governamental nº 1.293 confirma Maria Suely Alves de Oliveira Santiago para o cargo em substituição a Wilson Santiago.

Maria Suely, que atuará em Brasília, chegou a ser nomeada e ocupar o mesmo cargo no ano de 2017, ainda na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho e, no ano seguinte, 2018, Suely foi exonerada e a filha, a advogada Mayara Santiago, ocupou o cargo no lugar da mãe.

Confira imagem:

Continue Lendo