Nos acompanhe

Paraíba

Duas escolas estaduais integrais ganham o ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ edição 2021

Publicado

em

A Comissão Avaliadora do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ divulgou os cinco projetos vencedores de quatro categorias na 5ª edição de 2021. Além de duas escolas integrais do Estado das cidades de João Pessoa e de Patos, na categoria Escola, a premiação deste ano incluiu um projeto de uma engenheira na categoria Instituição, outro projeto de um profissional de ciências da computação, na categoria de Tecnologia, e uma jornalista de uma emissora de TV, na categoria Profissional de Imprensa.

Na categoria Escola, os dois projetos vencedores foram da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (ECIT Daura Rangel Santiago), de João Pessoa, que desenvolveu o projeto “Cidadania Ativa em Tempos de Pandemia”, coordenado pela professora de sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório, e o segundo projeto foi o da Escola Cidadã Integral Auzanir Lacerda, de Patos, que desenvolveu o projeto “Influencer Fiscal: Utilizando as Redes Sociais para Promover uma Educação Fiscal”, coordenado pelo professor de matemática Wuallisson Firmino dos Santos.

Na categoria Instituição, o projeto vencedor foi o da Omni Soluções em Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos de João Pessoa, que desenvolveu o projeto “Erga Omnes Fisco: Educação Fiscal para Todos”, coordenado pela engenheira Denise Dantas Muniz.

Na categoria Profissional da Tecnologia, o projeto vencedor foi do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) da Capital, que desenvolveu o projeto “Jogo IPTU Teens”, coordenado pelo professor de Ciências da Computação Thiago Rodrigues Medeiros.

Na Categoria Profissional da Imprensa, a reportagem vencedora, na edição de 2021, foi o da emissora TV Correio intitulada “O valor da Saúde”, da jornalista Ludmila Costa.

PARABENIZA VENCEDORES – A presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Elaine César Carvalho Félix, parabenizou os cinco projetos vencedores da edição 2021 e também agradeceu a todos os projetos inscritos este ano.

“A finalidade do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal é incentivar projetos que desenvolvem conceitos relacionados à cidadania fiscal. A Afrafep promove esse prêmio pelo quinto ano seguido no Estado da Paraíba e nem durante a pandemia foi interrompido. O prêmio busca e deseja efetivamente reconhecer e valorizar a prática pedagógica desenvolvida por educadores e profissionais, seja em sala de aula, seja por meio de games ou através de matéria jornalística. O prêmio reconhece e valoriza todos esses profissionais que trabalham dentro da temática da cidadania fiscal. A edição deste ano foi especial e mostra que a continuidade do prêmio anual tem gerado sustentabilidade em projetos de escolas integrais do Estado. Além de trabalhos cada vez mais amplos e diversos voltados à educação fiscal, uma escola pública estadual da capital, por exemplo, tem sido vencedora por três anos seguidos. Enfim, agradecemos, de forma especial também em mais um ano a parceria com o Sindifisco-PB, que é mais uma vez o nosso co-patrocinador do prêmio”, destacou.

ENTREGA DA PREMIAÇÃO – A Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) que, anualmente, premia os melhores projetos de instituições e da imprensa voltados à educação fiscal vai entregar os prêmios aos cinco projetos vencedores, no mês de novembro, em uma cerimônia que contará com o Sindifisco-PB, parceiro da premiação, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), que apoia a divulgação do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, de representantes da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), além de entidades e instituições vencedoras da prêmio. A 5ª edição premiou cada projeto vencedor com o valor em dinheiro de R$ 3 mil.

PROJETOS VENCEDORES DO PRÊMIO AFRAFEP DE EDUCAÇÃO FISCAL EDIÇÃO 2021

CATEGORIA ESCOLA:
Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (João Pessoa)
Projeto: Cidadania Ativa em Tempos de Pandemia
Coordenadora: Acsia Lino de Alencar Gregório

Escola Cidadã Integral Auzanir Lacerda (Patos-PB)
Projeto: Influencer Fiscal: Utilizando as Redes Sociais para Promover uma Educação Fiscal
Coordenador: Wallisson Firmino do Santos

CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Omni Soluções em Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos
Projeto: Erga Omnes Fisco: Educação Fiscal para Todos
Coordenadora: Denise Dantas Muniz

CATEGORIA PROFISSIONAL DA TECNOLOGIA 
Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
Projeto: Jogo IPTU Teens
Coordenador: Thiago Rodrigues Medeiros

CATEGORIA PROFISSIONAL DA IMPRENSA
TV Correio
Projeto: “O valor da Saúde”
Jornalista: Ludmila Costa

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia discute Lei Orgânica da Policia Civil da Paraíba durante sessão especial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na última sexta-feira (24/05), sessão especial para discutir a elaboração de uma nova Lei Orgânica para a Polícia Civil do Estado da Paraíba. O debate proposto pelo deputado Tarcísio Jardim aconteceu no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contou com a presença de delegados, agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

O deputado Tarcísio Jardim explicou que o debate em torno dos direitos da categoria se faz necessário mediante a aprovação, com vetos, pelo Presidente da República, da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735, de 2023), exigindo, desta forma, a discussão de alterações na Lei Orgânica Estadual para que esta seja adequada à Lei Orgânica Nacional.

“A gente precisa debater antes que o texto chegue pronto aqui. A gente não está falando ainda de Lei orgânica, pois estamos esperando a derrubada e a votação dos vetos em Brasília, mas sim do organograma da Polícia Civil, da criação de novos departamentos, das novas diretorias e a gente precisa debater com todas as categorias para que a gente tenha, não só o que seja determinado pela gestão, mas o que determina a lei nacional”, destacou o deputado.

O parlamentar ressaltou a presença de representantes da Polícia Civil de outros estados no debate proposto pelo Poder Legislativo paraibano, demonstrando a união da categoria e o interesse no cumprimento de conquistas e direitos já previstos na Lei Orgânica Nacional. “A gente tem pleitos de que sejam incluídos nesse organograma coisas que já são leis pela diretriz nacional. Convidamos o Sindicato de Pernambuco, o Sindicato do Rio Grande do Norte, para debater essas alterações. A Polícia Civil é um corpo de diversas categorias e essas categorias têm sim que ter acesso ao texto, tem que ter poder opinativo para que chegue a algo que é um marco histórico”, afirmou.

A nova Lei Orgânica da Polícia Civil incluirá novos dispositivos para a categoria, aqui na Paraíba. Entre as reivindicações, destacam-se o pagamento de subsídios para equiparar o salário dos profissionais a outros estados do Nordeste e a identidade de um cargo único, para trazer mais uniformidade para a instituição e desburocratização.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Com emenda de Eduardo Carneiro, município de Lucena ganha ambulância para atendimento à população

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Lucena ganha, nesta segunda-feira (27/05), uma nova ambulância para atendimento à população, fruto de uma emenda apresentada pelo deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade).

A solenidade de entrega acontece a partir das 12h, no PSF do bairro Novo, e contará com a presença do parlamentar e do vereador Keninho, autor da solicitação.

O deputado Eduardo Carneiro se disse feliz em poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Lucena e destacou a importância da ambulância para atender a quem mais precisa. “Estamos entregando uma ambulância 0km, fruto de uma emenda do nosso mandato, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam desse atendimento em Lucena. Vamos continuar trabalhando e levando muito mais benefícios para essa terra”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB e CMJP realizarão audiência pública para discutir providências contra poluição na orla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizarão nos próximos dias uma audiência pública com o intuito de discutir providências acerca da poluição nas praias e os crimes ambientais no litoral paraibano.

O debate estava marcado para esta segunda-feira (27/05), mas devido ao luto decretado pela Câmara por causa da morte do vereador Professor Gabriel, a sessão será reagendada ainda sem data definida.

De iniciativa do deputado estadual George Morais (União Brasil) e da vereadora Eliza Virgínia (PP), a plenária contará com representantes da Sudema, das Secretarias Municipais e Estadual de Meio Ambiente, da Cagepa, de Secretarias Municipais e Estadual de Turismo, dos Ministérios Público Federal e Estadual, de ONGs, do CREA, da Abrasel, entre outros interessados.

“Nosso objetivo comum é buscar imediatas soluções para os graves problemas ambientais no litoral paraibano, cobrando providências dos órgãos responsáveis para devolver as praias limpas à população e ao turismo”, afirmou George.

Desde o início da Operação Praia Limpa, deflagrada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) em parceria com a Cagepa no início deste mês de maio, cerca de nove estabelecimentos foram flagrados com despejo irregular da rede de esgotos nas praias do Cabo Branco e Seixas.

 

 

 

Continue Lendo