Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura se reúne com carroceiros para discutir alternativas de trabalho para categoria

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa realizou uma reunião com representantes da Associação Beneficente de Carroceiros da Capital (ABCJP) para propor soluções para situação dos trabalhadores impedidos de circular com veículos de tração animal por determinação do Ministério Público Estadual. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), nas dependências do gabinete do prefeito, conduzida pelo vice-prefeito, Leo Bezerra, e contou com as presenças dos secretários Diego Tavares (Articulação Política) e Welison Silveira (Meio Ambiente).

O vice-prefeito destacou que o objetivo da gestão é manter este diálogo, tanto em relação ao cumprimento da Lei, quanto em relação às necessidades dos carroceiros.

“Nos solidarizamos com todas as famílias desses trabalhadores e propusemos a realização de um cadastro dos Carroceiros, bem como uma carta de sugestões com suas reivindicações. Nossa intenção é agir conforme a Lei, mas sobretudo mostrar nosso compromisso com ambas as partes. A conciliação traz benefício para todos nós, por isso estamos aqui propondo soluções e alternativas. Vamos marcar uma nova reunião com o Ministério Público e apresentar um cronograma de ações”, ressaltou Leo Bezerra.

Os secretário Diego Tavares reiterou sobre a necessidade de capacitar e dar apoio a esta categoria, além de encontrar alternativas que incentivem o trabalho da população de carroceiros. “Nós temos a intenção de promover cursos de capacitação para os carroceiros, além de tentar formalizar uma parceria com o Governo do Estado para habilitar condutores que queiram deixar de fazer uso dos veículos de tração animal para uso de veículos motorizados”, pontuou.

O secretário Welison Silveira sugeriu a criação de ecopontos, onde serão regularizados o recolhimento e descarte de resíduos. “Nossa intenção é seguir a Lei dialogando com a categoria. Fomos notificados pelo Ministério Público sobre os 90 dias que os carroceiros têm de limite para transitar, mas esperamos, com o cadastro em mãos, conseguir uma reunião com o MP e os carroceiros, onde poderemos apresentar alternativas”, afirmou.

O presidente da ABCJP, Paulo César, frisou sobre a busca de apoio da Prefeitura no intuito de dar-lhes mais tempo para trabalhar antes de terem as atividades impedidas por força da Lei. “Somos trabalhadores. Estamos em busca do apoio da Prefeitura e conseguimos uma resposta da parte do vice-prefeito de que não estamos sozinhos no que depender da instituição”, completou.

Entenda a Lei – A lei nº 13.170/2016 proíbe o trânsito de veículos de tração animal, a condução de animais com carga e o trânsito montado nas vias públicas asfaltadas e calçadas de João Pessoa. Além do trânsito, fica também vedada a permanência desses animais, soltos ou atados por cordas, ou por outros meios, em vias ou em logradouros públicos.

No caso do trânsito de veículos de tração animal em locais e condições permitidas, a lei ainda regulamenta o uso. Condições como o registro do animal, limitação do trabalho do animal, espaço de pastagem distante de vias asfaltadas e a proibição do uso de chicote ou qualquer instrumento que gere sofrimento ao animal. A lei determina também que o animal não carregue mais que 20% do seu peso, nem preso a um veículo, nem com carga ou pessoa montada.

Continue Lendo

Paraíba

Parceria entre Sine Municipal e Nexct Orbitall oferta 170 vagas para contratação imediata

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, está ofertando 170 novas vagas para telemarketing com contratação imediata.

Os interessados pela vaga poderão se inscrever através do link https://linkme.bio/comunicasine disponibilizado na bio do Instagram do Sine Municipal.

Dentro os requisitos da vaga estão ser maior de 18 anos, ensino médio completo com noções de informática e pacote office.

As vagas estarão disponíveis para inscrição nesta quinta e sexta-feira (25 e 26 de abril), de forma on-line via link, e aos que tiverem interesse poderão se dirigir diretamente ao Sine Municipal munidos de currículo atualizado, RG, CPF e Carteira de Trabalho.

O Sine Municipal está localizado na Av. Santa Clara, s/n – Centro, Campina Grande/PB, com horário de funcionamento de segunda a quinta-feira , das 7h às 17h, e sexta-feira das 7h às 13h.

Continue Lendo

Paraíba

Sábado: empresários e empreendedores participam de evento com networking, debates e palestras em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo

Paraíba

Terezinha e Mônica vencem consulta pública da UFPB e devem encabeçar lista tríplice

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram as vencedoras da consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizada na quinta-feira (25/04).

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Terezinha e Mônica, portanto, devem encabeçar a lista tríplice que, formalmente, será oficializada após reunião dos conselhos universitários da própria UFPB, e ser enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Expectativa

A partir de agora, a comunidade acadêmica vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo