Nos acompanhe

Paraíba

Vereador explica regularização de 13º e férias de prefeito e vice

Publicado

em

O líder do prefeito, vereador Bruno Farias (Cidadania), usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para explicar alegações sobre a gestão municipal feitas pelo vereador Marcos Henriques (PT). Na manhã desta quinta-feira (4), o petista declarou inoportuna a regulamentação do 13º Salário e do 1/3 de Férias para o prefeito e o vice, assim como destacou o alerta que o Tribunal de Contas fez à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) sobre excesso de contratações temporárias.

“Venho trazer alguns esclarecimentos à luz dos questionamentos do vereador Marcos Henriques. O 13º salário e 1/3 de férias são direitos e garantias que não são uma inovação no mundo jurídico e no mundo administrativo. Desde que a prefeitura é prefeitura que os servidores públicos, todos eles, sem exceção recebiam, recebem e receberão os seus direitos, dentre eles o 13º e o 1/3 de férias. Qual a diferença da gestão atual para as anteriores? É que todas as anteriores pagavam esses direitos ao prefeito, ao vice, a seus secretários e adjuntos sem que houvesse uma expressa determinação”, revelou Bruno Farias. Ele destacou que houve uma manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP) da necessidade de regulamentação desses diretos de maneira expressa. “É esse o objeto da Medida Provisória (MP) que será apreciada por essa Casa. O mesmo que nós fizemos na Legislatura anterior ao regulamentar o 13º dos parlamentares. A mesma coisa sem tirar nem por”, ressaltou.

“Um segundo aspecto que vossa excelência trouxe diz respeito ao alerta do Tribunal de Contas sobre excesso de contratações temporárias. De fato, houve esse alerta que não é exceção, já que vem sendo feito às principais cidades do estado pelo advento de uma pandemia que assustou o mundo. Só a prefeitura de João Pessoa teve que contratar, em pouquíssimos meses, 1.464 profissionais de saúde. Isso não foi feito porque o prefeito queria, mas para amenizar a dor de pacientes e familiares”, explicou.

Ele destacou que há uma determinação que vem sendo cumprida de enxugamento da máquina, com a inclusão dos classificados em concurso público e a saída de prestadores de serviços. “Estamos vivendo um momento de sacrifício de vidas humanas. E, me desculpe a sinceridade, é muito melhor receber um alerta do TC do que emitir uma certidão de óbito no cartório. O prefeito envidou todos os esforços para que certidões de óbitos não fossem emitidas”, enfatizou. Segundo ele, o resultado é que João Pessoa é referência no processo de imunização e de cuidados aos infectados.

“A prefeitura com todos os esforços e com a ajuda desta Casa, que aprovou remanejamentos e realocações orçamentárias para que juntos nós pudéssemos atravessar essa crise. Do ponto de vista legal, a conta chega através do alerta do TCE”, afirmou. De acordo com ele, só haviam 26 leitos para covid-19, no dia 1º de janeiro de 2021, em uma cidade com 800 mil habitantes, e essa capacidade foi estendida para quase 200 leitos. “Para além da questão estrutural, precisamos de pessoas para prestar serviços, profissionais capacitados em regime de 24 horas. Tudo isso foi esforço para salvar vidas e atenuar o processo de dor dos pacientes e seus familiares”, declarou.

Em aparte, o vereador Marcos Henriques reagiu. “Na pandemia, todos têm que fazer sacrifícios, mas as contratações de pessoas são infinitas, não são apenas médicos e enfermeiros”.

Bruno Farias replicou Marcos Henriques alegando que os pagamentos já acontecem desde sempre, mesmo sem a regulamentação que já devia ter sido feita. “Repito: foram contratados 1.464 profissionais da saúde para enfrentarmos a pandemia com dignidade”, asseverou Bruno Farias.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo