Nos acompanhe

Paraíba

Esquerda alega perseguição política e midiática e lança documentário sobre Operação Calvário na PB

Publicado

em

O cineasta paraibano e professor universitário Bertrand Lira lança, nesta quinta-feira (25), o documentário ‘Calvário’, que conta o ‘tormento’ pessoal da ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena (PT), que é apontada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), como ‘peça’ fundamental em um esquema de desvio milionário de verbas dos cofres públicos paraibanos.

O lançamento acontecerá às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários, instalada em João Pessoa, Capital da Paraíba.

O documentário aponta o MPPB, através do Gaeco, como promotor de perseguição de pessoas através da prática de ‘lawfare’, um conceito americano que indica uso ou manipulação das leis como instrumento de combate a um oponente desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende ‘eliminar’.

De acordo com o material audiovisual “várias ações judiciais foram oferecidas contra Márcia Lucena, como se uma metralhadora estivesse disparando contra ela, sem provas ou indícios robustos das acusações […] Fora do processo judicial, percebe-se campanha de alguns veículos de comunicação destinada a condená-la perante a opinião pública“.

O curta-metragem possui 37 minutos de duração, com direção, edição e sonoplastia de Bertrand Lira; colaboração de Rodrigo Barbosa (direção de fotografia, câmera e edição); e, Didier Guigue (Música). As gravações contaram com a participação da própria Márcia Lucena e ainda de João Lucena, Nanego Lira, professor Iveraldo Lucena e Miúcha.

Márcia e a Operação Calvário

As investigações realizadas pela força-tarefa do Ministério Público, Polícia Federal e Gaeco, no âmbito da Operação Calvário apontaram que a eleição de Márcia Lucena, em 2016, para comando da Prefeitura Municipal de Conde, município localizado na região Metropolitana de João Pessoa, fazia parte do esquema de expansão da Organização Criminosa (Orcrim) comandada pelo ex-governador Ricardo Coutinho e dar sequência ao esquema de desvio de dinheiro público na Paraíba.

Leia também: Calvário: eleição de Márcia Lucena em 2016 visava expansão da Orcrim na Paraíba

Ainda do decorrer das investigações o MPPB encontrou provas de que Márcia Lucena fazia parte de um esquema de enriquecimento ilícito e a tornou ré em diversos processos, dentre eles de uma Ação Civil Pública que pedia a indisponibilidade dos bens e a devolução de milhares de reais por parte da ex-prefeita.

Leia também: MPPB entra com Ação Civil contra Márcia Lucena por enriquecimento ilícito e benefício a Orcrim

Na época o valor a ser ressarcido pela ex-gestora era de quase R$ 1 milhão, em solidariedade com outra ré no mesmo processo.

Márcia Lucena, que foi presa no final do ano de 2019, até os dias atuais participa de monitoramento judicial e cumpre medidas cautelares impostas pela Justiça, como, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica.

A ex-gestora só conseguiu confirmar presença no lançamento do documentário porque, recentemente, obteve êxito em reaver o direito de deslocamento e derrubar a obrigação de se manter em recolhimento domiciliar noturno.

Ainda de acordo com as investigações, Márcia Lucena era uma das integrantes da Organização Criminosa (Orcrim) que recebia ordens diretas do suposto chefe do grupo, Ricardo Coutinho, que atualmente é ex-governador da Paraíba e, apesar de ter inelegibilidade decretada, apontado como pré-candidato ao Senado pelo Estado nas Eleições 2022.

Continue Lendo

Paraíba

Público marca presença em noite de grandes shows no Parque do Povo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite deste domingo (16), que encerrou o terceiro final de semana dos festejos juninos campinenses, um grande público marcou presença no Arraial Hilton Mota, atraído pela programação que animou a 19ª noite d’O Maior São João do Mundo.

Abrindo a sequência de shows, o artista campinense Ranniery Gomes celebrou a noite com sua sanfona e muito forró. “Este ano eu completo 15 anos participando d’O Maior São João do Mundo. E é sempre uma adrenalina estar aqui, é sempre como se fosse o primeiro show”, afirmou.

Em seguida, Raynel Guedes e Thiago Aquino também animaram os forrozeiros de plantão, celebrando o antepenúltimo final de semana da edição de 41 anos d’O Maior São João do Mundo.

Os cantores Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado subiram ao palco com o “Projeto À Vontade”, encerrando mais uma noite de espetáculos da temporada 2024 dos festejos juninos de Campina Grande.

Com um repertório que mistura clássicos da música, como “Amar seus Defeitos”, “Menino Bicho”, “Espumas ao Vento” e “Meiga Senhorita”, o público do Parque do Povo cantou e dançou ao som do trio.

Os outros seis palcos, espalhados pelo Quartel General do Forró, garantiram muito forró pé-de-serra com trios e bandas locais. Na Pirâmide do Parque do Povo, apresentações de dança garantiram diversidade cultural aos turistas e campinenses presentes. Já no Palco Cultural, a artista Stella Alves levou um grande repertório com clássicos do forró.

Continue Lendo

Paraíba

Sítio Palmeira, localizado na cidade de Cuitegi, tem obras de pavimentação inauguradas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), participou neste domingo (16/06) da inauguração de pavimentação de ruas situadas no Sítio Palmeira, localizado na cidade de Cuitegi.

A solenidade ocorreu com a presença do prefeito do munício, Geraldo Serafim, do vice Deivisson, de outras lideranças políticas locais e população. Com esforços e recursos destinados pelo parlamentar, as obras garantem mais conforto e mobilidade urbana à região.

“Uma obra importante que vai proporcionar mais qualidade de vida, comodidade e segurança para os moradores. É com obras estruturantes e muito trabalho, que o prefeito Geraldo segue cuidando de Cuitegi. Vamos juntos”, destacou Gervásio em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

2ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Campina Grande acontece nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), realiza a 2ª Audiência Pública do Processo de Revisão do Plano Diretor. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), centro da cidade, a partir das 14h30, e será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube (https://youtube.com/live/AKJZE9AveBc).

Esta 2ª Audiência do Plano Diretor terá como pauta a apresentação do Diagnóstico Participativo. O evento é aberto ao público e os participantes podem se inscrever durante o credenciamento (13h às 14h), para a apresentação de contribuições e comentários sobre a pauta.

“A Etapa de Leitura Territorial, que estamos atravessando na revisão do Plano Diretor é um exercício coletivo que envolve o debate sobre a realidade local, a coleta de dados e a escuta da população e órgãos técnicos. A elaboração do Diagnóstico Participativo, resultado de mais de 50 oficinas realizadas e de muito trabalho técnico, será apresentada nesta segunda Audiência Pública”, explicou Felix Araújo Neto, secretário de Planejamento.

O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande fica localizado na avenida Marechal Floriano Peixoto, 715, Centro. O evento terá início às 14h30.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Plano Diretor: https://planodiretor.campinagrande.pb.gov.br/segunda-audiencia/.

Continue Lendo