Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito de Guarabira decide ‘pagar para ver’ e mantém ‘Festa Luz’ apesar da recomendação do MPPB

Publicado

em

O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), decidiu ‘pagar para ver’ ao ignorar a recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e manter a realização da ‘Festa da Luz 2022’.

O MPPB recomendou que a Prefeitura de Guarabira cancelasse a realização da ‘Festa da Luz’ como medida de prevenção à 4ª onda, o perigo de explosão novo surto de Covid-19 em solo paraibano e a identificação da variante ômicron, que disparou um novo alerta mundial por ser a mais violenta variação do coronavírus conhecida até hoje.

Leia também: MPPB recomenda cancelamento da ‘Festa da Luz’ por prevenção à 4ª onda e novo surto de Covid-19

Números

De acordo com dados oficiais divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na segunda-feira (29), Guarabira, com 10.209 (dez mil duzentos e nove) casos e 149 (cento e quarenta e nove) casos, é o quinto município com maior número de registros de infecções por Covid-19 na Paraíba.

Os dados da SES confirmam que Guarabira só perde para os municípios de Cajazeiras (11801 casos / 176 óbitos), Patos (14547 casos / 268 óbitos), Campina Grande (47627 casos / 1172 óbitos) e João Pessoa (110216 casos / 2970 óbitos).

‘Reza’

O gestor afirmou que irá apelar para o trabalho e a ‘reza’ para que a pandemia seja superada em até 60 (sessenta) dias, período que corresponde ao início da festa na cidade que, tradicionalmente, atrai milhares de pessoas em todos os dias do evento.

Marcus Diogo afirmou saber que um gestor deve cuidar principalmente do ser humano, mas, não pode se deixar levar pela “hipocrisia” nem pela “demagogia” e deixar de ser responsável pelos setores sociais e econômicos de uma cidade.

Atrações

Na página oficial do evento, disponibilizada como anexo do site oficial da Prefeitura de Guarabira, a edição de 2022 da ‘Festa da Luz’ é apresentada como um acontecimento “atual, vibrante e memorável” e que “traz uma simbologia ainda maior: significa a retomada das atividades turísticas e culturais, da economia, da alegria, após um ano sem o evento que alavanca a economia local e o turismo regional, devido a pandemia de coronavírus (2021)“.

A Prefeitura chegou a realizar um evento especial, na terça-feira (09/11), na Maison D’Mel Laguna, para apresentar a lista de atrações confirmadas, conforme a seguir:

Dia 28/01 – Eliane, Valquíria Santos, Calcinha Preta;

Dia 29/01 – Taty Girl, Solange Almeida, Limão Com Mel;

Dia 30/01 – Eric Land, Wesley Safadão, Nattanzinho;

Dia 31/01 – Zé Vaqueiro, Xand Avião, João Gomes;

Dia 01/02 (Show Religioso) – Adriana Arydes, Celione David.

Cancelamentos

A Prefeitura Municipal de Cabedelo anunciou oficialmente, na terça-feira (16), o cancelamento dos shows das festividades de fim de ano na cidade que, tradicionalmente, recebe grandes atrações nacionais para comemorar o aniversário da cidade, no dia 12 de dezembro, e no Revéillon, no dia 31.

Leia também: Prefeitura de Cabedelo cancela shows que aconteceriam no réveillon e no aniversário da cidade

A atual gestão, comandada pelo prefeito Vitor Hugo, afirmou que a medida foi motivada para proteção dos cidadãos locais contra uma nova onda de Covid-19.

Leia também: Prefeitura cancela réveillon em João Pessoa, mas autoriza realização de eventos privados

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), cancelou eventos patrocinados pela Prefeitura da Capital no réveillon. Antes da decisão, Cícero se reuniu com autoridades de Saúde e com o governador João Azevedo para chegar a um consenso que preserve a saúde da população.

O secretário municipal da Saúde, médico Fábio Rocha, já havia defendido o fechamento da orla da Capital paraibana no dia 31 de dezembro para evitar aglomerações que possam fazer explodir um novo surto de infecções provocadas pelo vírus da Covid-19 em território pessoense.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo