Nos acompanhe

Paraíba

Procurador da República destaca importância do 1º Fórum Anticorrupção na CMJP

Publicado

em

O procurador regional da República (5ª Região), Fábio George Cruz, parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (Avante), pela realização do 1º Fórum Anticorrupção, na Capital paraibana. O procurador destacou a iniciativa do Poder Legislativo Municipal de promover o debate de um tema tão importante como esse.

“Meus agradecimentos e meus parabéns à Câmara Municipal de João Pessoa por trazer no dia 9 de dezembro de 2021, dezoito anos depois da assinatura da Convenção de Mérida, na cidade do México, uma reflexão tão importante sobre o que impacta no nosso dia a dia e na nossa vida”, ressaltou o procurador Fábio George.

No dia 9 de dezembro de 2003, foi assinada a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México. Por conta disso, nessa data se comemora o Dia Internacional de Luta contra a Corrupção. Mais de 110 países assinaram a Convenção, que só entrou em vigor, no Mundo, no dia 14 de dezembro de 2005.

No Brasil, a Convenção da ONU contra a Corrupção foi ratificada pelo Decreto Legislativo nº 348, de 18 de maio de 2005 e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006.

O documento, considerado o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento), prevê a cooperação para recuperar dinheiro desviado dos países (rastrear, bloquear e devolver bens), bem como a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos, ligados à corrupção.

Para o presidente da CMJP, Dinho, o reconhecimento público feito pelo procurador Fábio George, honra a Casa e aumenta, ainda mais, a responsabilidade da instituição de cumprir com suas obrigações constitucionais, prezando sempre pela eficiência do serviço público e a transparência das ações legislativas.

“Ficamos orgulhosos e honrados pelo fato de o procurador Fábio George, reconhecer a importância da Câmara promover o 1º Fórum Anticorrupção… Isso nos dar mais responsabilidade para cumprir com as nossas obrigações constitucionais, prezando sempre pela eficiência e transparência”, disse.

Além do procurador Fábio George, o 1º Fórum Anticorrupção, realizado pela CMJP, contou, de forma híbrida e remota, com a palestra de várias autoridades jurídicas, como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes e o procurador da República e secretário-adjunto da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise da PGR, Tiago Misael.

Continue Lendo

Paraíba

Mamanguape é contemplada com 4 mil metros de pavimentação asfáltica para vários bairros

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Mamanguape será contemplada com programa de pavimentação asfáltica em diversos bairros. A informação foi divulgada pelo deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (14/05).

As obras já foram iniciadas e foi garantida por meio de parceria com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Serão 4 mil metros de pavimentação asfáltica que será realizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

“Essa iniciativa representa um avanço significativo para Mamanguape, trazendo melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos moradores dessas regiões”, celebrou Eduardo.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma que a partir desta quarta-feira (15/05) começa o período no qual é permitida a a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

As doações poderão ser feitas por instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo, por meio de:

  • páginas na internet;
  • aplicativos eletrônicos; e
  • outros recursos similares.

A modalidade de financiamento é regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.607, de 17 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatas ou candidatos.

Quando começa?

A partir do dia 15 de maio, as instituições com cadastro aprovado pelo TSE podem arrecadar recursos, desde que previamente contratadas por pré-candidatos ou partidos. Contudo, a liberação e o respectivo repasse dos valores aos pré-candidatos só poderão ocorrer se eles atenderem às exigências definidas na norma:

  • requerimento do registro de candidatura;
  • inscrição do CNPJ da campanha;
  • abertura de conta bancária específica para esse tipo de operação; e
  • emissão de recibos eleitorais.

Somente depois de cumpridos esses requisitos é que as empresas arrecadadoras poderão repassar os recursos aos candidatos.

As taxas cobradas pelas plataformas que realizarem a “vaquinha virtual” serão custeadas por candidatas, candidatos e partidos políticos. Consideradas despesas de campanha eleitoral, as cotas deverão ser lançadas na prestação de contas, com o devido pagamento realizado no prazo fixado entre as partes no contrato de prestação de serviços.

E se o candidato desistir do registro de candidatura?

Na hipótese de o pré-candidato não solicitar o registro de candidatura, as doações recebidas durante o período de pré-campanha deverão ser devolvidas pela empresa arrecadadora diretamente aos respectivos doadores.

Posso pagar com PIX?

Segundo a Resolução TSE nº 23.731, de 27 de fevereiro de 2024, está autorizado o uso do pagamento instantâneo via PIX para arrecadação de campanha nas Eleições Municipais 2024.

Na modalidade de financiamento coletivo, não existe limite de valor a ser recebido pela campanha. Mas é importante ressaltar que as doações de valores iguais ou superiores a R$ 1.064,10 somente poderão ser recebidas mediante transferência eletrônica ou cheque cruzado e nominal. Essa regra deve ser observada, inclusive, na hipótese de contribuições sucessivas realizadas por um mesmo doador em um mesmo dia.

A pessoa doadora é identificada?

Para prestar o serviço, as empresas e entidades interessadas em desenvolver o financiamento coletivo devem cumprir uma série de requisitos, como a identificação obrigatória de cada um dos doadores, com o nome completo, o número de inscrição no CPF, o valor das quantias doadas, a forma de pagamento e as datas das respectivas contribuições.

As plataformas devem estar cadastradas no TSE. Essa etapa deve ser realizada exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível no Portal do Tribunal na internet.

Quem pode doar?

Somente pessoas físicas podem doar, e a emissão de recibos é obrigatória em todo tipo de contribuição, seja em dinheiro, cartão ou PIX.

Todas as doações recebidas mediante financiamento coletivo deverão ser lançadas individualmente pelo valor bruto na prestação de contas de campanha eleitoral de candidatas, candidatos e partidos políticos.

É importante destacar que o candidato e a agremiação não são isentos da responsabilidade de arrecadação pelas entidades de financiamento coletivo. Ambos respondem solidariamente pelas doações oriundas de fonte vedada, cabendo a eles aferir a licitude dos recursos que financiam a campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Paulo Freire: professores Rede Estadual aptos ao programa devem assinar termo de adesão até dia 21

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os 1.766 professores efetivos da Rede Estadual da Paraíba, elencados como aptos para o Programa Paulo Freire – Conectando Saberes, podem assinar os termos de adesão ao programa até o dia 21 de maio de 2024. As assinaturas estão sendo realizadas de forma online pelo endereço eletrônico bit.ly/AssinarTermodeAdesão.

Para realizar a assinatura, o professor deverá efetuar login (matrícula ou e-mail) informados no ato da inscrição e senha (o número do CPF). Digitando apenas números sem pontos e sem traços. Ao entrar no sistema é necessário marcar em Aceitar os Termos e em seguida clicar em Submeter.

“Após a assinatura do termo de adesão, no dia 28 está previsto a divulgação da lista dos professores que realizaram adesão, depois disso vamos aguardar as datas do calendário de entregas dos notebooks”, explicou o gerente de recursos humanos da SEE-PB, Luismar Nascimento.

O Programa Paulo Freire – Conectando Saberes é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), com o intuito de estimular a inclusão digital dos educadores da Rede Estadual de Ensino.

A ação é direcionada exclusivamente para professores efetivos que estão em exercício de suas funções na docência das 16 Gerências Regionais de Ensino, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema de Acompanhamento de Pessoal, que estiveram atuando no ano letivo de 2023, por meio de ações pedagógicas, tendo continuidade no ano letivo de 2024 e aqueles que passarão a atuar na docência no ano letivo mencionado.

Confira imagem:

Continue Lendo