Nos acompanhe

Paraíba

Agevisa discute estratégias de detecção e prevenção da resistência microbiana

Publicado

em

Dirigentes e técnicos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária se reuniram com representantes da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) e do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) para darem início ao processo de elaboração do Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos (PAN-Visa).

A reunião, conforme Geraldo Moreira de Menezes, diretor-geral da Agevisa, marcou o início das discussões que levarão à definição de estratégias estaduais para detecção, prevenção e redução da Resistência Microbiana (RM) em serviços de saúde no território paraibano. Ao final, ficou definida a finalização de documento instrutivo a ser apresentado pelo diretor Geraldo Moreira na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), com ampla divulgação (para a rede de saúde do Estado) do plano que será concebido para reforçar a garantia de uma assistência segura e de qualidade à população paraibana.

Questão de saúde pública – Segundo a coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa/PB, Vívian de Oliveira Lopes, dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestam que a ocorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) é uma situação muito prevalente nos serviços de saúde brasileiros, levando ao uso das mais diversas classes de antimicrobianos em grandes proporções, o que favorece a ocorrência de resistência microbiana, que se constitui num grave problema de saúde pública em todo o mundo.

Nesse cenário, Vívian Lopes explica que a adoção de programas intensivos de prevenção e controle de IRAS é imprescindível e consiste numa abordagem eficiente para o controle da disseminação da resistência microbiana no ambiente hospitalar. “Componentes importantes desses programas incluem a vigilância, investigação e controle de surtos, protocolos de esterilização e desinfecção de equipamentos, além da implementação de práticas de cuidados ao paciente, tais como higienização das mãos, isolamento e barreiras entre pacientes infectados/colonizados”, observa.

Outros elementos importantes citados por Vívian Lopes referem-se à necessidade de suporte de laboratório de microbiologia capaz de realizar identificação precoce da infecção e caracterização do perfil de resistência aos antimicrobianos o mais rapidamente possível, auxiliando na tomada de decisão por parte dos profissionais de saúde.

Eixos estratégicos – A definição de estratégias estaduais para detecção, prevenção e redução da Resistência Microbiana em serviços de saúde, segundo a coordenadora estadual de Segurança do Paciente, Vívian Lopes, está intimamente atrelada aos eixos estratégicos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que têm por finalidade a melhoria da conscientização e da compreensão a respeito da resistência aos antimicrobianos por meio de comunicação, educação e formação efetivas; o reforço dos conhecimentos e da base científica por meio da vigilância e da pesquisa; a redução da incidência de infecções com medidas eficazes de saneamento, higiene e prevenção de infecções, e a utilização (de forma racional) dos medicamentos antimicrobianos na saúde humana e animal.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo