Nos acompanhe

Paraíba

PF realiza ‘Operação HardWood’ e cumpre mandados de prisão e busca e apreensão no Pará e na Paraíba

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação HARDWOOD, que combate o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica no estado do Pará, assim como a comercialização clandestina de madeira extraída irregularmente, a receptação de madeira ilegal e a manipulação de créditos florestais, com a inserção de dados falsos no sistema SISFLORA, permitindo a emissão de Guias Florestais ideologicamente falsas; visa também elucidar e responsabilizar os autores da agressão cometida contra um fiscal do IBAMA.  A operação aconteceu nesta quarta-feira (26).

A Justiça Federal, TRF1 Subseção de Santarém, expediu 6 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão com alvos nas cidades de Uruará/PA, Senador José Porfírio/PA, Anapu/PA, São Bento/PB, Santarém/PA e Mojuí dos Campos/PA.

O inquérito policial que deu origem à operação deflagrada hoje teve início no ano de 2020 com a apreensão de 60 toras de madeiras realizada pelo IBAMA, ocasião que resultou no ataque de supostos madeireiros contra um fiscal do IBAMA, que fora atingido por uma garrafa na cabeça.

São investigados os crimes de desmatamento ilegal, tipificado pelo art. 50-A da Lei 9.605/98, que comina pena de reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa; receptação de madeira ilegal, tipificado pelo art. 46 da Lei 9.605/98, pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa; invasão de terras da união, tipificado pelo art. 20, da Lei nº 4.947/66, pena de detenção de 6 meses a 3 anos; associação criminosa, tipificado pelo art. 288 do Código Penal, pena reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos; receptação qualificada, tipificada no artigo 180, § 1º, do Código Penal, dentre outros.

A operação recebeu esse nome em razão das espécies de madeira que são comercializadas pelo grupo criminoso investigado, em sua grande maioria classificadas como madeira de lei, traduzidas para a língua inglesa como hardwood.

Ressalta-se que, em razão da situação de pandemia causada pelo Coronavírus, foram adotadas medidas de segurança e prevenção de todos envolvidos, a fim de preservar a saúde das testemunhas, investigados e policiais.

Continue Lendo

Paraíba

Ramalho confirma que se reunirá com Romero ainda nesta semana para definir rumos do grupo em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, confirmou que se reunirá com o deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) na sexta-feira (17/05).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é tentar definir o rumo político do grupo aliado em Campina Grande, com vistas às Eleições 2024.

O comentário do deputado foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (14/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho certeza que ele vai ter que estar conosco”, diz Cida sobre apoio de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Cida Ramos (PT), demonstrou confiança a respeito de pré-candidatura própria do partido nas eleições deste ano em João Pessoa. A parlamentar aproveitou para mandar recado a outro pretenso nome da sigla ao pleito, o deputado estadual Luciano Cartaxo. “Tenho certeza que ele vai estar conosco”, disse a deputada.

O impasse na legenda ocorre há meses. Grupos tendem ao apoio do PT no projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP), no entanto, outras lideranças afirmam que é necessário que o partido tenha candidatura própria nas eleições.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta terça-feira (14/05), Cida afirmou que caso sua pré-candidatura seja oficializada, é obrigação de Cartaxo apoiar a disputa.

“Ele é do Partido dos Trabalhadores, é um deputado que tem um mandato pelo partido, então a obrigação de um deputado é seguir a deliberação do partido. Então, eu tenho certeza que ele vai ter que estar conosco na nossa pré-candidatura”, avaliou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Ambulantes de JP estariam sendo proibidos de trabalhar em eventos públicos na região metropolitana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) durante entrevista ao @portaldacapital, nesta terça-feira (14/05), denunciou que ambulantes de João Pessoa, estariam sendo proibidos de trabalhar em eventos públicos realizados em cidades da Região Metropolitana da Capital, bem como em Cacimba de Dentro.

Hervázio disse que os próprios ambulantes relataram a situação durante Sessão Especial realizada nas dependências da própria Casa Legislativa.

A fala do parlamentar não foi bem recebida pela deputada estadual Jane Panta (PP) que, por sua vez, segundo Hervázio, reiterou que ambulantes de fora de Santa Rita não seriam bem-vindos para trabalhar em eventos da cidade porque “em Santa Rita, o recurso que é pago para festa é do povo de Santa Rita“.

Confira o vídeo:

Continue Lendo