Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado inicia construção do Hospital da Mulher

Publicado

em

O governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (21), o início da construção do Hospital da Mulher, no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, onde serão investidos mais de R$ 80 milhões na obra e aquisição de equipamentos. A unidade será referência na promoção e saúde da mulher, dentro de uma estrutura especializada e moderna com 203 leitos, garantindo a ampliação assistencial à população.

A assinatura da ordem de serviço contou com as presenças de diversas autoridades, como o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o vice-prefeito Léo Bezerra, os deputados federais Frei Anastácio, Hugo Motta, Efraim Filho e Wilson Santiago. Também estiveram presentes os deputados estaduais Adriano Galdino (presidente da Assembleia Legislativa), Lindolfo Pires, Pollyanna Dutra, Hervázio Bezerra, João Gonçalves, Ricardo Barbosa, Wilson Filho, Júnior Araújo, Jutay Meneses, Tião Gomes, além do vereador de João Pessoa, Zezinho do Botafogo, prefeitos e auxiliares da gestão estadual.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a ordem de serviço para a construção do Hospital da Mulher representa um dia histórico para a saúde da Paraíba. “Esse é um equipamento extraordinário que vai mudar a realidade do atendimento à mulher em várias especialidades. As obras já começam imediatamente, atendendo as demandas da população, assegurando uma saúde de qualidade e esta data ficará marcada porque estamos tendo a oportunidade de construir um futuro na área médica, com equipamentos de última geração, honrando compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir da efetivação de políticas públicas”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, destacou que o Hospital da Mulher será um dos maiores do Norte/Nordeste. “Esse é um benefício muito grande para os moradores da Grande João Pessoa que terão um complexo materno-infantil de alta complexidade com a disponibilidade de Centro de Imagem completo com ressonância magnética, tomógrafo, angiógrafo, o que permitirá uma medicina de alta definição e alto nível, proporcionando menor invasão do paciente e reduzindo a mortalidade materna e neonato”, explicou.

“É uma honra participar de um evento como esse que demonstra o compromisso com a qualidade do serviço público e o carinho e respeito com as pessoas. Tenho certeza de que faremos novas parcerias para continuar cuidando da Paraíba e dos paraibanos”, disse o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, enalteceu mais uma ação do governo na área da Saúde. “Esse é um momento especial para a saúde pública e para as mulheres paraibanas. O governador João Azevêdo tem feito a diferença com um olhar social que tem construído soluções, buscando uma Paraíba melhor e mais justa, com obras estruturantes que estimulam a autoestima e a qualidade de vida das pessoas”, falou.

Hospital da Mulher – A unidade atenderá as especialidades de obstetrícia, ginecologia, mastologia e irá disponibilizar um centro diagnóstico e de imagem de alta resolução, passando a cuidar da saúde integral da mulher em todos os ciclos da vida, tanto na assistência hospitalar como também na ambulatorial, com serviços de prevenção e orientação integrais.

Além disso, serão oferecidos serviços de urgência e emergência 24h, serviço de referência ao Atendimento de Vítimas de Violência Sexual, com consultórios exclusivos por perfil da paciente e ambulatório de egressa do pré-natal de alto risco. A unidade pretende ainda implantar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança com a implementação de uma rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade, reduzindo, assim, a mortalidade materna e neonatal.

O Hospital da Mulher contará com salas de Urgência e Emergência; ambulatório; Banco de Leite Humano; Centro de Diagnóstico por Imagem; Unidade de Nutrição Enteral; Unidade de Alimentação e Nutrição; Central de Vestiários/banheiros de funcionários e repouso; Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP); estacionamento; internação para lactantes e bebês; Posto de Coleta de Leite Humano; Laboratório; Agência Transfusional; Ensino e Pesquisa; Centro Cirúrgico Obstétrico e Ambulatorial; Unidade de Tratamento Intensivo Adulto; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Convencional; Unidade de Cuidado Intermediário Canguru – Ucinca; Unidade de Cuidado Intermediário Adulto; Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional; Centro de Parto Normal e Central Abastecimento Farmacêutico.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo