Nos acompanhe

Paraíba

LBV faz partilha nesta Páscoa com famílias em insegurança alimentar em João Pessoa

Publicado

em

Nesta quinta-feira dia 14/04, às 14h30, Semana Santa, a Legião da Boa Vontade – LBV, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, situado no Bairro de Jaguaribe, faz a partilha de cerca de 300 quilos em 20 cestas de alimentos para as famílias assistidas em seus serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, para que elas tenham uma Páscoa recheada de alimentos na mesa.

A ação faz parte da campanha SOS Calamidades de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus promovida pela LBV para atendimento às populações mais vulneráveis.

Comunidades atendidas X Fome

O público atendido pela LBV, são famílias de comunidades vulneráveis de Alagoinha; Centro; Cristo; Cruz das Armas; Distrito Mecânico; Ilha do Bispo; Jaguaribe; Mangabeira; Novais; Padre Zé; Mandacaru; Rangel; Renascer; rua do Rio; Trincheiras e Valentina.

A Paraíba, é o quinto estado do Nordeste, com maior percentual de insegurança alimentar grave (6,9%), a fome atinge 272 mil moradores de 80 mil domicílios paraibanos, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 do IBGE, divulgada em setembro/2020. A situação de insegurança alimentar grave é quando há redução severa da quantidade de alimentos, entre todos os moradores, ou seja, a fome passa a ser uma experiência vivida nos domicílios

Outro dado bastante grave apontado pelo IBGE, é que 36,5% da população com rendimentos ganham ½ salário mínimo para a sobrevivência de seus lares, a pandemia contribuiu que esse número aumentasse ainda mais

Por isso, a Solidariedade não pode parar. O trabalho da LBV é permanente contra a fome. As doações para a campanha SOS Calamidades, podem ser feitas no site www.lbv.org.br ou por transferência bancária via PIX, pelo e-mail: [email protected].

As doações também podem ser entregues na Unidade da Instituição, localizada à Rua das Trincheiras, 703 – Bairro de Jaguaribe, área Central de JP.

Continue Lendo

Paraíba

Hospital realiza evento em alusão aos 73 anos da partida de Napoleão Laureano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na sexta-feira (31), a Fundação Napoleão Laureano (FNL) realizou solenidade alusiva pelos 73 anos do falecimento do médico Napoleão Laureano, com entrega da Medalha do Mérito Janduhy Carneiro a cinco personalidades da sociedade civil que sempre se solidarizam e contribuem no combate ao câncer na Paraíba. Também foi celebrada uma missa em memória ao pioneiro na defesa de tratamentos oncológicos gratuitos para os paraibanos. O evento, que foi apresentado por Linda Carvalho, ocorreu na recepção da quimioterapia e na capela do HNL.

Esse ano, os homenageados com a honraria foram: Harrison Targino, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB); Ronaldo Cardoso, presidente do Grupo Bemais Supermercados; Germano Carvalho Brito, titular do Cartório Toscano de Brito; José Nilson Crispim Júnior, empresário que foi presidente da Cerâmica Elizabeth; e Edson Cunha Neto, presidente da Gráfica Santa Marta.

A celebração é uma iniciativa da FNL para reconhecer o empenho de pessoas da sociedade civil que em 2023 foram primordiais para que o Hospital Napoleão (HNL) continuasse sendo referência na oncologia da Paraíba. Foram as ações e solidariedade dessas pessoas que ajudaram da realização dos tratamentos oncológicos de milhares de pessoas, a cada mês.

“Todos os anos, realizamos essa cerimônia em alusão ao falecimento de Napoleão Laureano, pois foi o seu desejo antes da sua partida desse mundo que motivou a criação da fundação e por conseguinte desse hospital. Então, o dia 31 de maio sempre será um marco na história de todos desse hospital. Esse é um evento muito importante para todos que fazem o Laureano. Sobretudo porque através desses homenageados podemos agradecer a todas as pessoas que nos ajudam a manter a excelência no tratamento oncológico dos paraibanos, celebra o presidente da FNL, Marcelo Lucena Filho.

O empresário Ronaldo Cardoso agradeceu o reconhecimento e fez questão de relembrar que já era um admirador do hospital antes mesmo do Bemais existir. “Eu já tinha um olhar diferente para o Laureano, como uma referência no tratamento do câncer, antes de termos os supermercados. Esse é um hospital que a Paraíba aprendeu a amar. Então, depois que Deus nos concedeu tamanha dádiva de sermos prósperos em nossas empresas é justo que fossemos solidários com as causas sociais do nosso estado. Saibam que há mais alegria dar do que receber”, destaca o presidente do Grupo Bemais Supermercados.

Para o homenageado Germano Toscano de Brito – que recebeu a medalha do diretor financeiro da FNL Antonio Carneiro Arnaud – ser reconhecido nesta data é algo muito significativo. “Hoje, relembramos os feitos de Napoleão Laureano, patrono e fundador da fundação mantenedora desse hospital tão importante para a Paraíba. Por isso, fico eternamente grato por essa homenagem a minha pessoa e ao cartório do qual sou titular há quase 50 anos”, comenta o tabelião.

Já o presidente da OAB-PB, não hesitou em enaltecer a dedicação de todos que fazem o HNL. “Recebo essa homenagem pelas mãos do diretor geral Marcílio Cartaxo com muita alegria, mas esse hospital é que merece todas as homenagens e reverências. Não há como ingressar no Laureano e não ser tocado por tudo que essa instituição e todos seus profissionais fazem para cuidar das pessoas com câncer. Por isso minha emoção em receber essa medalha tão significativa também para a instituição que faço parte, a OAB-PB”, destaca Harrison Targino.

Ao receber a honraria do diretor técnico Rodrigo Marmo, o empresário e ex-presidente da Cerâmica Elizabeth reafirma sua solidariedade para com o hospital que há mais de seis décadas trata milhares de paraibanos com câncer. “Sou muito grato pela homenagem e reafirmo que o hospital Napoleão Laureano pode continuar contando com a gente. Eu estarei sempre presente para ajudar no que for preciso. Estarei sempre com vocês!”, assegura José Nilson Crispim.

A programação contou ainda com apresentação musical do violinista Evaldo Filho e do Coral Bela Voz, formado por pacientes laringectomizados do Hospital Napoleão Laureano, que deram um show de perseverança e esperança de superação do câncer de laringe.

Continue Lendo

Paraíba

Chió e comitiva visitam UPA em Ingá para replicar projeto em Remígio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado Chió (Rede) esteve, nesta quinta-feira (30) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Ingá com o objetivo de replicar o projeto em Remígio, melhorando a qualidade do serviço de saúde para a população do município e região. A visita contou com uma comitiva remigense, entre eles estiveram presentes Gleds e Simone, pré-candidatas à prefeitura.

“O povo de Remígio precisa ser bem cuidado e bem tratado no serviço de saúde da sua cidade, sem precisar buscar outra cidade para isso. Por isso, estamos aqui conhecendo a estrutura da UPA 24H em Ingá para, junto com Gleds e Simone, levar esse projeto para a nossa terra a partir de 2025”, ressaltou o parlamentar.

Após a visita, Gleds, pré-candidata a prefeita de Remígio, garantiu a UPA como uma prioridade da sua gestão. “Com essa visita, a gente pôde ver que Remígio pode e deve ter uma UPA. Ingá e Remígio são muito parecidas em critérios de população e estrutura de gestão, o que nos dá a certeza de que podemos e vamos fazer”, declarou. “A população de Remígio pode ter certeza que será bem cuidada porque essa será uma prioridade da nossa gestão”, completou Simone Pontes, pré-candidata a vice na chapa.

O grupo foi recebido pelo prefeito Robério Burity, Mayara Shanazes, secretária de saúde, e equipe. Também estiveram presentes a vice-prefeita de Remígio, Luciana da Saúde, os vereadores Nilsão e Júnior da Padre Cícero, além da presença de Toinho Pitombeira e Si Ferreira.

Continue Lendo

Negócios

Banco do Nordeste impacta 500 produtores com dias de campo sobre pastejo direto da palma forrageira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o objetivo de capacitar os produtores rurais da Paraíba sobre o pastejo direto rotacionado da palma forrageira na alimentação dos rebanhos, o Banco do Nordeste e instituições parceiras concluíram uma rodada de ‘Dias de Campo’, impactando diretamente cerca de 500 produtores. Os cinco encontros contemplaram oito das principais bacias leiteiras do estado, nos territórios do Médio Sertão, Médio Piranhas, Vale do Piancó, Cariri Oriental, Curimataú, Alto Sertão, Vale do Piranhas e Cariri Ocidental.

Para os produtores, os eventos realizados nos meses de abril e maio representaram uma oportunidade de conhecer esse inovador manejo do cultivo da palma. A programação faz parte das ações de difusão tecnológica executadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, que busca organizar cadeias produtivas de atividades potenciais do estado, tanto urbanas quanto rurais, de forma integrada à oferta de crédito, visando a impulsioná-las.

As propriedades onde foram demonstrados os benefícios são sediadas em Brejo do Cruz, Itaporanga, Caturité, Poço Dantas e nas fronteiras dos municípios de Gurjão, Juazeirinho e Soledade. Uma das propriedades que já utiliza a palma na alimentação animal é a Fazenda 2R, localizada no município de Itaporanga. O proprietário Reinaldo Fonseca explica que passou a utilizar o manejo de pastejo direto rotacionado da palma e conquistou um importante diferencial em termos de produtividade e custos com a alimentação do rebanho.

“Tivemos necessidade de melhorar o manejo da palma, pois, no plantio tradicional, o meu colaborador ia até a roça cortar a palma, depois triturar, e servir para os animais no cocho. Isso demandava tempo de trabalho. Com a consultoria da Fazenda Eficiente, implantei o pastejo direto no sistema rotacionado, onde os próprios animais vão até a lavoura para colher seu alimento. Dessa forma, diminuímos a mão-de-obra e o gado produz muito leite, principalmente no período seco”, avalia Reinaldo Rodrigues Fonseca.

O gerente executivo do Desenvolvimento Territorial do BNB na Paraíba, Izidro Soares, destaca que outros territórios e municípios já estão espontaneamente demandando os Dias de Campo com o objetivo de disseminar conhecimentos para a otimização da produtividade. “Os Dias de Campo são momentos de difusão de novas tecnologias e conhecimentos práticos, em que os produtores podem conhecer metodologias mais adequadas às características da nossa região, e assim ter o apoio de crédito para desenvolver sua atividade de forma qualificada”, destaca.

O Banco do Nordeste oferece suporte financeiro para o plantio da palma, inclusive para o sistema em piquete, além da energia solar para viabilizar os custos e a irrigação, no âmbito de linhas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Agroamigo, Programa Mais Alimentos e FNE Rural.

Dentre os parceiros na realização dos ‘Dias de Campo’, destacam-se a Fazenda Eficiente, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, prefeituras, secretarias municipais, laticínios e os proprietários das fazendas nas quais foram realizadas as capacitações.

Continue Lendo