Nos acompanhe

Paraíba

Bruno firma termo de colaboração que garante implantação do “Mães do Brasil” em Campina Grande

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou na manhã desta quarta-feira, 11, o Termo de Colaboração Técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a implantação do programa Mães do Brasil no Município. Na mesma solenidade, já eleita embaixadora nacional do programa no Nordeste, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima e o prefeito assinaram o certificado de colaboração técnica. Campina Grande foi o primeiro município brasileiro a se cadastrar no Programa Mães do Brasil.

O ato solene ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Bispo, contando com a presença de Ysabelle Castro, coordenadora nacional de Atenção à Maternidade e Gestação, que também firmou os documentos que selam a parceria do Município com o governo federal.

O Programa Mães do Brasil consiste em uma estratégia de proteção integral à gestante e à maternidade, com a proposta de articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Entre os objetivos, constam ainda a garantia dos direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável.

Outra finalidade do programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

Pronunciamentos

Em seu pronunciamento, Bruno destacou que a gestão tem um olhar e cuidados especiais para todas as pessoas e, por isso, Campina Grande não poderia ficar fora de mais este programa federal.

“De fato, muito mais que a preocupação com obras, cuja importância reconhecemos, temos como meta a permanente qualificação dos nossos serviços em prol da população em geral, especialmente dos segmentos mais carentes”, afirmou.

Bruno ainda lembrou que a ação da prefeitura não se limita à assistência social, pois todos os setores da máquina administrativa trabalham em ações, projetos e obras para favorecer às mães campinenses e seus filhos, destacando o empenho para a construção de creches e escolas, sobretudo em áreas carentes de maior atenção na área educacional.

Além do prefeito, a primeira-dama, Juliana, fez um emocionado discurso. Psicóloga de formação e grávida do primeiro filho, Juliana lembrou ter abraçado a causa das mulheres como uma das pautas de seu trabalho ao lado do marido.

“As gestantes e mães precisam de todo o suporte para uma vida digna e, assim, possam exercer a maternidade de forma plena, o que vai ser fator fundamental para beneficiar toda a sociedade”, destacou.

Reconhecimento

Já Ysabelle Castro, coordenadora nacional de Atenção à Maternidade e Gestação, parabenizou toda a equipe da Prefeitura por abraçar mais uma importante ação social. Ela fez questão de render homenagens ao Programa Colo de Mãe, implantado no Município, que tem sido reconhecido como de elevado nível de excelência e deverá ser adotado em todo o Brasil, tomando-se por base o modelo executado em Campina Grande.

Por sua vez, a secretária nacional da Mulher, Ana Reis, por transmissão online, fez saudação aos presentes à solenidade, tendo registrado o seu contentamento em ver a cidade avançar em políticas públicas voltadas ao segmento feminino.

Também fizeram discursos Talita Lucena, coordenadora municipal executiva da Mulher, e o secretário de Assistência Social, Valker Neves, que relatou todo o esforço dos que fazem o governo municipal para amparar ao máximo segmentos sociais antes esquecidos, mas que, agora, são beneficiadas com políticas concretas de inclusão social.

Presenças

Também presentes os secretários Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Raymundo Asfora Neto (Educação), Giseli Sampaio (Cultura) e Larissa Almeyda (Ciência e Tecnologia); Anneliese Cunha Lima (voluntária social); Márcio Melo (presidente da Urbema) e Marli Castelo Branco (coordenação da Mulher). Além dos secretários, compareceram os vereadores Ivonete Ludgério, Hilmar Falcão, Saulo Germano, Saulo Noronha, Alexandre do Sindicato, Rostand Paraíba, Janduy Ferreira, Waldeny Santana, Luciano Breno, Frank Alves, Dinho Papaléguas, Rui da Ceasa, Aldo Cabral e Carol Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo