Nos acompanhe

Paraíba

Em sessão solene da ALPB, defensora pública Fernanda Peres se torna cidadã paraibana

Publicado

em

“Poder me considerar uma mulher Nordestina é uma honra imensurável; é sentir-me abençoada por ter sido acolhida quando, na verdade, sou eu quem devo profundas homenagens a todo o povo da Paraíba, um povo que me ensina, diariamente, a me tornar uma pessoa melhor”. O trecho faz parte do discurso emocionado da defensora pública Fernanda Peres, na última quarta-feira (18), quando recebeu o Título de Cidadã Paraibana em sessão solene da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A outorga do título foi proposta pela deputada Cida Ramos e aconteceu na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, em João Pessoa. Fernanda é defensora pública da Paraíba e coordena o Núcleo Especial de Defesa e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosa (NEPED). Sua atuação junto a esta população provocou o reconhecimento da sociedade civil organizada e da deputada, que é presidente da Comissão Parlamentar de Defesa das Pessoas com Deficiência.

Nascida em Uberaba, Minas Gerais, Fernanda formou-se em direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mudou para a Paraíba em 2011, quando passou a trabalhar no gabinete do Desembargador João Alves da Silva. Ingressou na DPE-PB em 2017, aprovada no primeiro concurso público da instituição, dando início a uma trajetória dedicada à defesa de pessoas vulnerabilizadas e oprimidas.

Em seu discurso deixou clara a vocação para este exercício: “A decisão de ser defensora pública foi tomada desde a faculdade, quando pude participar das tão importantes atividades de extensão universitária que me aproximaram dos movimentos sociais, os quais posso dizer, com convicção, que são o norte de minha atuação profissional. Foi a partir dali que percebi que o Direito não faria nenhum sentido em minha vida se não fosse para estar junto do povo, trabalhando para o povo, sendo transformada pelo povo. E foi desde essa época que me comprometi a atuar ao lado desses movimentos, carregando em minhas costas, na minha colação de grau, a bandeira vermelha que os representa”.

Ao final do evento, bastante emocionada, falou um pouco sobre a importância que o título tem para si e para o seu trabalho: “Falar da importância do título, é falar da importância que a Paraíba e o povo representam pra mim. Receber esse título aumenta ainda mais a responsabilidade que eu tenho com o povo paraibano, que já tem meu compromisso de luta e que quando me agracia com esse título pode ter a certeza de que eu vou fazer o máximo pra que eu possa devolver tudo que eu recebo e fazer jus a essa homenagem”.

SENSIBILIDADE – Autora da proposta, a deputada Cida Ramos destacou a importância do trabalho desempenhado por Fernanda na defesa das pessoas com deficiência. “O que me motivou a homenageá-la foi o fato dela ser uma excelente defensora, mas a sensibilidade, a força com que ela passa na defesa dos direitos de quem mais precisa, dos vulneráveis, dos que enfrentam preconceito, dos que enfrentam dificuldade. Eu me sinto extremamente representada e honrada por este título como cidadã, como professora, como mãe, como deputada, porque Fernanda faz a diferença”, disse Cida. A sessão também contou com a participação dos deputados estaduais Raniery Paulino e Estela Bezerra.

ESPÍRITO DE LUTA – Defensora Pública-Geral (DPG) à época da nomeação de Fernanda, a subdefensora Madalena Abrantes destacou a relação de amizade das duas desde o resultado do concurso, quando Fernanda em muitos momentos encabeçou a luta dos aprovados pela nomeação.

“É justo, muito justo e merecido. Ela é uma defensora aguerrida, que luta pelos direitos, principalmente dos nossos assistidos. Lutou assim que chegou aqui, primeiro pela sua nomeação, coordenava todo grupo, era quem representava os outros concursados. Eu à época era presidente da Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDP) e assim foi a nossa luta continua. Nos identificamos bastante pelo espírito dela, aguerrida, pela sensibilidade compatível com o que é ser uma defensora pública”, lembrou Madalena.

Mantendo-a na função de coordenadora NEPED durante os dois mandatos, o DPG Ricardo Barros foi mais um a prestar homenagens à colega. “É mais do que merecida. Fernanda entrou no primeiro concurso da DPE está fazendo um excelente trabalho à frente da coordenadoria. Um trabalho reconhecido – tanto é que rendeu essa linda homenagem de cidadã paraibana pela deputada Cida Ramos. É uma defensora pública aguerrida, muito competente. Toda a Defensoria Pública se sente homenageada porque esse título não deixa de ser um reconhecimento à instituição”, disse.

PCD EM PAUTA – Presidente do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, Carolina Vieira representou os movimentos de pessoas com deficiência de todo o Estado e fez questão de exaltar a importância da defensora para esta população: “Para nós, ela tem sido fundamental como humana e, principalmente, como defensora que tem trazido a luta e a pauta das pessoas com deficiência para dentro da Defensoria Pública. Se não fosse ela, hoje, ocupando esse espaço na coordenadoria, nós não teríamos passado por esse processo de pandemia com um pouco mais de conforto, acolhimento e dignidade. É isso que Fernandinha é para nós: é luz, é dignidade. Aqui na Defensoria, onde a gente grita e clama por ajuda, ela representa muito bem”, ressaltou Carolina.

A sessão também contou as presenças do subdefensor público-Geral Administrativo, Gerardo Rabello, o corregedor-geral da DPE-PB, José Alípio Bezerra de Melo, a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Liana Espínola Pereira de Carvalho, além de familiares, membros da Defensoria, servidores, amigos e estagiárias que tiveram a oportunidade de dividir experiências com Fernanda Peres.

Continue Lendo

Paraíba

Dia das Mães será celebrado em grande estilo com o show de Diogo Nogueira na Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sambista Diogo Nogueira está de volta, trazendo toda sua energia para o palco do Teatro Pedra do Reino no dia 12 de maio, um domingo, às 19h30. Os ingressos já estão disponíveis para compra na loja Mioche, localizada no Mag Shopping, ou através do site Bilheteria Digital.

O show promete homenagear grandes ícones da música brasileira, como Arlindo Cruz, João Nogueira, Chico Buarque, Beth Carvalho, Xande de Pilares, Tim Maia e o icônico Gilberto Gil, envolvendo o público em uma noite cheia de ritmo e emoção. Além dos sucessos consagrados de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”, “Clareou” e “Sou Eu”, Diogo promete surpreender com novas interpretações e incluirá no repertório o samba de roda.

E para abrilhantar ainda mais o espetáculo, contaremos com a participação especial do balé da companhia de dança de Leandro Azevedo, reconhecido ator, dançarino, coreógrafo e professor.
Diogo Nogueira é uma das figuras mais proeminentes da música brasileira contemporânea. Como filho do lendário João Nogueira, ele traz consigo o legado do samba, uma música pulsante, popular e alegre que é um símbolo da cultura brasileira. Além de cantor e compositor, Diogo é também um talentoso instrumentista e uma presença marcante na televisão e no rádio.

Com uma carreira de mais de 15 anos, Diogo celebrou esse marco lançando um álbum ao vivo no final de 2023, gravado no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, intitulado “Ao Vivo no Noites Cariocas”.

Esse álbum inclui sucessos populares e clássicos do samba, recebendo elogios tanto do público quanto de críticos e artistas, reafirmando seu status como uma estrela consagrada da música brasileira. Agora, ele apresenta seu oitavo álbum de estúdio, “Sagrado”, repleto de músicas inéditas, enquanto realiza uma turnê pelo Brasil com seu novo show.

Não perca essa oportunidade única de celebrar o Dia das Mães ao som de Diogo Nogueira, uma das maiores estrelas da música brasileira contemporânea.

Diogo Nogueira | João Pessoa | Data, horário e onde
Domingo, 12 de maio às 19h30
Teatro Pedra do Reino
Ingressos: Disponíveis na Loja Mioche (Mag Shopping) ou através da Bilheteria Digital: Link para compra de ingresso.

Continue Lendo

Paraíba

Novo aplicativo para transporte público da Capital já tem 250 mil acessos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em menos de dois meses de funcionamento, o aplicativo Cittamobi tem ajudado bastante os usuários do transporte coletivo em João Pessoa. O aplicativo já foi usado por mais de 40 mil pessoas e teve mais de 250 mil acessos. A adesão da ferramenta, por parte da população, mostra o sucesso da parceria feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em prol da modernização da mobilidade urbana, qualificando a relação entre passageiro e o sistema de transporte público.

A ferramenta foi lançada durante os debates da 116ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana realizado nos dias 4 e 5 abril deste ano, em João Pessoa.

Entre os serviços disponíveis para o usuário, além do horário programado, o app Cittamobi oferece a roteirização (que permite sair de um ponto para chegar em outro), informação sobre linhas, pontos de paradas e rotas. Além desse aplicativo de navegação padrão, também existe o Cittamobi Acessibilidade, app desenvolvido para pessoas com deficiência visual, entregando autonomia no deslocamento.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, destacou a importância do Cittamobi para facilitar a rotina dos passageiros do transporte coletivo na cidade. “Em nossa Capital, o aplicativo entrega informações de um sistema que compreende uma frota de 484 ônibus cadastrados, que operam com 77 linhas e realizam mais 200 mil deslocamentos diariamente. E o passageiro pode se programar antes de sair de casa, ficando menos tempo aguardando o ônibus”, ressaltou.

De acordo com Bruno Reis, relações institucionais do Cittamobi, o aplicativo já teve mais de 40 mil downloads, ou seja, mais de 40 mil pessoas já baixaram o App. “O funcionamento da ferramenta iniciou em João Pessoa no dia 5 de abril deste ano e já têm mais de 250 mil acessos. Isso mostra uma quantidade muito boa de pessoas que utilizam o aplicativo e buscam a previsibilidade do transporte público na palma da mão através do seu aparelho celular”, afirmou.

O operador de produção, Mailson Lima, contou que o App o auxilia muito, pois depende das linhas de ônibus 115, 106 e 1500 para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa. “Com o Cittamobi eu consigo informações mais precisas, que me ajudam bastante no meu deslocamento diário, como também para o meu lazer no fim de semana”, enfatizou o morador do Geisel.

Veja como funciona o Cittamobi- O aplicativo informa os horários programados das linhas de ônibus da cidade. Para isso, usa a tecnologia GTFS (General Transit Feed System), um protocolo padronizado para o fornecimento de dados georreferenciados sobre o transporte coletivo, que reúne informações de linhas, pontos, paradas e rotas.

Horário de chegada do ônibus – Na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado. Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, você vê o número, o destino da linha e a previsão do horário de chegada. Selecione a linha do seu interesse e confira o horário mais próximo.

Cittamobi Acessibilidade – É uma ferramenta inovadora criada para garantir a segurança dos usuários com deficiência visual. Com compatibilidade de leitores de tela, ajuste de contraste, roteirizador e pontos de referência personalizados, o app traz uma experiência inclusiva e autônoma para a pessoa com deficiência no transporte público municipal.

O Cittamobi Acessibilidade não só fornece as funcionalidades padrão do Cittamobi, como também possui um sistema de GPS embutido e diversos modos operantes, o que torna possível seu uso para embarque e desembarque de viagens, deslocamento pelas ruas com detecção de obstáculos, utiliza comando de voz e outras funcionalidades.

O Cittamobi e o Cittamobi Acessibilidade estão disponíveis para aparelhos com o sistema Android ou iOS. Para fazer o download, acesse a Google Play (para Android) ou a App Store (para iOS).

Continue Lendo

Paraíba

CRMV-PB vai realizar concurso público para preenchimento de duas vagas mais cadastro de reserva

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) vai realizar em breve um concurso público para o provimento de vagas e  formação de cadastro de reserva para cargos efetivos da entidade. A comissão já se reuniu com a banca responsável pela aplicação das provas para coordenar a execução do certame.

A previsão é que sejam ofertadas vagas para assistente administrativo e para agente fiscal. Inicialmente serão duas vagas para convocação imediata, além do cadastro de reserva, mas a quantidade exata de cada oportunidade ainda está sendo definida e será divulgada em edital, assim como o salário e a carga horária.

A banca escolhida foi o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que atua em todo o país na elaboração técnica do concurso público. O presidente do CRMV-PB, José Cecílio, ressaltou que tudo será feito dentro da legalidade e transparência. “Vamos preencher o quadro profissional com candidatos qualificados, para que seja prestado um serviço de qualidade”, apontou.

 

Continue Lendo