Nos acompanhe

Paraíba

MPPB recomenda proibição de fogueiras e fogos de artifício, em Caaporã e Pitimbu

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou aos prefeitos, procuradores e secretários de meio ambiente dos municípios de Caaporã e Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, a adoção das providências necessárias para proibir, em todo o território municipal, as fogueiras e fogos de artifício, removendo todo o material eventualmente encontrado nos passeios públicos e dando a eles a destinação adequada. O objetivo é garantir o cumprimento da Lei Estadual 11.711/2020, que proíbe o acendimento de fogueiras em espaços urbanos no Estado, enquanto perdurar a pandemia da covid-19, bem como proteger o meio ambiente e a saúde da população, coibindo a poluição atmosférica que pode agravar quadros respiratórios de pessoas com comorbidades.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça de Caaporã, Miriam Vasconcelos, em razão da proximidade das festividades juninas. “As festas juninas têm caráter cultural, mas não podem prevalecer sobre o direito à saúde e o direito à vida, aos quais deve ser atribuído maior peso em ponderação, à luz dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, bem como da precaução e da prevenção”, argumentou a representante do MPPB.

Além da lei estadual, a medida é fundamentada nos artigos 196 (direito à saúde) e 225 (direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado) da Constituição Federal, na Política Nacional do Meio Ambiente e na Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que em seu artigo 54, estabelece ser crime causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Conforme explicou a promotora de Justiça, a Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão de um a cinco anos para quem causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população.

Caso os gestores não adotem as providências recomendadas, serão adotadas as medidas judiciais cabíveis, dentre elas, a proposição de ação civil pública.

Continue Lendo

Paraíba

Campina realiza mais de 80 ações de combate aos acidentes de trânsito durante campanha Maio Amarelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realiza neste mês mais de 80 ações de conscientização e combate aos acidentes de trânsito.

Estão sendo ministrados cursos, palestras em empresas e escolas, pit stops educativos, concurso de redação envolvendo alunos das redes pública e privada, além de uma corrida de rua, a Corrida do Bem, que teve o objetivo duplo de gerar conscientização em relação a campanha e ajudar o Hospital da FAP, que atende pacientes oncológicos da maioria das cidades da Paraíba.

“Esse somatório se dá pelo esforço de muita gente. Pelo trabalho dos nossos agentes, de todos que fazem também a parte de policiamento de trânsito. Então em nome da cidade eu gostaria de fazer esse registro e ao agradecimento a esses superintendentes que ao longo desses pouco mais de dez anos tiveram e têm a responsabilidades de coordenar os trabalhos do maio amarelo em defesa da vida de Campina Grande”, destacou o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Novo auditório da Fundac tem homenagem a Nilson Carlos Fernandes, ex-assessor jurídico do órgão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), inaugurou, nesta segunda-feira (13/05), o novo espaço de saúde do servidor do órgão. O equipamento conta com a instalação de um novo auditório, que levará o nome ‘Nilson Carlos Fernandes,’ em homenagem ao ex-assessor jurídico do órgão.

Nilson, que era pai do secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), faleceu no ano de 2020 vítima de complicações da covid-19.

Em publicação nas redes sociais, Tibério agradeceu a honraria concedida e ressaltou a carreira do seu pai no serviço público da Paraíba. “Toda a nossa família está grata e emocionada pelo reconhecimento do legado que ele deixou como funcionário público. Sua última contribuição foi justamente na Fundac, órgão onde trabalhou por mais tempo, durante a sua jornada de mais de 30 anos como servidor público de carreira, do Estado da Paraíba”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro rechaça intenção de disputar presidência da ALPB e reforça apoio a Galdino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), afastou suposições de que teria interesse de disputar à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Durante entrevista nesta segunda-feira (13/05), o parlamentar reforçou apoio ao atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos).

” Esse assunto já foi  discutido com o próprio Adriano”, disse ao programa Rede Verdade.

A respeito da ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a antecipação da eleição na ALPB, Eduardo garantiu que o Solidariedade não tem autoria ou participação no ato.

“Todos sabem do meu caráter, da minha transparência e se o Solidariedade fosse autor dessa ação contra o companheiro Adriano Galdino eu não iria esconder nada”, concluiu.

Continue Lendo