Nos acompanhe

Paraíba

Governador inaugura Museu da PM e destaca importância na preservação da história da corporação

Publicado

em

O governador João Azevêdo inaugurou, na noite desta segunda-feira (27), em João Pessoa, o Museu da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Criado há nove anos, o equipamento ganhou finalmente um espaço físico em uma área privilegiada da Capital — o anel externo do Parque Solon de Lucena.

Ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, João Azevêdo ressaltou a importância do museu na preservação da história da instituição mais antiga da Paraíba. “A Polícia Militar nos honra muito, e agora vai ter um espaço para a população reverenciar toda a sua história, com participação na história paraibana, com participação na história do Brasil. Já criamos o Museu da Cidade de João Pessoa, o Museu do Artesanato Paraibano. Em breve, vamos ter o Museu da Paraíba, no Palácio da Redenção. Enfim, é com esse olhar para os diferentes segmentos que vamos construindo uma Paraíba cada dia melhor”, disse.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Há dois anos, nós dizíamos o quanto seria importante essa parceria para que pudéssemos avançar, nas ações, no trabalho, cuidando das pessoas, cuidando da cidade. Para mim, é motivo de alegria participar da inauguração desse museu que conta a história da Polícia Militar, uma corporação que merece cada vez mais o nosso reconhecimento”, falou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, agradeceu os investimentos do Governo do Estado na área. “Hoje é um dia de agradecimentos. A segurança tem passado por uma verdadeira transformação sob o comando do governador João Azevêdo desde 2019, quando iniciamos algumas entregas despretensiosas, porque não sabíamos o tamanho dos passos que seriam dados. E avançamos muito: criamos condições dignas para os servidores do IML de João Pessoa, interiorizamos as ações das forças policiais”, afirmou.

Por sua vez, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, ressaltou que ter um espaço físico para o Museu da Polícia Militar é fortalecer o dever institucional da corporação. “Passados quase 200 anos de sua fundação, a instalação do museu fortalece o sentido maior do institucional, de culto aos valores históricos, ao civismo e ao amor à farda da Polícia Militar”, comentou.

O Museu da Polícia Militar da Paraíba tem catalogadas 500 peças — entre documentos históricos, fardamentos, armamentos e painéis. O local será aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O diretor do Museu, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, foi enfático ao descrever o momento vivido pela Corporação: “É um momento histórico para a Polícia Militar da Paraíba, cuja história se confunde em vários momentos com a formação do Estado. É um equipamento, com seu prédio próprio, muito relevante para o circuito museológico e também uma contribuição bastante significativa para todos aqueles que visitam a nossa cidade”.

O Museu da Polícia Militar da Paraíba está dividido da seguinte maneira: Salão 1, que conta toda a história da corporação; e Salão 2, que conta a transição da corporação. Quem visitar o espaço vai poder apreciar momentos importantes, a exemplo da participação da Polícia Militar na Revolução Constitucionalista de 1932 e também na Revolução de 1930, entre outros momentos históricos igualmente importantes.

Participaram ainda da solenidade diversas autoridades, a exemplo dos deputados estaduais Wilson Filho e Ricardo Barbosa, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, além de auxiliares da gestão estadual, como Pedro Santos, presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), e Damião Cavalcanti, secretário de Estado da Cultura.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

TCE atualiza e capacita gestores paraibanos sobre Programa Nacional de Transparência Pública; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou expediente a várias autoridades do Estado, disponibilizando um vasto material de capacitação, referente ao Programa Nacional de Transparência Pública, ciclo 2024, e que reúne cartilhas, slides de treinamento para os colaboradores, matriz com critérios de avaliação e cronograma, entre outros dados estruturados.

O material foi enviado através de Ofício Circular nº 13/2024, assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho.

O encaminhamento contemplou o Governador do Estado, Chefe da Controladoria Geral do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba e controladores internos, Procurador Geral de Justiça e seus controladores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, vereadores e Defensoria Pública do Estado.

A iniciativa tem como base o aprimoramento das metodologias decorrentes, ao mesmo tempo em que fornece informações importantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, que descendem das lições aprendidas em versões anteriores, das contribuições recebidas de técnicos dos tribunais de contas que participam das avaliações e de incorporações de métodos adotados por outras cortes de contas.

O documento informa ainda que o material tem por objetivo a avaliação dos portais de Transparência – Ciclo 2024, que deverá ser realizada, preferencialmente, pelos controladores internos das unidades gestoras. A aferição do portal de transparência do respectivo órgão será realizada através do preenchimento de questionário em endereço e data a serem informados. O material poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: https://drive.google.com/drive/folders/1Jk26KAgDaP9-eST-7svpmHhj93NrLwAu

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e Arquidiocese se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e a Arquidiocese da Paraíba estão se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente que já matou mais de 80 (oitenta) pessoas no Rio Grande do Sul, provocando a maior tragédia natural do Sul do país.

Segundo Azevêdo, a Paraíba está participando de uma ação conjunta com o Consórcio Nordeste e envia homens e equipamentos para ajudar no resgate de pessoas.

Os comentários de Azevêdo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/05).

Confira o áudio:

 

Já a Arquidiocese da Paraíba, através do bispo dom Manoel Delson, também confirmou associação à campanha em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e convoca aos fieis para também ajudarem com quaisquer colaborações possíveis para socorrer aos irmãos do Sul do país nesse momento de desespero.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo