Nos acompanhe

Paraíba

Agevisa promove Capacitação em Boas Práticas de Produção de Alimentos para Visas do Sertão

Publicado

em

Profissionais das Vigilâncias Sanitárias dos 79 municípios integrantes das 3ª e 4ª Macrorregiões de Saúde do Estado (Regionais Patos e Sousa) receberam Capacitação de “Harmonização em Boas Práticas de Produção de Alimentos em Bares, Restaurantes, Quiosques e Similares”. O curso teve como foco central a RDC nº 216/2004/Anvisa (disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html), que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação em todo o País.

A capacitação foi promovida pela Gerência Técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para Consumo Humano e Toxicologia, de responsabilidade da nutricionista Patrícia Melo Assunção. O curso foi ministrado pelo inspetor Sanitário Márcio Ducat, no Auditório do Sebrae, na Rodovia BR-230, Km 334, S/N, no Loteamento Ana Leite, em Patos/PB, sendo a Agevisa/PB representada também pela diretora-técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia, Tatiane Lucena Galvão, pelo gerente-técnico de Integração e Articulação, Rogério Alves de Santana, e pelas gerentes-técnicas Elza Betânia Barbalho (Regional de Patos) e Ione Cybelle Gadelha (Regional de Sousa).

Conforme a gerente-técnica Patrícia Assunção, a iniciativa fez parte do processo de Educação Contínua desenvolvido pela Agevisa/PB para promover o fortalecimento do Sistema de Vigilância Sanitária Estadual. Em Patos, segundo ela, foram capacitados mais de 150 profissionais que atuam em 79 municípios do Sertão e Alto Sertão da Paraíba. “Iniciativas como esta são de extrema importância para a qualificação do processo de trabalho dos profissionais que atuam na Vigilância Sanitária dos municípios da Paraíba, e têm como princípio primordial aperfeiçoar e ampliar a proteção e a promoção da saúde da população em todo o Estado”, comentou.

A Capacitação – O Curso “Harmonização em Boas Práticas de Produção de Alimentos em Bares, Restaurantes, Quiosques e Similares” tomou por base o disposto na RDC 216/2004/Anvisa, que estabelece os procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado para consumo da população.

A Resolução se aplica aos serviços de alimentação que realizam atividades como manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres.

Nos termos da RDC, alimentos preparados são aqueles manipulados e preparados em serviços de alimentação, expostos à venda embalados ou não, e se subdividem em três categorias: Alimentos cozidos, mantidos quentes e expostos ao consumo; Alimentos cozidos, mantidos refrigerados, congelados ou à temperatura ambiente, que necessitam ou não de aquecimento antes do consumo, e Alimentos crus, mantidos refrigerados ou à temperatura ambiente, e expostos ao consumo. Quando aos manipuladores de alimentos, estes são identificados como “qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento”.

Segundo explicou o inspetor sanitário Márcio Ducat, da Agevisa/PB, para garantir segurança à saúde dos consumidores de alimentos preparados, as pessoas responsáveis pela manipulação e preparo desses produtos devem observar e respeitar todos os procedimentos de boas práticas que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade e a conformidade dos alimentos com a Legislação Sanitária.

Tais procedimentos estão especialmente  relacionados aos cuidados paras evitar a presença, nos locais de preparo do alimento, de contaminantes (que são substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, considerados nocivos à saúde humana); ao controle integrado de vetores e pragas urbanas, por meio de ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de elementos que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento, e à higienização do local de preparo do alimento, que compreende a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

Os cuidados especiais devem ser tomados durante todo o processo de manipulação de alimentos, que compreende todas as operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo