Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena apresenta projeto do Parque da Cidade e planejamento para mobilidade na região

Publicado

em

A população de João Pessoa pode conhecer, a partir desta quinta-feira (04), os detalhes daquele que deve se tornar um de seus principais espaços de lazer, convivência e prática esportiva. Trata-se do Parque da Cidade, novo equipamento urbano que será construído na área do antigo Aeroclube. O projeto, elaborado pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx, e o projeto de mobilidade urbana da região, foram apresentados durante evento com o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra.

“Este é um marco que não é apenas do aniversário de João Pessoa, mas de toda a sua história. Este Parque é resultado de diálogo, compromisso e responsabilidade, tem um projeto elaborado por um escritório renomado e além do espaço de lazer vai trazer soluções de mobilidade para a região”, declarou o prefeito. Cícero Lucena ainda autorizou o início da elaboração do projeto executivo para o Parque.

O Parque da Cidade terá equipamentos como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e diversos outros espaços de convivência. A apresentação foi feita pelo arquiteto Gustavo Leivas, do Escritório Burle Marx.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o novo Parque é um marco em termos de qualidade de vida e conforto ambiental. “João Pessoa é referência no Nordeste por ser uma cidade com muitas áreas verdes. Com mais este parque estamos contribuindo para criar o hábito da vida ao ar livre, da convivência entre as pessoas. Esse é um equipamento público que poderá ser utilizado das mais diversas formas, por pessoas de todas as faixas etárias, inclusive para a realização de eventos”, concluiu.

Mobilidade – O novo plano de mobilidade para a região inclui uma ponte estaiada que vai ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra. Também será feito o alargamento de vias locais e implantação de binários. No total 45 ruas estão inseridas no projeto, que também prioriza ciclovias, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade.

“Essa é uma intervenção importantíssima pois vamos integrar cinco bairros e a BR-230, que é a espinha dorsal da cidade, e tudo isso estava travado, por isso não vamos tratar apenas do entorno do Parque, mas de toda a região adjacente”, explicou o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro.

Linha do tempo – Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Cícero Lucena vem trabalhando para que a área do antigo Aeroclube fosse entregue à Prefeitura. Depois de anos de disputas judiciais pelo terreno, o Cícero assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), no dia 8 de novembro de 2021, selando acordo com o Aeroclube para cessão da área.

O promotor de Justiça Carlos Romero falou da satisfação de presenciar o momento pois considera o caso do Aeroclube uma das atuações mais gratas de sua carreira. “O consenso e a busca de convergência é o que frutifica as grandes soluções, como vemos hoje. Este projeto contempla com resolutividade de grandes demandas da cidade e o nosso objetivo ao propor o TAC era exatamente este: favorecer o interesse público”, declarou.

No dia 4 de abril de 2022 a Prefeitura passou a ser oficialmente proprietária do terreno onde está localizado o Aeroclube da Paraíba, com a assinatura do registro em cartório pelo prefeito Cícero Lucena. Em seguida, dia 26 de abril, foi feita a primeira visita ao escritório de paisagismo Burle Marx, para alinhar as referências do projeto.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, do secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão; do superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite; e do presidente do Aeroclube da Paraíba, Alberto Gomes Batista.

Continue Lendo

Paraíba

Alceu Valença será atração do encerramento da edição de 82 anos do São João de Santa Luzia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé confirmou, nesta quinta-feira (25), o cantor pernambucano Alceu Valença como mais uma atração da edição 2024 do São João de Santa Luzia. Alceu se apresentará no Parque do Forró, dia 23 de junho (domingo), na noite de encerramento da festa junina mais tradicional do Brasil que este ano celebra 82 anos de história.

“Faltam 55 dias para começar a melhor edição de todos os tempos do São João de Santa Luzia, e a novidade que estava faltando, quer saber? Vou dizer agora, no domingo, 23 de junho, para encerrar com chave de ouro à altura do nosso São João, ele, Alceu Valença”, anunciou Zezé nas redes sociais.

Alceu Valença era o nome surpresa que faltava ser anunciado para o São João de Santa Luzia 2024. A grade de programação com as demais atrações havia sido anunciada no dia 13 de março, em praça pública. Entre elas, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Matheus & Kauan, Bell Marques, Murilo Huff, Michelle Andrade e outros (veja ao final da matéria a programação completa). A festa ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque de Eventos, grande área aberta de 18 mil metros no Centro do município.

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

A realização é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio da PixBet, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

Dia 20/06 (Quinta-feira):

– Mari & Rayane
– Bell Marques
– Murilo Huff

Dia 21/06 (Sexta-feira):

– Forró D2
– Raí Saia Rodada
– Matheus & Kauan

Dia 22/06 (Sábado):

– Woxton Nóbrega
– Nuzio Medeiros
– Wesley Safadão

Dia 23/06 (Domingo):

– Lucas Tô de Boa
– Michele Andrade
– Israel & Rodolfo
– Alceu Valença

Continue Lendo

Paraíba

Vice-presidente do TJ entrega ao presidente da AL anteprojeto que cria novas vagas de desembargador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, entregou o anteprojeto de Lei Complementar que cria sete novos cargos de desembargador ao presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino, na quinta-feira (25/04). A magistrada representou o presidente do Poder Judiciário, João Benedito da Silva, que se encontra cumprindo agenda no interior do Estado.

A entrega do anteprojeto ao Poder Legislativo foi acompanhada pelos desembargadores João Batista Barbosa, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e Fred Coutinho. A proposta que altera a Lei Complementar Estadual nº 96/2010, para dispor sobre a reestruturação do 2º Grau de jurisdição do Poder Judiciário estadual da Paraíba foi aprovada na quarta-feira (24), por unanimidade, pelo Tribunal Pleno durante sessão administrativa.

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes ressaltou a expectativa para a aprovação do anteprojeto e a importância da criação de novos cargos de desembargador para dar mais celeridade ao andamento dos processos no Judiciário paraibano. “Para mim foi uma honra vir, pessoalmente, entregar esse anteprojeto de Lei Complementar, e vamos aguardar a aprovação com muita ansiedade, porque o Tribunal de Justiça precisa, realmente, ter o seu número de integrantes elevado para minimizar o nosso trabalho, que hoje é tão exaustivo”, destacou.

O deputado Adriano Galdino garantiu colocar o anteprojeto em pauta na sessão da próxima terça-feira (30) para ser apreciado em plenário e antecipou que a expectativa é de aprovação. O presidente da AL acrescentou que os representantes do Poder Legislativo compreendem os esforços diários que cada desembargador do TJPB tem desempenhado para manter a Justiça célere.

“A gente já está aprovando esse projeto, que é um projeto pacificado pelo Pleno do TJPB. E, como é a jurisprudência da Casa, quando uma matéria vem aprovada pelo Pleno do TJPB, pelo Conselho Superior do Ministério Público ou pelo Pleno do Tribunal de Contas, a gente não discute mérito, a gente aprova. É uma gama de trabalho enorme que cada um enfrenta diariamente e é plenamente possível compreender essa situação. Vamos, através do nosso apoio enquanto legislador, aprovar para que cada vez mais a gente possa contribuir para fortalecer, engrandecer cada vez mais o Tribunal de Justiça da Paraíba”, frisou.

O anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB, trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos de desembargador. Com isto, o Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 membros na Corte de Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Empresas de São Bento recebem benefício fiscal do Governo do Estado; prefeito celebra parceria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques Lúcio (PSB), anunciou em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (25/04), uma medida do Governo do Estado da Paraíba que irá beneficiar empresas da cidade.

A ação irá adotar a remissão e anistia de diversas empresas por uma questão tributária junto à Secretaria da Fazenda, favorecendo diretamente os fabricantes têxteis.

“Agradecemos ao governador e a toda a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda em nome do Sr. Marialvo e Sr. Bruno Frade pelo empenho e compromisso com a parceria de trabalho entre a nossa gestão e o Governo da Paraíba”, celebrou o gestor do município.

Confira:

Continue Lendo