Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande divulga balanço de visitas realizadas em museus da cidade

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), fez um balanço das visitas realizadas ao Museu Histórico e Museu do Algodão, dois dos principais equipamentos histórico-culturais que preservam a história da cidade. Mais de duas mil pessoas visitaram os dois museus em um recorte dos últimos meses. A entrada em ambos é gratuita.

De acordo com a secretária de Cultura Giseli Sampaio, o fluxo de visitas demonstra a importância dos equipamentos culturais na salvaguarda da arte-educação. “Os museus municipais têm essa versatilidade em transformar o aspecto da exposição também em uma construção de saberes, em um continuísmo de informações as quais têm como principal importância essa salvaguarda à nossa história e memória”, explicou.

Os dados do Museu do Algodão, em especial, fazem referência ao período mais movimentado deste ano, de 10 de junho a 10 julho, realização d’O Maior São João do Mundo. Contando com estudantes, advindos em excursões escolares e turistas, o Museu do Algodão recebeu mais de 1.150 visitantes.

Entre as excursões, além de instituições de ensino da cidade, que também prestigiaram o museu local, cidades como Pocinhos, Mogeiro e João Pessoa, na Paraíba, também visitaram o local. Além destes, o município de João Alfredo foi um dos representantes do estado de Pernambuco.

Já o Museu Histórico, reaberto em 19 de maio deste ano totalmente repaginado, recebeu cerca de 900 visitantes, contando do dia de reinauguração até a última terça-feira (2). Os dados foram repassados pelo diretor dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael.

Ao todo, pessoas de 41 cidades da Paraíba estiveram presentes no equipamento cultural, o número é ainda maior quando se fala em outros Estados, totalizando 53 municípios. Em visitas internacionais, pessoas de Luanda e Cuba também conheceram o Museu Histórico de Campina Grande.

A construção de saberes, citada pela secretária, diz respeito, ainda segundo ela, à composição da história da Rainha da Borborema, contribuindo ativamente no crescimento da cidade.

Funcionamento e exposições

O Museu do Algodão está localizado no Centro de Campina Grande, na rua Benjamin Constant, região popularmente conhecida como “Estação Velha”. Fica aberto na terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 8h às 12h, e na quarta-feira das 9h às 12h. Já o Museu Histórico fica na avenida Floriano Peixoto, 825, e recebe visitas de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados de 8h às 12h.

A coordenadora Fanny Rodrigues destacou que é possível conhecer um recorte da história de Campina Grande através do desenvolvimento no Museu do Algodão. “Vão encontrar a história de Campina Grande, com fatos e objetos que lembram todo o contexto histórico de enriquecimento da cidade Rainha da Borborema e sobre como surgiu seu desenvolvimento”, disse.

O diretor dos Museus de Campina Grande, Ângelo Rafael, detalhou o que os visitantes podem conhecer no Museu Histórico. “Estamos em cartaz com a exposição “Os Afetos da Rainha”, que é um diálogo metafórico entre a Rainha da Borborema enquanto cidade, a Vila Nova da Rainha e a Rainha de Portugal, Dona Maria I de Portugal. Um conteúdo diferente, contemporâneo”, explicou.

O gestor explicou que o Museu passou por uma primeira fase de revitalização e que o processo continua. Além de destacar que o fluxo de pessoas é contínuo. “É uma boa pedida. Estamos preparados, tanto do ponto de vista pedagógico dos monitores, quanto da estrutura para receber as pessoas que ali chegarem para visita guiada ou espontânea”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo