Nos acompanhe

Paraíba

Trabalho da Emlur contribui para manutenção da limpeza de João Pessoa

Publicado

em

Uma cidade limpa, bela e agradável. Os moradores de João Pessoa podem comemorar o fato de viver em um local assim, não apenas no dia do aniversário da cidade, mas, durante todo o ano. Diariamente, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza os serviços de coleta de resíduos sólidos, varrição, capinação e roçagem, entre outros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Os agentes de limpeza recolhem uma média de 1,280 mil toneladas de resíduos sólidos, por dia. Do total, aproximadamente 735 toneladas são referentes aos resíduos domiciliares; 515 toneladas são de entulhos; e 30 toneladas de resíduos de poda de árvores.

O morador do bairro de Gramame, Adilton Durand, elogia a qualidade do serviço de coleta domiciliar. No bairro onde mora, a coleta é feita às segundas, quartas e sextas-feiras e, segundo ele, não atrasa.

“Não tenho nada a reclamar, pelo contrário. O caminhão passa sempre nos mesmos dias, não falta. Não temos problema com resíduos deixados na calçada. É tudo coletado. Acho que cabe a nós, como população, zelar pelo trabalho dos agentes e vedar bem as sacolas e colocar o lixo para fora de casa, próximo do horário de coleta”, afirma Adilton Durand.

A opinião dele é compatível com a de 93% dos participantes de uma pesquisa feita pela Emlur, que apontaram uma avaliação excelente, ótima ou boa sobre o serviço. Conforme o estudo, realizado pela Diretoria de Operações da Emlur, 42,2% dos entrevistados avaliaram como boa a coleta de resíduos sólidos domiciliares. Outros 27% dos entrevistados consideraram o serviço excelente e 24,4% responderam que a coleta é ótima.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, os números representam a resposta positiva da população ao empenho de toda a equipe, no trabalho diário de cuidar da cidade de João Pessoa. “Neste período em que comemoramos os 437 anos de nossa Capital, aproveito para parabenizar os agentes de limpeza pelo zelo na realização deste trabalho tão importante à população e a sua qualidade de vida”.

O serviço domiciliar é ininterrupto, sendo alternado nos bairros e diário nas regiões de praia e no Centro. Já as demais coletas são realizadas de segunda a sábado, em uma programação que contempla todas as localidades, semanalmente.

Praças e parques – O Parque Solon de Lucena foi o local escolhido pelo casal Larissa Pereira e Bruno Ender para se encontrar. Para Larissa, moradora do Bairro das Indústrias, o Parque é um espaço com ótima localização, limpo e agradável para um passeio ou piquenique.

O local recebe os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio-fio dentro da programação operacional, mas recebe a varrição todos os dias. Os agentes de varrição executam o serviço nos principais corredores viários de João Pessoa e no entorno de prédios públicos, a exemplo de praças, escolas, creches e unidades de saúde da família, além das ciclofaixas.

O serviço também é feito com o auxílio de uma varredora mecanizada. A varrição também inclui a limpeza das papeleiras instaladas nos postes de praças, parques e vias públicas.

Zelando pela cidade – Todo dia, as equipes de zeladoria realizam os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio-fio em uma média de 19 quilômetros de ruas e avenidas. As ações de zeladoria, executadas de segunda a sábado, contemplam também os prédios públicos localizados na área de programação a ser executada.

Bruno Ender, morador do bairro de Gramame, avalia positivamente não só as ações de zeladoria, mas a limpeza de toda a cidade de João Pessoa. “De modo geral, vivemos numa cidade limpa e bem cuidada”. Passeando com a namorada no Parque Solon de Lucena, ele observa que não parece que no dia anterior tinha havido festa no local (Festa das Neves), haja vista a limpeza do local.

Turistas – João Pessoa é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais das praias. Para manter a proteção ao meio ambiente, a Emlur realiza serviços diários por toda a orla da Capital. A catação da faixa de areia é feita três vezes ao dia. Além disso, há varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares, os quais são recolhidos quatro vezes ao dia dos contentores dispostos por toda a orla.

Todo o cuidado com a qualidade de vida dos moradores também se estende aos visitantes. A turista Daniele Marangó, de Brasília, visitou João Pessoa pela primeira vez, com o esposo e duas filhas, e ficou encantada com as belezas naturais. “Viemos para passar uma semana na cidade e estamos adorando. Estamos hospedados em Tambaú e conhecendo as praias, que, além de muito bonitas, são limpas. Há agentes de limpeza em diversos pontos do Litoral”.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo