Nos acompanhe

Paraíba

Geraldo Medeiros dá largada na campanha para deputado federal e conta trajetória para eleitores

Publicado

em

O candidato a deputado federal pela Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros (PSB), ex-secretário de Saúde do Estado, deu largada, nesta terça-feira (16), na sua campanha para a Câmara Federal que tem como slogan “Um médico pra cuidar da gente”. Nas redes sociais, o candidato postou um vídeo contando um pouco de sua trajetória e destacando o início da campanha.

“O dia chegou! É hora de mostrar que você está com o médico do povo, aquele que soube cuidar de cada um e pretende fazer ainda mais. Conto com vocês! Quem conhece minha trajetória sabe que trabalhei muito para chegar até aqui e agora quero realizar meu sonho de levar o melhor para os paraibanos. Vamos em frente”, escreveu Dr. Geraldo para seus seguidores.

Em vídeo, Geraldo conta que é natural da cidade de Esperança, no interior da Paraíba, e que se mudou para Campina Grande com 1 ano de idade, cidade para a qual retornou após se formar em medicina e fazer pós-graduação. Na rainha da Borborema, o médico foi professor da Universidade Federal e diretor-geral do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes, quando ganhou notoriedade no cuidado com a população e na transformação que realizou na unidade.

“Posteriormente, o governador João Azevêdo me convidou para ser o secretário das Unidades de Saúde do estado e, no dia 29 de abril de 2019, fui nomeado secretário estadual de Saúde da Paraíba”, conta o ex-secretário, mostrando que o atual gestor estadual e candidato à reeleição percebeu seu potencial de cuidar das pessoas e também deu para ele a missão mais importante de todas: auxiliar os paraibanos a enfrentarem a pandemia da Covid-19, doença que devastou o mundo inteiro nos anos de 2019/20/21.

À frente da Secretaria de Saúde, Dr Geraldo fez a Paraíba ser reconhecida nacionalmente como a melhor gestão da saúde na pandemia, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, além de manter a menor letalidade da Covid-19 no Nordeste. O estado também conquistou a meta antecipada de 12 mil cirurgias eletivas pelo Opera Paraíba e implantou o Hospital das Clínicas em Campina Grande.

Junto com a publicação do vídeo, o candidato destaca que agora seu sonho é ser eleito deputado federal e conquistar ainda mais qualidade de vida e saúde para os paraibanos. “Sigo fazendo minha história, um dia de cada vez e hoje eu começo mais um capítulo que escreveremos juntos”, informou o doutor fazendo referência ao início da campanha eleitoral.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo