Nos acompanhe

Paraíba

O IEL como agente de integração para a entrada no mercado de trabalho através do estágio

Publicado

em

O estágio é a parte prática, em uma empresa, onde o estudante se habilita em exercer atividades relacionadas a sua futura profissão. Através deste período prático, as oportunidades no mercado de trabalho se abrem com o crescimento e o desenvolvimento profissional do estudante. Para auxiliar esse jovem a dar entrada na esfera profissional, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL atua como agente de integração há 52 anos.

O núcleo regional do IEL na Paraíba, atualmente atende cerca de 1025 empresas no estado com a gestão de desenvolvimento e inovação com a interação entre empresas e instituições de ensino. Através dessa conexão, o instituto é capaz de encaminhar às empresas, candidatos que se adequem ao que é requerido pelos contratantes. Enquanto agente de integração, o IEL observa que os candidatos ao estágio mais buscados pelas empresas estão entre os cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Computação, Engenharias, Arquitetura, Educação Física, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing.

A busca pelo candidato de estágio feita pelo IEL acontece a partir do perfil que as empresas buscam no estudante contratado. A coordenadora de estágio do instituto, Karina Ribeiro, afirma que “o IEL tem como principal objetivo fazer a ponte contínua entre os estagiários e as empresas. Isso acontece primeiramente por meio do banco de dados do Sistema Nacional de Estágio, quando encaminhamos os estudantes para a seleção”, aponta. Através do SNE, o estudante interessado em estágio fornece seus dados cadastrais especificando habilidades e suas áreas de conhecimento. Após a inscrição, ele passa a fazer parte do banco de talentos do IEL e logo poderá ser chamado para a seleção caso seu perfil esteja de acordo com o solicitado por empresas parceiras.

A importância da contratação de estagiários, para as empresas, é trazer ao seu quadro de funcionários,uma mente pensante com ideias e conhecimento teórico inovador para a prática. Mostrando seu desempenho e produtividade, empresas chegam até a contratar estagiários para fazer parte da equipe efetiva. Segundo Karina, “existem empresas da Paraíba que contratam cerca de 70% do corpo de estagiários de acordo com o seu desempenho no âmbito de trabalho”, finaliza.

O IEL é responsável pelo encaminhamento de estudantes e formalização de contratos de estágio, mantendo uma comunicação contínua com a empresa e com o estagiário, para orientação legal sobre os termos e condições do trabalho exercido. Com essa entrega administrativa, durante o primeiro trimestre de 2022, o IEL formalizou 1.830 contratos de estágios de estudantes da rede pública e privada da Paraíba. Entre esses contratos, está o da estagiária de administração do SENAI, Aline Ferreira, que busca no estágio uma experiência requerida pelo mercado de trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades com a prática.

“Vejo que ainda há muitas coisas para aprender e melhorar, mas quando me comparo a ‘Aline’ anterior, percebo o quanto cresci e amadureci. Dentre várias outras coisas, hoje, consigo encarar o novo com mais segurança e paciência, vejo que não há absolutamente nada tão difícil que com esforço, não possamos aprender. O estágio me ajudou também a decidir qual é a área que realmente desejo atuar”, afirma a estudante.

O estagiário ingressa em uma empresa como um aprendiz para aplicar seus conhecimentos na prática e após o tempo de contrato, tem o perfil de um profissional apto com mais conhecimento adquirido. Esse resultado prático é o que o IEL busca com a integração entre empresa e instituição, revelando à sociedade, através do estágio, um profissional de habilidades aprimoradas e com a qualificação prática necessária para o mercado de trabalho.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo