Nos acompanhe
O hábito da leitura desde os primeiros anos escolares contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, enriquece o vocabulário, facilita a comunicação e proporciona habilidades linguísticas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade. Para Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, é fundamental manter uma rotina de leitura na escola e em casa para que o hábito construído na infância perdure por toda a vida.
“Quando a criança é incentivada a ler desde pequena, antes mesmo de ingressar na vida escolar, o contato com os livros, a sensação das texturas e a interação com as histórias são estímulos para pedir por mais tempo de leitura. Incluir atividades com livros desde os primeiros anos de vida é uma das melhores formas de estimular e construir uma relação prazerosa e saudável com a literatura”, explica a diretora.
No Colégio Primeiro Mundo, para ajudar neste processo, os professores desenvolvem competências ligadas à leitura e à escrita com o uso de livros infantis nos momentos de contação de história e livros ao alcance das crianças.“Temos, na sexta-feira momentos exclusivos com contação de historias que são os mais aguardados pelas crianças. Um dos ambientes em que os alunos adoram é o cantinho da leitura em que há uma coleção de obras literárias disponíveis. Além disso, proporcionamos momentos lúdicos com os professores e alunos fantasiados, tornando este processo ainda mais encantador”, conta Aldimar.
Dicas de obras literárias – Sabendo da importância de manter o hábito da leitura desde a infância, Aldimar recomenda alguns livros para incentivar à leitura das crianças. Confira:
O Reizinho mandão – Ruth Rocha. Ed. Salamandra
A escolinha do mar – Ruth Rocha. Ed. Salamandra
Josefina, a girafa metida – Hugo Ribeiro de Almeida. Ed. Dimensão
O Pato Poliglota – Ronaldo Simões Coelho. Ed. Ática
A Baleia – Cláudio Feldman. FTD
Confusão no jardim – Ferruccio Verdolin Filho. FTD
Ciranda dos insetos – Ciça. FTD
A chuvarada – Isabella e Angiolina. FTD
Gato xadrez no jardim geométrico – Bia Villela. Ed. Escala Educacional
O Sanduíche de Maricota – Ed. Moderna
A Cinderela das bonecas – Ruth Rocha. Ed. Salamandra
Meu amigo dinossauro – Ruth Rocha. Ed. Salamandra
O dragão Comilão – Rosana Rios – Ed. Scipione
A abelha abelhuda – Heliana Barriga e Mário Barata. Ed. FTD
Tenho medo mas dou um jeito – Ruth Rocha. Ed. Salamandra
Amigos – Helme Heine. Ed. Ática
Por que proteger a natureza? – Ed. Scipione
Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ e o telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo .

Continue Lendo

Negócios

Prefeito João Campos anuncia exposição imersiva do Luzzco em homenagem a Ariano Suassuna, no Recife

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Recife será a próxima cidade a receber a exposição imersiva “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, realizada pelo Luzzco. A notícia foi anunciada pelo prefeito João Campos em suas redes sociais, após um encontro com Jader França,  CEO do Luzzco, João Suassuna e Dantas Suassuna, neto e filho de Ariano Suassuna, respectivamente. O encontro contou ainda com a presença do deputado federal de Pernambuco, Pedro Campos; o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; o chefe do Gabinete de Assessoria Especial do Recife, Antonio Limeira; e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.
Segundo João Campos, a experiência imersiva chega ao Recife a partir de novembro deste ano. “A exposição já está acontecendo na Paraíba, terra natal de Ariano, e em novembro estará na sua terra do coração, aqui em Recife. Agradecer a Jader, João e Dantas por esta iniciativa e que bom que o Recife será a segunda cidade do Brasil a receber essa experiência imersiva”, agradeceu.
Nas redes sociais, o prefeito também anunciou que os recifenses poderão apreciar um pequeno spoiler da exposição em junho, quando completa 10 anos do encantamento de Ariano Suassuna, com uma mostra de luzes que acontecerá no Marco Zero.
Terra do coração – Ariano Suassuna nasceu na capital paraibana, mas aos 15 anos mudou-se para Recife, onde cultivou uma profunda ligação com o estado de Pernambuco. Foi lá que deu início à sua carreira literária, conheceu e se casou com Zélia de Andrade Lima, seu grande amor, com quem teve seis filhos. Além de deixar um legado literário significativo, Ariano teve um papel fundamental na história de Pernambuco. Entre as diversas contribuições deixadas ao longo da vida, como ativista cultural, fundou o Movimento Armorial, e como gestor público, ocupou o cargo de secretário de Cultura em duas ocasiões, nos governos de Miguel Arraes e Eduardo Campos.
Sobre a exposição – Idealizada por Jader França e co-criada em participação com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, a exposição, dividida em cinco atos imersivos, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar as diversas nuances da vida e obra de um dos maiores intelectuais do país. A experiência une tecnologia, cenografia e peças que pertenceram em vida ao escritor, como seus manuscritos, sua cadeira e o traje em homenagem ao clube do coração, o Sport Club Recife, detalhes que encantam e emocionam os visitantes.
Em João Pessoa, a exposição está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Associação de Mulheres Empreendedoras da PB faz campanha para mães em situação de vulnerabilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) está iniciando uma campanha solidária voltada ao Dia das Mães. O objetivo é arrecadar roupas, alimentos e materiais de higiene pessoal para beneficiar as mães que vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pelo projeto “Jampa Invisível” apoiado pela AME-PB. Para receber as doações, a Associação firmou parceria com o Complexo de Selfstorage e Coworking Cabe Mais, que cedeu um box para armazenar as arrecadações da campanha.

“As doações poderão ser feitas até o fim de semana do Dia das Mães e farão uma importante diferença para as famílias beneficiadas. Muitas delas já conhecemos e estão no cadastro do projeto ‘Jampa Invisível’. Esperamos contar com a ajuda de todos para ampliar esse gesto solidário”, declarou a presidente da AME-PB, Fany Miranda. Segundo ela, a intenção é fazer a entrega do que for arrecadado ao longo da semana especial dedicada às mães.

“Neste momento tão significativo é de extrema relevância unirmos esforços para apoiar aquelas que enfrentam desafios diários, ainda mais em situação de vulnerabilidade social. Através da campanha, podemos oferecer não apenas doações materiais, mas também gesto de amor, carinho e solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida dessas mães e suas famílias”, ressaltou Daniel Freitas, diretor comercial do Cabe Mais. A empresa, inclusive, já tem esse braço social com o “Box Solidário”, agora adaptado à campanha do Dia das Mães.

Quem quiser fazer as doações presencialmente pode comparecer à Rua Antônio Francisco de Araújo, número 29, Parque Esperança, Cabedelo-PB (por trás da concessionária Jeep, na BR-230). Os interessados também podem obter mais informações pelo número: (83) 99978-0198 ou pelo instagram @mulheresempreendedoraspb.

Continue Lendo

Negócios

Beats Run: 1ª corrida de música eletrônica do NE terá portal surpresa da Adidas com vários prêmios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A primeira corrida de música eletrônica do Nordeste, a Beats Run, que acontecerá no dia 11 de maio, a partir das 16h30, na Estação Ciência, em João Pessoa, contará com um portal surpresa da Adidas que distribuirá prêmios para os 10 (dez) primeiros que passarem por lá.

1º lugar – Tênis Duramo Speed
2º ao 5º lugar – voucher de 300 reais na loja Adidas João Pessoa
6º ao 10° lugar – brindes em produtos (Boné/viseira/ pochete)

O evento promete uma experiência coletiva inesquecível, uma verdadeira celebração da música e do esporte, para toda família. E as inscrições para quem quiser ter o nome impresso no número de peito e para usar cupons de 15% de desconto, acontecem até esta segunda-feira (29/04).

A Beats Run já está sendo apontada como muito mais do que uma corrida mas, uma verdadeira experiência esportiva, musical e gastronômica EXCLUSIVA para os inscritos. Organizada pela Cantaloupe, a maior agência de eventos de experiência da Paraíba, o evento contará com a Michelob como cerveja oficial e Gatorade como isotônico oficial .

As modalidades são: 5km e 10km para os adultos e, para as crianças, os percursos de 100 metros (4 a 6 anos), 200 metros (7 a 9 anos) e 300 metros (10 a 12 anos). Com DJs na largada, na chegada e em todo percurso, a Beats Run também vai contar com uma Arena surpreendente para o pós-prova , com ativações de cerveja, drinks, vinhos , pizza , confeitaria e muitos mais.

BEATS signifique BATIDA, porque a nossa inspiração veio justamente do pulsar do nosso corpo, misturada com a batida da música e do nosso coração. Uma experiência que só a corrida junto com a música podem nos fazer sentir”, afirma Marina Sá, diretora comercial da Cantaloupe, realizadora do evento.

Já participei de várias corridas internacionais e, colecionando referências, quis trazer para João Pessoa uma corrida de experiência que mistura esporte, música, entretenimento e gastronomia em um grande evento. Queremos celebrar a superação e a alegria que só a corrida é capaz de proporcionar”, afirma.

Uma outra novidade da corrida é o horário. Diferente das demais provas do calendário de corridas da cidade, a Beats Run vai acontecer a partir das 16h30, no cair da tarde, quando a temperatura já está mais amena e criando a atmosfera perfeita para um “after”, uma balada após a prova.

Na Beats Run todas as crianças inscritas terão direito a usufruir do Espaço Kids, ambiente com 650 metros quadrados pensado especialmente para elas se divertirem. O local contará com monitores capacitados garantindo a segurança das crianças enquanto os pais também se divertem.

As inscrições da BEATS RUN podem ser realizadas no site www.race83.com.br/evento/2024/corrida-de-rua/beats-run-2024.

Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/beats.run/.

Continue Lendo