Nos acompanhe

Negócios

Atacadista lança instituto para fomentar ações de empreendedorismo, segurança alimentar e esportes

Publicado

em

Promover oportunidades e caminhos de prosperidade. Com esse propósito, o Assaí Atacadista apresenta o Instituto Assaí – uma organização independente e sem fins lucrativos que passa a ser o braço social da Companhia para potencializar o compromisso com o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o Brasil.

Mantendo a tradição em ações sociais – nos últimos 10 anos mais de 480 instituições sociais foram beneficiadas pela empresa – o Instituto Assaí nasce com foco em três eixos de atuação: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esporte. Dentro de uma visão programática com metas iniciais que se estendem para até 2025, o Instituto parte já com duas novas parcerias de peso: a Aliança Empreendedora, que poderá expandir seus programas de capacitação e advocacy em prol de microempreendedores(as); e a Pretahub, fortalecendo as atividades presenciais em suas duas unidades Casa Pretahub, em São Paulo (SP) e Cachoeira (BA), focadas na aceleração do empreendedorismo negro. Além delas, a Academia Assaí, iniciativa que já fazia parte do programa social da Companhia e referência em empreendedorismo, passa a fazer parte das ações do Instituto.

“O investimento social privado tem um papel fundamental no apoio às diferentes necessidades da sociedade. Por meio de ações que geram transformação, é possível oferecer oportunidades e contribuir com novos caminhos. Dessa forma, criamos o Instituto Assaí que mantém a tradição em investimento social da Companhia, incorporando programas de sucesso, como a Academia Assaí, e expandindo sua linha de trabalho em outras frentes. Assim, ampliaremos nossa atuação social e realizaremos os investimentos de forma ainda mais planejada e estruturada, ampliando o impacto do Assaí na vida das pessoas”, avalia Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

Dentro de cada um dos três eixos de atuação, as ações do Instituto Assaí terão como diretriz a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com os compromissos de fome zero, agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis, trabalho decente e crescimento econômico e saúde e bem-estar.

Frentes de atuação

As três frentes de atuação do Instituto Assaí estão baseadas no histórico de ações sociais já realizadas pela Companhia. É o caso de programas consolidados, como a Academia Assaí, que já desenvolveu e capacitou micro e pequenos empreendedores(as), com mais de 28 mil certificados emitidos ao longo de 5 anos. Além de iniciativas recorrentes do Assaí, como a doação de alimentos (entre 2020 e 2022, foram doadas mais 4 mil toneladas de alimentos, considerando o aporte direto da Companhia e, também, de suas campanhas de arrecadação com clientes), além de patrocínios a eventos esportivos com propósito social, como a Taça das Favelas, desde 2019.

Recentemente, o Assaí também foi o primeiro atacadista a anunciar sua adesão ao Pacto 15por15, da organização Ação da Cidadania, que atua no combate à fome no Brasil. Como compromisso, a Companhia anunciou o atendimento de 15 novas organizações da sociedade civil por mês, de agosto até dezembro deste ano, com a doação de frutas, legumes e verduras excedentes da operação.

Com o lançamento do Instituto Assaí, cada uma das três frentes consolida os objetivos principais que irão nortear a execução dos projetos. Esta estrutura será desenvolvida em linha com uma visão programática inicial com metas para até 2025. No pilar de Empreendedorismo, o foco será o fomento a iniciativas voltadas para o setor de alimentos – potencializando atuações como a da Academia Assaí. Para o programa de Esportes, o fortalecimento a pequenas instituições promotoras de atividades esportivas será o direcionador das ações sociais, enquanto na agenda de Alimentação, o combate à insegurança alimentar e nutricional, por meio da transferência de renda e alimentos, reforça a atuação do Assaí na área.

Processo de criação do Instituto

A proposta para a criação do Instituto Assaí foi realizada por meio de um processo colaborativo e de co-criação. Ao longo de quase dois anos de desenvolvimento, foram realizadas etapas como pesquisa e diagnóstico, que incluíram entrevistas com 30 especialistas das três frentes de atuação, assim como uma avaliação do mercado a partir de empresas de porte semelhante. Outras etapas contemplaram quatro workshops colaborativos com 21 colaboradores(as) do Assaí de 11 áreas diferentes da Companhia. O resultado foi o planejamento estratégico do Instituto com a sua visão para até 2025.

“O propósito do Instituto está totalmente conectado ao do Assaí – afinal, a empresa está em plena expansão, ampliando sua presença em território nacional e chegando, anualmente, a mais cidades e regiões brasileiras. Nosso objetivo é que o crescimento do Assaí seja também o crescimento das pessoas que trabalham na empresa e das regiões ao nosso redor. Por onde passamos, temos como desafio levar, além de renda e emprego a milhares de famílias, cada vez mais oportunidades e prosperidade. E o Instituto é a materialização desse compromisso”, conclui Sandra.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com mais de 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal. Possui mais de 60 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence por 7 anos consecutivos); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também recebeu pelo 2º ano consecutivo o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e tornou-se uma empresa certificada com o selo Great Place to Work. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

Sobre o Instituto Assaí Atacadista

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das iniciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto.

Continue Lendo

Negócios

Médicos orientam como praticar exercícios físicos de forma segura; assista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prática de exercícios físicos traz inúmeras vantagens para a saúde e deve começar desde cedo. Mas, para que somente os benefícios apareçam, é preciso adotar cuidados para evitar lesões e outros problemas de saúde. “Como praticar exercícios físicos de forma segura” é o tema do episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.

A apresentadora Linda Carvalho conversou com o ortopedista Ruy Gouveia e com o neurocirurgião Christian Diniz. Eles falaram sobre os benefícios dos exercícios na prevenção e tratamento de doenças, os cuidados que se deve adotar ao praticá-los, a importância do acompanhamento de um profissional de educação física, por que fazer os exames com o cardiologista antes de começar a treinar e os riscos que se corre quando tudo isso é negligenciado.

ONDE MORA O PERIGO

Os médicos explicaram que o cuidado deve ser o mesmo, independentemente de o exercício ser de baixo ou alto impacto. Um movimento inadequado ou uma postura errada pode causar danos graves em qualquer uma das situações.

O ortopedista Ruy Gouveia alertou que, muitas vezes, o risco ocorre porque as pessoas colocam a estética à frente da saúde. Um problema comum observado na musculação é o uso de uma carga maior do que o corpo está preparado para receber. As pessoas optam pelo peso em detrimento da boa execução. As consequências podem ser graves. “Quantas vezes a gente não pega um bíceps que se rompe por excesso de força?”, comentou Ruy Gouveia.

Outro erro comum cometido pelas pessoas é não usar os equipamentos de proteção. No caso do ciclismo, por exemplo, quando a distância é pequena, muitas vezes o capacete é dispensado. E é aí onde mora o perigo. “Atividade de ciclismo: proteção!”, enfatizou Christian Diniz. “Capacete é obrigatório para o Sistema Nervoso Central”, disse.

ASSISTA E COMPARTILHE

O videocast “Sem Contraindicação” é produzido pela equipe de Comunincação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda semana, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa. Por esse canal, é possível interagir com a equipe responsável pela produção, enviando comentários e sugestões para o “Sem Contraindicação”.

Continue Lendo

Negócios

PB registra mais de 40 mil tentativas de fraudes em compras on-line em 2023; saiba sobre extorsão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um levantamento coloca a Paraíba e o Nordeste em destaque dentro de um cenário nada agradável. De acordo com o Mapa da Fraude, relatório da Clear Sale, a região foi a que apresentou os índices mais altos relacionados a tentativas de fraudes no Brasil em compras on-line. Foram cerca de 43 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

O dado considerou apenas os pagamentos realizados via cartão de crédito no setor de e-commerce. O estado da Paraíba, diante dos nove estados da região, aparece em quinto. Dos 3,2 milhões de pedidos on-line, mais de 40,6 mil foram de tentativas de fraudes. Isso representa 1,3% do montante. As tentativas de somaram 42,9 milhões chamando atenção, inclusive, para o ticket médio das tentativas, que é de R$1.056,79.

O advogado criminalista, Gustavo Botto explica o que é a extorsão e extorsão digital:

-Extorsão é um crime que envolve coagir alguém a fazer algo contra sua vontade (como entregar dinheiro ou bens) através de ameaças, violência ou constrangimento. No Brasil, a extorsão está prevista no artigo 158 do Código Penal.

PENALIDADES

As penalidades podem variar de quatro a dez anos de reclusão, além de multa. Se a extorsão resultar em lesão corporal grave ou morte, as penas são ainda mais severas.

-EXTORSÃO DIGITAL

Extorsão digital ou cibercrime de extorsão ocorre quando criminosos utilizam tecnologia para coagir suas vítimas a fazer pagamentos ou conceder outros benefícios sob a ameaça de divulgar dados sensíveis, danificar reputações ou destruir dados digitais. Um exemplo comum é o ransomware, que envolve a criptografia de dados da vítima com exigência de pagamento para o desbloqueio.

PENALIDADES

As penalidades para extorsão digital podem variar de acordo com a legislação local e o tipo específico de crime cometido. No Brasil, crimes cibernéticos podem ser enquadrados em diferentes artigos do Código Penal, incluindo os que tratam de extorsão, dano e violação de direitos autorais, com penas que variam em severidade.

COMO IDENTIFICAR

A extorsão digital pode ser identificada por mensagens ou e-mails exigindo pagamentos em troca de não divulgar informações pessoais, não publicar conteúdo sensível ou não destruir dados. Alertas falsos de segurança ou mensagens que afirmam que seu sistema está infectado podem ser tentativas de extorsão.

ORIENTAÇÕES

Se você identificar uma tentativa de extorsão digital, é importante não pagar o resgate exigido, pois isso pode encorajar os criminosos. Além disso, deve-se reportar o incidente às autoridades competentes, como a polícia e organismos especializados em crimes cibernéticos. Preservar evidências, como e-mails ou mensagens, também é crucial.

PREVINA-SE

Para prevenir crimes econômicos, incluindo fraudes e extorsão, é importante adotar práticas de segurança robustas, como usar software antivírus atualizado, ter backups regulares de dados importantes e educar-se sobre os tipos comuns de fraudes e golpes. Além disso, é crucial verificar a autenticidade de solicitações de pagamento ou informações pessoais e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

ANÁLISE DO AUMENTO DE RANSOMWARE E EXTORSÃO

O aumento significativo nos incidentes de ransomware e extorsão digital pode ser atribuído a vários fatores, incluindo a crescente digitalização das atividades econômicas e sociais, que amplia a superfície de ataque para criminosos. A pandemia de COVID-19 também acelerou o trabalho remoto, muitas vezes sem as devidas medidas de segurança. Esse cenário destaca a necessidade urgente de melhorar as práticas de segurança digital, tanto em nível individual quanto empresarial, para enfrentar essas ameaças crescentes.

Categorias mais fraudadas

De celular a itens esportivos, nenhuma categoria está imune às ações dos fraudadores. Veja aqui quais foram as 10 categorias que mais sofreram com as tentativas de fraude em 2023.

1-Celular: 228, 1 mi
2-Telecon: 221, 6 mi
3-Beleza: 208,2 mi

Continue Lendo

Negócios

Booking.com destaca a capital paraibana como um dos destinos para apreciar a tranquilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um mundo cada vez mais acelerado, a busca por tranquilidade e silêncio tem se tornado uma tendência entre os viajantes. Segundo um levantamento realizado pela Booking.com, mais da metade (59%) dos turistas brasileiros deseja viajar este ano para dar uma pausa e, ainda, 53% pretendem reservar um tempo para a mente. A pesquisa da plataforma destacou a capital paraibana, João Pessoa, como um dos quatro destinos mais procurados pelos viajantes para aproveitarem momentos de tranquilidade.

A pesquisa foi realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Os critérios para participação incluíam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ter planos de viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ressaltou que a capital da Paraíba tem se destacado como um dos destinos turísticos mais atraentes do Brasil, graças à sua hospitalidade e tranquilidade. “A cidade tem atraído muitas pessoas que escolhem não apenas visitar, mas também fazer dela seu lar. A capital oferece aos seus habitantes e visitantes a oportunidade de apreciar os pequenos prazeres da vida, como caminhar na areia e mergulhar em um mar de tons esverdeados. A hospitalidade do nosso povo é conhecida em todo o país, tornando a estadia dos visitantes ainda mais agradável. Além disso, a cidade é abençoada com paisagens ricas e deslumbrantes”, comentou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, atestou a beleza e a tranquilidade da Paraíba. “Nossa capital é um santuário de paz e serenidade, onde a vida é vivida em um ritmo mais calmo e cada momento é valorizado. É gratificante saber que os turistas estão buscando cada vez mais a nossa região para suas viagens”, pontuou.

Continue Lendo