Nos acompanhe

Paraíba

INEDITISMO: nova formação do Conselho Superior da DPE tem maioria feminina

Publicado

em

Tomaram posse nesta sexta-feira (9) os novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). Os cinco eleitos pela categoria foram alçados ao cargo de conselheiro e conselheiras da instituição no biênio 2022/2024, para exercer atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição. Esta é a primeira vez na história da DPE-PB, que o Conselho é formado majoritariamente por mulheres.

Foram empossadas as defensoras públicas Waldelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues, Maria de Fátima de Sousa Dantas, Monaliza Maelly Fernandes Montinegro, Ryveka Campos Martins Bronzeado e o defensor reeleito para o cargo, Enriquimar Dutra da Silva.

Entre os cinco defensores suplentes mais votados, compareceram à sessão solene para tomar posse o atual corregedor geral, José Alípio Bezerra de Melo, e Lucas Soares Aguiar. Carlos Antônio Albino de Morais, André Luiz Pessoa de Carvalho e Berthezene Barros da Cunha Martins não participaram da sessão.

Único defensor a fazer parte de todas as composições do Conselho desde 2012, seja como defensor eleito, seja ocupando cargos com assentos garantidos no Conselho, o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, ressaltou que ser conselheiro não é um privilégio, mas um defensor como qualquer outro com responsabilidades a mais. Ao longo da sua trajetória como conselheiro, o DPG disse que constatou a elevação do nível do Conselho, que hoje tem resoluções mais técnicas e diretas.

“Peço àqueles que chegam para que dominem o regimento do órgão, os deveres e os direitos do cargo, e peço a responsabilidade com as propostas e os temas levados à discussão e análise, para que sejam, sobretudo, exequíveis e dentro dos princípio da administração pública”, pontuou.

A subdefensora Madalena Abrantes ressaltou o caráter plural do órgão e a chegada de mais mulheres ao Conselho. “Essa casa é uma casa de igualdade e ficamos felizes em constatar que dentro da Defensoria homens também votam em mulheres. O Conselho é um órgão de consenso, é o colegiado onde são tomadas as decisões em prol de todos nós. As mulheres que chegam para compor o colegiado são todas guerreiras e valorosas para a Defensoria. Darão importante contribuição ao crescimento da instituição”, ressaltou Madalena.

Da primeira formação do Conselho, em 2012, até agora, apenas três mulheres haviam sido eleitas para o colegiado (uma delas reeleita) e em diferentes biênios.

Representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Wilson Filho parabenizou os eleitos e aproveitou a solenidade para, mais uma vez, se colocar à disposição da instituição. “Venho renovar o meu compromisso com a Defensoria. A instituição avança a passos largos para o momento novo que a sociedade espera dos senhores. O trabalho, a missão e serviço que os senhores prestam a sociedade é muito importante, que é ajudar a quem mais precisa nos momentos de maior dificuldade e os senhores o fazem de forma muito impressionante”, disse o deputado, que é líder do Governo na ALPB.

BOAS-VINDAS – Coube ao defensor público reeleito para o cargo, Enriquimar Dutra, dar as boas-vindas à novas conselheiras. “Com paciência, retidão, firmeza e serenidade as novas conselheiras mostraram  ao longo da suas vidas serem fiéis cumpridoras dos seus deveres, da nobre missão que exercem. As virtudes exigidas  para o desempenho da função de conselheiro (a) estão bem retratadas ao longo das suas vidas e sedimentadas na experiência profissional de cada uma, o que certamente permitirá a este Conselho ter, na sua história, uma extraordinária dimensão do biênio que se inicia”, disse.

Mais votada na eleição, a defensora Waldelita Cunha fez um chamamento a todos os membros para que o trabalho seja feito em unidade. “Através do diálogo, união e respeito, as diferentes opiniões e posições contribuirão para uma Defensoria forte. Sem isso, não vamos a lugar nenhum. Espero que o biênio seja produtivo e o Conselho harmônico, independente, equilibrado e sereno, prevalecendo o bom senso do desempenho das nossas funções normativas e deliberativas, visando o bem maior”, discursou.

Monaliza Montinegro prometeu trabalhar incansavelmente, com seriedade e firmeza na busca de soluções para o crescimento da instituição. “Vou atuar na esperança de nos aproximarmos cada vez mais de um modelo de instituição que espelhe no povo paraibano a sua casa; para que a valorização da instituição configure a efetivação de direitos das pessoas vulnerabilizadas; que a nossa equiparação seja finalmente reconhecida como uma conquista democrática, como forma de concretização de um acesso à justiça amplo, pois somente com uma Defensoria forte e firme, com autonomia de fato – e  não apenas de direito – que o povo da Paraíba poderá materializar a democracia e ter a ampla participação na esfera pública”, disse.

Retornando ao Conselho após quatro anos (ela foi eleita no biênio 2016/2018), Riveka Bronzeado disse se sentir muito honrada com sua quarta quarta eleição, sendo duas como titular e duas como suplente. “Estou retornando para reafirmar o meu compromisso com a minha instituição. A Defensoria para mim é prioridade e eu sempre mantive esse compromisso com todos os colegas. Estou aqui para dar unidade e o meu único objetivo é lutar pelo crescimento da instituição”, disse.

A defensora Fátima Dantas também manifestou grande emoção em voltar ao Conselho Superior. Ela foi eleita primeira suplente em 2012. “Sei da minha responsabilidade quero agradecer aos defensores que sufragaram o meu nome. A responsabilidade é grande, eu sempre estive nas lutas da Defensoria, independente de cargo, e espero, nessa gestão, dar o melhor de mim. Fico feliz por estar voltando em um momento melhor da Defensoria, com um orçamento maior, espero que eu possa realizar muita coisa e dar orgulho aos defensores que confiaram em mim”, disse.

O corregedor Alípio Bezerra, eleito primeiro suplente, e Fábio Liberalino, presidente da Associação Paraibana de Defensores e Defensoras Públicas (APDP), também fizeram uso da palavra, agradecendo o trabalho dos antecessores e desejando sorte aos novos conselheiros (as). A ouvidora geral da DPE, Céu Palmeira, também compôs a mesa da sessão solene.

Continue Lendo

Paraíba

Impasse: presidente do PT vê prejuízo à sigla com indecisão e desistências de pré-candidatos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT em João Pessoa, Marcos Túlio, revelou nesta sexta-feira (10/05) que já tem pré-candidato na cidade desistindo da disputa por conta da indefinição do partido a respeito do pleito.

Para o dirigente, o impasse sobre o posicionamento da sigla na chapa majoritária das eleições causa prejuízo ao partido devido ao tempo que sobra para se trabalhar em determinado projeto.

“Tem pré-candidatura já desistindo. A cada semana que essa questão se adia sem previsão de resolução, isso vai causando prejuízo não só na chapa proporcional. Independente da decisão que for tomada, se for candidatura própria, causa prejuízo porque a gente já poderia estar trabalhando nisso há 60 dias e se for aliança a mesma forma, porque à medida que você cria possibilidade de anunciar uma aliança e essa se consolida às vésperas das convenções… de que forma isso vai ser benéfico ao partido?! Fica cada vez mais difícil de se construir algo concreto que venha fortalecer a partir dessa decisão que se adia cada vez mais”, declarou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

Marcos também falou sobre as reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla realizadas esta semana. Segundo ele, João Pessoa não foi tema de discussão das oitivas e que a decisão poderá ser tomada no fim do mês com encontro do diretório nacional.

“Eu não sei porque estão colocando essas informações de forma tão assoldada, porque não está na pauta. João Pessoa não está na pauta. O que está tendo são reuniões do GTE nacional para tratar de 200 cidades, não tem uma reunião específica marcada para tratar de João Pessoa. A informação que eu tenho é que no final do mês vai ter uma reunião do diretório nacional, aí sim, a reunião vai entrar na pauta João Pessoa, Curitiba, Rio e Recife, que foram as quatro capitais que a direção nacional chamou para si de forma muito objetiva”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Sigo Romero na decisão que ele tomar”, diz Tovar após vazamento de áudio polêmico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual campinense Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (10/05) que seguirá o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD/Podemos), tome ele a decisão que tomar em se tratando ao destino político que trilhará em relação às Eleições 2024.

Sigo Romero na decisão que ele tomar“, enfatizou Tovar.

A declaração do parlamentar veio após vazamento de um áudio através do qual Tovar teria, supostamente, revelado que a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em 2022, teria sido “fabricada” e que Romero teria prejudicado o grupo de oposição.

O áudio de Tovar teria sido gravado ainda durante o período de campanha eleitoral para Governo do Estado, em 2022 e, segundo ele, estaria editada e fora de contexto.

Confira o áudio:

Tovar Correia Lima, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), disse que o áudio estaria cortado e alterado de modo a dar “uma conotação diferenciada do que está acontecendo“.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (10/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Audiência do Orçamento Democrático em Cajazeiras levará ações e obras à região

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) visita, nesta sexta-feira (10/05), o município de Cajazeiras, localizado no Sertão paraibano, onde inaugura obras nas áreas de infraestrutura e educação e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático Estadual.

A agenda conta com diversas entregas de ações e obras em vários municípios e localidades da região, como em Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas e Cajazeiras.

O Orçamento Democrático Estadual é um canal de participação cidadã, onde os residentes do Estado são convidados a colaborar com o governo na definição das prioridades de investimento público.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Administração, Tibério Limeira (PSB), ressaltou os investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento do Sertão.

“São diversas cidades fazendo as entregas, fortalecendo esse laço do governo com a população e mostrando o volume de trabalho que esse governo tem aqui na região de Cajazeiras”, disse.

Confira:

Continue Lendo