Nos acompanhe

Paraíba

PMJP autoriza e bairros Ilha do Bispo e Timbó terão 100% das luminárias em LED

Publicado

em

Os bairros da Ilha do Bispo e do Timbó serão os próximos a contar com iluminação 100% em LED na Capital. A troca das luminárias começou na manhã desta terça-feira (13), logo após o prefeito Cícero Lucena assinar a ordem de serviço em solenidades realizadas nas duas localidades. Com o ato chega a 11 o número de bairros beneficiados.

“Sempre disse que não seria prefeito apenas da Orla, mas de toda João Pessoa. Esta é mais uma ação neste sentido, que leva qualidade para a rotina das pessoas, garante segurança e melhor visibilidade para mobilidade à noite. Este é o caminho para fazer de João Pessoa uma cidade mais justa, humana e solidária”, afirmou o Cícero Lucena.

No total serão instaladas cerca de 350 novas lâmpadas, sendo 200 na Ilha do Bispo e cerca de 150 no Timbó. As luminárias emitem luz branca, que traz mais claridade à noite e consome menos energia elétrica, exigindo menos das fontes energéticas e reduzindo a conta para o dinheiro público.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, a substituição vai ocorrer de forma concomitante em ambas as localidades. “A orientação do prefeito é que façamos a troca completa no bairro, e não apenas nos corredores, e aqui a nossa expectativa é que em 15 dias o serviço esteja finalizado”, afirmou.

Os moradores do bairro ficaram satisfeitos com a novidade, principalmente por questão de segurança. “A Ilha do Bispo é muito esquecida e isso aqui vai ser muito bom pra nós. A gente sofre muito com a falta de segurança e acho que a claridade vai diminuir nosso medo de andar na rua”, previu a dona de casa Luciene Bernardino.

A Prefeitura já trocou toda a iluminação por LED nos bairros João Agripino, Jardim Luna, Brisamar, Miramar e Seixas. A troca está em andamento na Cidade dos Colibris, Cruz das Armas, Jaguaribe e no bairro São José.

Educação – Na Ilha do Bispo a ordem de serviço foi assinada na Escola José Peregrino de Carvalho. Na ocasião o prefeito Cícero Lucena anunciou para o mês de outubro o início das obras de reestruturação da unidade. O gestor ainda visitou os estudantes do 4° e 5° ano, anunciando a entrega dos tablets para os alunos da escola.

Participaram do evento os vereadores Dr. Luís Flávio, Marcelo da Torre e Bruno Farias, o secretário executivo da Infraestrutura, Luciano Pereira; entre outros auxiliares da gestão municipal.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Divergências na Cúpula Nacional do PT leva legenda a adiar mais uma vez decisão sobre João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de divergências, até o momento consideradas intransponíveis, levou a Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) a adiar mais uma vez a decisão final sobre os rumos da sigla, em João Pessoa, nesta segunda-feira (20/05).

O adiamento foi definido na manhã desta segunda-feira (20/05), após vários outros adiamentos impostos pela Cúpula Nacional petista.

A reunião realizada na quinta-feira (16/05), foi marcada por climão, discussões e tendência à candidatura própria na Capital paraibana nas Eleições 2024 e foi realizada de modo online.

Estatuto

De acordo com informações, o próprio GTE teria ignorado o Estatuto da legenda e, mesmo após desistência pública do deputado estadual Luciano Cartaxo em relação à disputa interna para definir o nome do partido a disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ainda o estaria considerando no páreo, fato que teria irritado a também deputada estadual Cida Ramos que seria o único nome legitimamente posto à espera da definição de uma candidatura própria da sigla.

Durante a reunião, o ponto vencido foi o de apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), indicando assim, a tendência de lançamento de uma candidatura própria na corrida eleitoral pessoense.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo

Paraíba

Edital do Programa Mais Médicos é publicado para contratação de novos profissionais na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Saúde (MS) publicou o edital do Programa Mais Médicos para o Brasil para renovar as vagas disponíveis, principalmente devido à conclusão dos programas de residência médica pelos profissionais. Em todo o Brasil, há 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios. Nesta etapa, os gestores municipais e do Distrito Federal devem indicar, de 16 a 22 de maio, quantas vagas pretendem preencher em cada localidade, do total autorizado pelo edital. Na Paraíba, há 60 vagas distribuídas em 41 municípios. Após a validação das vagas pelos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamado aos profissionais.

Clique aqui e confira o quadro de vagas

Além da reposição, estão previstas 66 novas vagas para populações quilombolas, que vivem em assentamentos rurais, em reservas extrativistas, e população ribeirinha para garantir o acesso à saúde nessas regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.

“Este é um edital importante para a confirmação da disponibilidade de vagas por parte dos municípios que já fazem parte do programa. E é um passo fundamental para que possamos depois dar sequência no chamamento de médicos e com isso efetivar vagas que tiveram eventuais saídas, mas principalmente manter esse quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos”, destaca o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Mais de 25% das vagas concentradas em regiões de muito alta e alta vulnerabilidade

Para atender as regiões que mais precisam, o Programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, tais como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais.

Neste edital, 11,7% das vagas foram destinadas às regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para as áreas de alta vulnerabilidade social – 572 vagas aos municípios de extrema pobreza, considerados de alta e muito alta vulnerabilidade.

Acesse o edital e o cronograma desta etapa

Coparticipação

O Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi ampliado por meio da modalidade de coparticipação de estados e municípios. Nessa forma de contratação é descontado o valor da bolsa-formação (R$12.386,50) do médico do município no Piso de Atenção Primária, garantindo maior agilidade na reposição do profissional. O custeio dos auxílios moradia e alimentação ao médico permanece sob responsabilidade do município.

Neste edital, são 158 vagas em 107 municípios de muito alta vulnerabilidade que anteriormente atuavam na modalidade de coparticipação, com bolsas custeadas 100% pelo governo federal, garantindo maior permanência nessas localidades.

Continue Lendo

Paraíba

Senado deve votar esta semana urgência para votação do projeto da desoneração da folha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Senado Federal poderá votar nesta terça-feira (21/05) a urgência para a votação do projeto que trata da reoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para os municípios.

De autoria do senador Efraim Filho (União Brasil), a desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

Na última sexta-feira (17/05), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias os efeitos da sua decisão liminar (provisória) que barrou a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia.

Na prática, a desoneração da folha de pagamento fica mantida pelos 60 dias, até que seja efetivada a solução de consenso.

“Fique ligado e vamos acompanhar essa pauta tão importante, que gera mais empregos e mantém a redução de impostos para quem empreende”, ressaltou Efraim em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo