Nos acompanhe

Paraíba

Em João Pessoa: ‘Marcha Para Jesus’ acontece neste sábado

Publicado

em

A Marcha Para Jesus de João Pessoa acontece neste sábado, dia 12 de novembro. A concentração será na Praça da Independência, a partir das 14 horas, e em um palco montado no Busto de Tamandaré acontecerá apresentações locais e nacionais.

De acordo com a organização do evento, todas as igrejas evangélicas foram convidadas e centenas de templos estarão representados na Marcha que deve contar com a participação de milhares de pessoas. Quatro trios elétricos serão usados no evento.

Autor e intérprete de louvores que embalam a adoração em igrejas há décadas, o cantor David Quinlan é uma das atrações confirmadas. Ele deve fazer uma apresentação na dispersão dos trios elétricos, no palco montado no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

Leomir do Ide, cantor que tem dedicado sua carreira à música cristã com ritmos baianos também confirmou participação no evento. Ele é um dos músicos mais requisitados em cultos jovens e conferências regionais.

O grupo Louvor Nas Varandas, que ficou conhecido na Paraíba por tocar louvores nas ruas da Capital durante a pandemia, no período em que os templos religiosos ficaram fechados também já confirmou presença, além do Cidade Viva Music, Louvor da Sara Nossa Terra e IBM (Igreja Batista de Miramar), além do cantor Alex Filho.

Outra atração será o Grupo Rugido do Leão, grupo de louvor que usa tambores e tem percorrido o Nordeste em diferentes apresentações.

Organizada pela Associação de Pastores Evangélicos do Setor Oeste da Capital (APESOC), a Marcha para Jesus de João Pessoa vai reunir fiéis de diferentes igrejas da Capital e se prepara para ser o maior evento evangélico da Capital da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba terá 89 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Na Paraíba, foram definidos 89 locais de aplicação e 1501 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

A Uninassau, em João Pessoa, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 4.288. No total, 43.847 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Consulta aos locais de prova

Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas em todos os estados do Brasil

A realização do CNPU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.

O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.

Os 228 municípios que receberão o CNPU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.Na região Nordeste, o Concurso Nacional será aplicado em em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Continue Lendo

Paraíba

Procura para instalação gratuita de parabólica digital tem baixa procura em 29 municípios da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, já chegou ao marco de 2,5 milhões de kits instalados gratuitamente em residências de todo país. Essa tecnologia garante aos beneficiários que atualmente assistem à TV via satélite pelo sinal analógico, acompanhem pelo sinal digital com melhor qualidade de som e imagem e com uma variedade de mais de 80 canais, incluindo programações locais em diversas regiões do Brasil.

Mais de 1,6 milhão de instalações foram realizadas na região Nordeste. Apesar desses números significativos, em várias cidades brasileiras, a população não tem atendido aos convites da Siga Antenado para agendar e instalar os equipamentos e, assim, não ficar sem assistir à TV quando o sinal analógico for completamente desligado.

Na Paraíba, mais de 82 mil famílias já estão experimentando uma melhor experiência televisiva. O agendamento está sendo liberado em fases nas cidades e, até o momento, a previsão é atender mais de 92 mil lares. A Siga Antenado está com agendamento aberto em 83 municípios, mas, em 29 deles, o percentual de instalação ainda está abaixo do esperado pela entidade, sendo importante a atenção da população para não correr o risco de ficar sem acesso aos canais de televisão.

Os 29 municípios com agendamento aberto e que tiveram menor adesão são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Campina Grande, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Gurinhém, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa Seca, Mamanguape, Mari, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. Os moradores desses municípios devem ficar atentos e entrar em contato com a Siga Antenado através dos canais disponibilizados de forma mais breve possível.

Os pré-requisitos para receber o benefício é estar inscrito em algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional em pleno funcionamento. Para conferir se tem direito e fazer o agendamento, basta acessar o site www.sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Continue Lendo

Paraíba

Circulador Cultural apresenta Freetozz e Parahyba Ska Jazz Foundation neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa, recebe, neste domingo (28), o projeto Circulador Cultural que homenageia o Dia Internacional do Jazz, lembrado em 30 de abril, e apresenta o grupo Freetozz, o cantor e compositor Helinho Medeiros e a banda Parahyba Ska Jazz Foundation. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), tem início a partir das 16h e é aberto ao público.

“A Casa da Pólvora tem se tornado um ambiente muito favorável às culturas criativas mais experimentais, ligadas às gerações mais jovens, sobretudo, à juventude universitária. Por isso, sempre privilegiamos os shows da Casa da Pólvora, grupos e bandas na linha experimental, de criação das identidades culturais e musicais. Este é o segundo ano que organizamos a homenagem ao Dia Internacional do Jazz”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O diretor ressalta que a Fundação também tem ocupado muito a Casa da Pólvora com os editais, apresentando artistas novos, de extrema criatividade na área de literatura, performance de dança, teatro e nas artes plásticas.

“É com muita alegria que realizamos este evento porque cria, na cidade de João Pessoa, uma referência desse estilo musical e garante, nas tardes de domingo, uma excelente fruição artística e estética por parte do nosso público”, observa.

O diretor garante ainda que, quem for à Casa da Pólvora neste domingo, vai poder celebrar um momento único da cultura musical local. “Temos uma variedade de estilos e performances musicais com talentos artísticos de extrema qualidade. O Circulador Cultural é uma ferramenta que utilizamos também para isso, dinamizar e valorizar os nossos artistas”, pontua.

Freetozz – O Freetozz é o primeiro a subir ao palco. Suas canções instrumentais unem elementos da música brasileira com ritmos da tradição oral como maracatu, ciranda, baião, frevo, afoxé e caboclinhos à liberdade da experimentação do jazz e da psicodelia.

A banda é formada por Rodrigo Marques no sax tenor, soprano e flautas; Uirá Garcia na guitarra; Cleanto Neto no contrabaixo e Rodrigo Amaral na bateria e percussão.

O show da Freetozz terá a participação especial do sanfoneiro, pianista, produtor e compositor Helinho Medeiros. Durante sua carreira, ele tem atuado no cenário artístico brasileiro e internacional, tocando com diversos grupos e artistas, percorrendo Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe.

Seu primeiro álbum intitulado ‘Véu da Aurora’, com participação de Chico César, Oswaldinho do Acordeon, Titá Moura, Uaná Barreto, Guegué Medeiros, Xisto Medeiros e Julian Sanchez, tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.

Parahyba – A banda Parahyba Ska Jazz Foundation foi criada em 2014 com o intuito de fazer algo diferente no cenário musical paraibano, bebendo da fonte jamaicana do ska e da essência do jazz. Com um naipe de metais cheio de frases fortes e uma cozinha consistente e marcante, o grupo instrumental se destaca também pelos improvisos que permeiam as músicas.

No repertório estão músicas autorais e grandes clássicos, sempre realizando uma mistura dos ritmos jamaicanos e nordestinos com a pegada ‘ska-jazz’, o que resulta num som cheio de energia e vibração dançante que contagia o público durante os shows.

O grupo é formado por Francisco Vasconcelos na bateria, Everton Cavalcante no contrabaixo, Alysson Jorge na guitarra, Alysson Ramalho no trompete, Sandro Rodrigo no trombone, Rodrigo Marques no saxofone e Adrielly no teclado.

Em 2020 o grupo lançou alguns singles e videoclipes e agora se prepara para lançar seu primeiro álbum completo com músicas autorais.

Data – Celebrado pela primeira vez em 2012, o Dia Internacional do Jazz tem o objetivo de lembrar a importância do gênero musical, bem como a sua contribuição na promoção da cultura afrodescendente e na luta pela liberdade e abolição da escravatura. A data foi criada pela Unesco e anunciada pelo seu embaixador da Boa Vontade e pianista Herbie Hancock.

No dia 30 de abril será comemorado o Dia Internacional do Jazz e João Pessoa não ficará de fora, celebrando pela segunda vez esse gênero mundialmente famoso, que já possui mais de 120 anos de história, através de uma ação integrada que acontece no mundo inteiro.

Confira imagens:

Continue Lendo