Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande divulga novidades para o Natal Iluminado 2022

Publicado

em

A menos de uma semana para o lançamento do Natal Iluminado 2022, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), divulgou os conceitos por trás dos nomes escolhidos para as quatro estações, locais onde ocorrerão os momentos especiais da edição deste ano. A programação cultural completa da abertura também foi apresentada.

Visando não apenas o tradicional local onde ocorrem os festejos natalinos, que é o Açude Velho, neste ano teremos a Estação Itinerante Estrela de Belém. O nome faz alusão à luz que guiou os Reis Magos até o local exato onde estaria o Messias. Ela simboliza o caminho, o percurso, por isso ela faz referência aos locais onde o Natal será levado, a exemplo dos distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Nesses pontos, mensagens de boas novas, brilho, luzes, festa, artistas mambembes e trupes natalinas serão garantidos.

Ainda neste aspecto de descentralização, o Teatro Municipal Severino Cabral volta a receber a programação natalina. Intitulado de Estação Reis Magos, o Teatro entra na simbologia daqueles de diferentes etnias que ofertaram presentes a Jesus: o ouro, em alusão à luz; a mirra, representando a imortalidade, e o incenso, relacionado à divindade. Lá, a arte chegará pela dança, música, teatralização, entre outras.

No Açude Velho, ponto turístico da Rainha da Borborema, duas serão as estações. A primeira: Estação das Luzes, que receberá pastoris, folguedos, grandes balés de repertório, e até apresentações da Filarmônica Epitácio Pessoa, representa alusivamente a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus.

A grande novidade, por sua vez, fica por conta da Estação Anjo da Anunciação. Esta ficará localizada dentro do Parque da Criança. A Estação homenageia o anúncio, vindo pelo anjo Gabriel, à Virgem Maria, de que ela seria a mãe de Jesus. As vozes serão o grande destaque da Anunciação, muito pelas apresentações de corais, quintetos e operetas.

Programação cultural

Além dos conceitos já apresentados, a programação também torna-se uma novidade para o Natal Iluminado 2022. Nela, cerca de 2 mil artistas se apresentarão. As escolhas ocorreram todas dentro do aspecto da natalização, ou seja, não deixando nossa cultura popular de lado, mas a ressignificando com características desta época do ano.

Entre esses artistas estarão a Fanfarra Ypuarana (de Lagoa Seca); a centenária Filarmônica Epitácio Pessoa; Fanfarra Simples Maefradon, de Alagoa Nova; o Grupo de Artes Sacras Cantarte, da Catedral de Campina Grande; o Coral da Imaculada Conceição e o Coral da Presbiteriana Renascer.

Com muitos corais, balés, grupos folclóricos, apresentações solos e das mais variadas conjunturas, muito da programação se deu também através de adesão espontânea, quando escolas, instituições de arte e grupos buscaram a Cultura para utilizar do espaço, que conta com a estrutura e visibilidade necessária para suas atividades artísticas de fim de ano.

Além destes, os grupos folclóricos, por exemplo, passaram por chamamento público, sendo contratados de forma legal através do edital 001/2022. Nele, os grupos foram credenciados e sinalizados para a contratação a depender da demanda da Secult.

O Papai Noel também teve sua contratação incluída no processo de licitação. As apresentações, que ocorrerão ao longo do mês de programação, prometem muita mágica e encantamento, no sentido de reforçar cada vez mais o sentimento de boas novas, tradicional do Natal.

A programação ocorre de 25 de novembro até 25 de dezembro. Nesta sexta-feira, dia da abertura, além do acendimento das luzes, as pessoas poderão assistir a um grande desfile, repleto de diversas linguagens artísticas, totalizando cerca de 200 artistas envolvidos. Trupes natalinas, artistas mambembe, pernas de pau, grupos folclóricos, balés e a grande Filarmônica Epitácio Pessoa, com convidados, já estão garantidos.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Cícero admite abandonar projeto para apoiar pastor Sérgio na disputa pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Coronel Sobreira (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), admitiu, nesta quinta-feira (22/02), a possibilidade de abandonar o projeto de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), migrar para o Partido Novo e apoiar o pastor Sérgio Queiroz, caso ele resolva entrar na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal nas Eleições 2024.

Sobreira adiantou que deverá participar da consulta interna na Cidade Viva e dirá “sim” à iniciativa da pré-candidatura de Queiroz a prefeito da Capital paraibana.

O MDB, na CMJP, conta atualmente com uma bancada formada, ao todo, por três vereadores que fazem parte da base aliada de Cícero: Coronel Sobreira, Marcelo da Torre e Mikika Leitão. Sobreira, no entanto, aparentemente por identidade religiosa, se mostrou eufórico com a possibilidade de ter um evangélico à frente da Administração Pública Municipal pessoense.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: MDB segue ‘sem rumo’ na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta quinta-feira (22/02) que o rumo da legenda com vistas às Eleições 2024 ainda não está definido.

Segundo Veneziano, não há uma data marcada, mas, uma reunião deve ser realizada até meados do próximo mês de março.

O senador assegurou, porém, que não há razão para precipitação.

Os comentários de Veneziano foram registrados no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

 

Obstáculo

O vereador Marcelo da Torre (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em entrevista recente, afirmou que tanto dele como os vereadores Mikika Leitão e Coronel Sobreira faziam coro junto à torcida dos que querem que o MDB permaneça ao lado da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia também: Emedebista ameaça deixar partido caso Veneziano não formalize apoio à reeleição de Cícero

Marcelo chegou a afirmar que caso o apoio político ao prefeito de João Pessoa não seja confirmado por Veneziano, uma “debandada” poderia ser registrada na legenda em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador apresenta Projeto de Lei para multar usuários de drogas em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador bolsonarista, Tarcísio Jardim (PL), apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê aplicação de multa aos usuários de drogas em João Pessoa, Capital paraibana.

O PL nº 1631/2024, apresentado na terça-feira (20/02), e que “Institui sanções administrativas a serem aplicadas pelo Município às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas, e dá outras providências” é, porém, similar ao apresentado no dia 29 de janeiro de 2024, pelo deputado estadual bolsonarista Wallber Virgolino (PL), que “Dispõe sobre as sanções administrativas aplicadas às pessoas que forem flagradas em áreas e logradouros públicos fazendo uso de drogas ilícitas em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no âmbito do Estado da Paraíba“.

As iniciativas, porém, são avaliadas por especialistas como inconstitucionais uma vez que a Lei de Drogas (11.343/2006) já trata a questão em âmbito federal, também em desfavor de “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar“, como diz o “Art. 28.“, prevendo, inclusive, multa, não cabendo, portanto, aos municípios legislar sobre o tema.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Tarcísio Jardim em 20 de fevereiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra do PL apresentado por Wallber Virgolino em 29 janeiro de 2024.

Clique aqui e confira a íntegra da Lei Federal em vigor desde 23 de agosto de 2006.

O vereador argumenta que a iniciativa é uma “tendência que já vem ao redor do país“.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo