Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande divulga novidades para o Natal Iluminado 2022

Publicado

em

A menos de uma semana para o lançamento do Natal Iluminado 2022, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), divulgou os conceitos por trás dos nomes escolhidos para as quatro estações, locais onde ocorrerão os momentos especiais da edição deste ano. A programação cultural completa da abertura também foi apresentada.

Visando não apenas o tradicional local onde ocorrem os festejos natalinos, que é o Açude Velho, neste ano teremos a Estação Itinerante Estrela de Belém. O nome faz alusão à luz que guiou os Reis Magos até o local exato onde estaria o Messias. Ela simboliza o caminho, o percurso, por isso ela faz referência aos locais onde o Natal será levado, a exemplo dos distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Nesses pontos, mensagens de boas novas, brilho, luzes, festa, artistas mambembes e trupes natalinas serão garantidos.

Ainda neste aspecto de descentralização, o Teatro Municipal Severino Cabral volta a receber a programação natalina. Intitulado de Estação Reis Magos, o Teatro entra na simbologia daqueles de diferentes etnias que ofertaram presentes a Jesus: o ouro, em alusão à luz; a mirra, representando a imortalidade, e o incenso, relacionado à divindade. Lá, a arte chegará pela dança, música, teatralização, entre outras.

No Açude Velho, ponto turístico da Rainha da Borborema, duas serão as estações. A primeira: Estação das Luzes, que receberá pastoris, folguedos, grandes balés de repertório, e até apresentações da Filarmônica Epitácio Pessoa, representa alusivamente a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus.

A grande novidade, por sua vez, fica por conta da Estação Anjo da Anunciação. Esta ficará localizada dentro do Parque da Criança. A Estação homenageia o anúncio, vindo pelo anjo Gabriel, à Virgem Maria, de que ela seria a mãe de Jesus. As vozes serão o grande destaque da Anunciação, muito pelas apresentações de corais, quintetos e operetas.

Programação cultural

Além dos conceitos já apresentados, a programação também torna-se uma novidade para o Natal Iluminado 2022. Nela, cerca de 2 mil artistas se apresentarão. As escolhas ocorreram todas dentro do aspecto da natalização, ou seja, não deixando nossa cultura popular de lado, mas a ressignificando com características desta época do ano.

Entre esses artistas estarão a Fanfarra Ypuarana (de Lagoa Seca); a centenária Filarmônica Epitácio Pessoa; Fanfarra Simples Maefradon, de Alagoa Nova; o Grupo de Artes Sacras Cantarte, da Catedral de Campina Grande; o Coral da Imaculada Conceição e o Coral da Presbiteriana Renascer.

Com muitos corais, balés, grupos folclóricos, apresentações solos e das mais variadas conjunturas, muito da programação se deu também através de adesão espontânea, quando escolas, instituições de arte e grupos buscaram a Cultura para utilizar do espaço, que conta com a estrutura e visibilidade necessária para suas atividades artísticas de fim de ano.

Além destes, os grupos folclóricos, por exemplo, passaram por chamamento público, sendo contratados de forma legal através do edital 001/2022. Nele, os grupos foram credenciados e sinalizados para a contratação a depender da demanda da Secult.

O Papai Noel também teve sua contratação incluída no processo de licitação. As apresentações, que ocorrerão ao longo do mês de programação, prometem muita mágica e encantamento, no sentido de reforçar cada vez mais o sentimento de boas novas, tradicional do Natal.

A programação ocorre de 25 de novembro até 25 de dezembro. Nesta sexta-feira, dia da abertura, além do acendimento das luzes, as pessoas poderão assistir a um grande desfile, repleto de diversas linguagens artísticas, totalizando cerca de 200 artistas envolvidos. Trupes natalinas, artistas mambembe, pernas de pau, grupos folclóricos, balés e a grande Filarmônica Epitácio Pessoa, com convidados, já estão garantidos.

Continue Lendo

Paraíba

Na Tribuna da Câmara, Cabo Gilberto cobra ações efetivas do Governo no combate ao crime na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) foi à Tribuna da Câmara Federal cobrar do Governo da Paraíba o cumprimento de promessas de campanha em relação à melhorias das condições de trabalho e salariais para os trabalhadores do setor da Segurança Pública paraibana e ao combate do aumento da criminalidade em território paraibano.

Cabo Gilberto afirmou durante o seu discurso que o governador João Azevêdo (PSB) “não atende o clamor da sociedade” e “fica fazendo cara de paisagem como se nada acontecesse” enquanto não honra as promessas que ele mesmo fez.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino passa a integrar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado estadual e atual primeiro suplente de deputado federal pelo Republicanos, Raniery Paulino, aceitou e já assumiu um cargo no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), em Brasília.

Raniery, que deve ser beneficiado com o cumprimento de um acordo feito com a cúpula do seu partido pouco antes das Eleições 2022, assumindo também o mandato na Câmara como deputado federal, revelou que a conquista do cargo junto ao Confea se deu por reconhecimento de seus esforços e não por indicação política, uma vez que sempre trabalhou muito em defesa dos integrantes de categorias como a da Engenharia.

Através das redes sociais, o guarabirense, que já está em Brasília dando expediente desde a segunda-feira (06/02), agradeceu ao Confea pela confiança depositada em seu trabalho e renovou, na mesma ocasião, a sua disposição para a construção de uma sociedade melhor.

“Obrigado a imprensa paraibana pelos inúmeros registros da nova missão que assumi. Agradeço ao Confea a confiança na minha força de trabalho. Sempre defendi a valorização das categorias profissionais, com CREA-PB [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba] firmamos muitas parcerias exitosas, como a Lei de minha autoria que instituiu o BIM (Building Information Modeling). Renovo minha disposição para construirmos uma sociedade melhor, especialmente para as futuras gerações”, disse Raniery.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura prepara operação especial de trânsito e transporte para abertura do Folia de Rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), preparou, para a próxima quinta-feira (09), quando acontece a abertura oficial do Folia de Rua, uma operação especial de trânsito e transporte. O objetivo é garantir a segurança viária, o disciplinamento do fluxo de veículos e os deslocamentos dos usuários de ônibus até o Ponto de Cem Réis, local onde ocorrerá o show da cantora Margareth Menezes.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, a partir das 17h, as equipes da Semob-JP já estarão posicionadas para organização do trânsito da região. “A indicação do prefeito Cícero Lucena é de que sigamos com nossos agentes de mobilidade em pontos estratégicos, trabalhando especialmente para o disciplinamento do fluxo e a segurança viária das pessoas. Orientamos aos foliões que caso façam uso de bebida alcoólica não dirijam e também respeitem as demais normas do CTB, a fim de evitarmos acidentes e vítimas”, ressaltou.

O esquema operacional do órgão de trânsito contará com o trabalho de 25 agentes de mobilidade, realizando bloqueios e desvios, além de orientações tanto aos pedestres quanto os condutores de veículos motorizados, indicando ainda os espaços reservados para taxistas, viaturas operacionais e administrativas.

Bloqueios e desvios – A partir das 17h será bloqueado o acesso a Praça 1817 (sentido Visconde de Pelotas) e a Praça João Pessoa. Nesta, a intervenção será necessária para concentração e deslocamento do Bloco Anjo Azul, que também será realizado na quinta-feira (09).

Estacionamentos reservados – Taxistas poderão estacionar em vagas nas seguintes ruas: Praça 1817 (sentido Avenida Padre Meira), Eliseu Cézar e Barão do Abiaí. Já as viaturas administrativas poderão estacionar na Praça 1817 (sentido Avenida Visconde de Pelotas) e as viaturas operacionais na Avenida Visconde de Pelotas.

Transporte público – Segundo a programação da Diretoria de Transportes da Semob-JP, haverá oferta de transporte público tanto para ir ao Ponto de Cem Réis quanto para retornar após o show. Para isso, 23 linhas permanecerão em circulação até o horário das 22h50. Destas, 16 continuarão até 00h, entre elas as circulares 1500 e 5100, além das 102, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 401, 504, 507, 510, 701, 602 e 104.

Vale ressaltar que após a 00h, ônibus extras serão colocados à disposição da população de acordo com a demanda. Caso a equipe de fiscalização observe a necessidade de reforço, o número de viagens poderá ser ampliado.

Confira imagem:

Continue Lendo