Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo lembra Dia Internacional dos PCDs com atividades inclusivas na praia de Intermares

Publicado

em

No dia 03 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu, durante todo o domingo (04), atividades de recreação e esportivas voltadas às pessoas com deficiência do municipal.

A iniciativa contou com a participação das Secretarias de Assistência Social (Semas); Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); e Turismo (Setur); em parceria com a Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social) e a Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência (Amapedec) e aconteceu na Praia de Intermares.

No local, foram ofertadas atividades inclusivas, com a prática de  surf, caiaque,jiu-jitsu, vôlei sentado handbike e stand-up paddle.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas e é um momento para a reflexão a respeito dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e das melhorias que devem ser feitas para garantir acessibilidade e inclusão social.

“A realização deste evento me deixa muito feliz, porque esta data, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é um dia para se refletir e por em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. Trazer este dia de esportes inclusivos, praia, banho de mar e diversas outras atividades, voltadas para as pessoas com deficiência do nosso município, é mais uma de nossas ações de promoção da inclusão destas pessoas na sociedade, uma vez que sabemos a imensa importância que estes eventos têm na vida destas pessoas, fazendo parte de uma luta por direitos iguais, reconhecimento de suas capacidades e a inclusão na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos”, destacou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

A PMC vai contar, a partir do ano que vem, com uma Secretaria de políticas públicas voltada para pessoas com deficiência.  A pasta, intitulada Secretaria de Inclusão Social e Direitos Humanos, corrobora a sensibilidade e dedicação que a atual administração municipal tem para as causas diretamente ligadas ao setor de inclusão social.

“Enquanto Associação, o nosso posicionamento é buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência no município de Cabedelo. Falo em garantir porque os direitos já fazem partes das leis do nosso país, porém não são cumpridos em suma. Dessa maneira lutamos para que as leis que já existem funcionem de maneira efetiva aqui na cidade. Ações como essa proporcionam visibilidade para a nossa causa e essa visibilidade se torna fundamental para promover essas garantias. A Prefeitura de Cabedelo tem buscando cada vez mais não só incluir, como inserir as pessoas com deficiência no contexto social de forma plena e efetiva, e acredito que a partir da criação de uma Secretaria com a finalidade específica de luta por garantia de direitos das pessoas com deficiência, o município realmente estará atingindo um patamar elevado em nível estadual”, ressaltou a presidente da Amapedec, Niselma Nascimento.

Assistência – Atualmente, a Semas conta 124 usuários cadastrados na Coordenação da Pessoa com Deficiência. A PMC presta assistência no transporte intermunicipal para todos os atendimentos especializados na Funad, HU, Clínicas de Fisioterapia e Instituto dos Cegos. Além disso, oferece projeto como a Equoterapia e SurfEscola, além de parceria com o Instituto Revertendo o Autismo (IRA).

“Um dia como esse é um lembrete para todos nós que temos pessoas com deficiência em casa de que a sociedade está, enfim, se preocupando, procurando meios de fazer com que tenhamos mais políticas públicas voltadas à saúde e bem estar desse público. Cabedelo tem muitas conquistas nesse sentido, através da luta da Amapedec, e a Prefeitura é uma grande colaboradora dessa causa. Hoje, Cabedelo é uma das gestões que mais nos apoiam, com transporte, com educação, com saúde voltada à pessoa com deficiência”, disse Rosinete Maria Martins, mãe de Lincer e Linger, ambos com autismo.

Para realizar o cadastro junto à PMC, é necessário apenas a apresentação de documentos pessoais (RG, CPG), comprovante de residência, Laudo e cartão do SUS, foto 3X4, declaração do lugar do atendimento especializado e NIS.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3228.7512.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Professor Francisco propõe construção de Sistema Estadual de Participação Social na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Buscando a participação popular no processo de decisão sobre a vida pública, o deputado Professor Francisco (Rede) propôs a implementação do Sistema Estadual de Participação Social na Paraíba. A ação é fruto de debate durante a audiência pública Comissão de Legislação Cidadã da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada nesta quarta-feira (24).

“Estamos propondo um Projeto de Lei que trata da iniciativa popular. O paragrafo único do artigo 1º de nossa Constituição diz que todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, de acordo com os termos constitucionais. Dentre essas várias possibilidades está o referendo, plebiscito ou iniciativa popular. Nosso projeto, que visa inserir a população nessa feitura do poder, é para que as assinaturas sejam arrecadadas eletronicamente para projetos de leis ou de emendas a constituição”, declarou o parlamentar.

Garantido na Constituição Federal e, também, Estadual, a participação ou consulta popular sugerida pelo deputado visa a regulamentação da participação dos cidadãos paraibanos na construção coletiva de projetos de interesse público, quer sejam eles Projetos de Lei (PL) ou Projetos de Emendas a Constituição (PEC). A participação, segundo o parlamentar, acontecerá em forma de coleta de assinaturas por meio eletrônico.

“Nós precisamos de fato que a população esteja envolvida e acompanhe de perto tudo o que o Governo vem fazendo por nós e para nós. Nesse sentido, utilizamos a audiência pública para, junto aos órgãos competentes, dar o start do desenho de um sistema estadual de participação social aqui na Paraíba”, explicou o Professor Francisco.

Presente no evento, o procurador José Godoy, do Ministério Público Federal (MPF), a discussão da implementação da participação popular na concepção, execução e avaliação das políticas públicas é crucial no processo democrático.

“Isso é fundamental. Nós temos uma estrutura burocrática e uma estrutura política que pensa as políticas públicas a partir das suas concepções e não das concepções de quem é o beneficiário e de quem vive os problemas pela ausência dessa política. Então, parabéns à Assembleia, parabéns ao deputado. Estou muito feliz da Paraíba estar puxando esse debate”, ressaltou.

A audiência pública, proposta pelo deputado, reuniu órgãos governamentais, ONGs e setores público e privado. Também estiveram presentes o advogado, professor e ativista do Direito à Cidade, Alexandre Soares, do Instituto Federal de Roraima; o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé; o secretário Executivo da Participação Popular de João Pessoa, Thiago Diniz; e Karine Oliveira, que representou o Instituto Soma Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

Entidades lançam campanha “Renove” para renovação da Carteira de Estudante em JP e CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após o sucesso do mutirão da carteira de estudante realizado no Tambiá Shopping e que aconteceu até o último sábado (20), entidades estudantis lançam a campanha “Renove”, com o objetivo de alertar os estudantes sobre a importância de renovar sua carteira de estudante para o ano de 2024.

A iniciativa visa atender os estudantes que ainda não possuem a nova carteirinha de 2024, impedidos de usufruir dos benefícios da meia passagem e meia-entrada. A campanha está em andamento nos postos de atendimento em João Pessoa e Campina Grande.

Segundo Thiago Ferreira, gerente administrativo das entidades envolvidas na campanha, “milhares de estudantes ainda não solicitaram o novo documento, o que é preocupante, já que a carteira de 2023 perdeu sua validade no último dia 31”. Ele ressalta a importância de garantir os direitos dos estudantes e economizar no bolso, já que os valores da taxa de emissão do documento sofrerão reajustes no próximo mês.

Além disso, as entidades alertam que as empresas de transporte público, representadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur), em João Pessoa, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), estarão em breve dando início ao chamamento de recadastramento estudantil. Será exigida, conforme a lei, a apresentação da nova carteirinha de 2024 para garantir o benefício da meia passagem.

Os postos de atendimento da campanha “Renove” estão localizados no Tambiá Shopping, em João Pessoa, e no terminal de ônibus de Campina Grande. Os estudantes são incentivados a renovar suas carteiras o quanto antes para evitar transtornos e garantir seus direitos.

Continue Lendo

Paraíba

Penitenciária Júlia Maranhão promove ensaio fotográfico para mães em privação de liberdade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Oferecer dignidade e tratamento humanizado às mulheres encarceradas: essas são algumas das premissas da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. Alinhado a esses princípios, o projeto ‘Além do Olhar’ busca conservar a honra e a autoestima de mães que estão privadas de liberdade, e seus bebês.

Para além de um ensaio fotográfico, “a ideia é registrar esse momento único na vida dessas mulheres, que é a maternidade. Então, elas e as crianças, no futuro, vão poder ter acesso aos registros sem que tenha sido feita menção ao período temporário de privação de liberdade”, explica Cinthya Almeida, diretora da penitenciária e idealizadora do projeto.

Na sua quarta edição, o ‘Além do Olhar’ é uma ação de celebração do Dia das Mães e será realizado nesta sexta-feira (26). Toda a execução do ensaio fotográfico se dará através de parcerias de empresas voluntárias, como a da fotógrafa Adja Fernanda, que participará pelo segundo ano.

Responsável pelas fotografias e também pelo cenário, Adja explica que o ensaio “vai além da superfície visível, convidando o público a enxergar além das aparências e a reconhecer a profundidade dessas narrativas humanas”.

Junto ao estúdio fotográfico, o ensaio ‘Além do Olhar’ conta com as parcerias voluntárias de lojas de roupas femininas e de bebês, cabeleireira, manicure, floricultura e padaria, que oferecerá um coffee break às mães.

“Pela manhã, será a parte de preparação: cabelo, make, unha. À tarde serão feitas as fotos, os takes para o nosso ensaio maternidade”, explica Cinthya Almeida.

Atualmente, as mulheres gestantes ou lactantes com bebês de até seis meses que estão em privação de liberdade no berçário da Penitenciária Júlia Maranhão estão num total de sete.

A unidade prisional desenvolve diferentes projetos de ressocialização, como o Castelo de Bonecas, que promove o aprendizado da confecção de artesanato para que seja uma opção de profissão após o período de ressocialização.

Continue Lendo