Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Queimadas elege ‘Bebê Prefeito 2022’ em ação de conscientização sobre pré-natal

Publicado

em

Uma ação que destaca a humanização no parto e nascimento de bebês foi desenvolvida pelo Hospital Geral de Queimadas, em parceria com a Prefeitura local, durante a Semana do Bebê, que ocorre de 04 a 12 deste mês, com a concessão do título ‘Bebê Prefeito’ ao recém-nascido Lucas Adriel, que nasceu na unidade nessa terça-feira (6), às 9h33. Filho de Lucinara de Medeiros e Bruno Rodrigues, Lucas nasceu de parto natural, pesando 3,390 kg e medindo 49cm. Para receber o ‘título’, mãe e filho precisam corresponder a critérios que fortalecem a atenção e saúde de ambos.

O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância de um bom pré-natal e de ações de humanização antes, durante e após o parto. Por isso, a mãe precisa apresentar o Cartão de Gestante devidamente preenchido, ter o Cartão do SUS, a vacinação em dia, atestar um pré-natal com sete ou mais consultas, ter realizado os exames de rotina preconizados pelo Ministério da Saúde, ter também realizado o pré-natal odontológico, visita prévia, antes do parto, na maternidade de Queimadas e ter um acompanhante de livre escolha na hora do parto. Para o bebê também há exigências a serem cumpridas, a exemplo de ter nascido de parto natural, ter tido contato com a mãe logo após o nascimento, ter um clampeamento (corte) de cordão umbilical oportuno, ter sido amamentado desde a primeira hora de vida, estar em alojamento conjunto com a mãe, ter a caderneta de saúde da criança devidamente preenchida, as vacinas BCG e Hepatite B, ter o registro civil e o cartão do SUS, que é providenciado após o nascimento.

Além de todos os cuidados recebidos antes, durante e após o parto, o ‘Bebê Prefeito’, é premiado simbolicamente com a outorga da Chave da Cidade de Queimadas e a mãe recebe um kit maternidade contendo vários itens úteis, inclusive, uma banheira. “Essa ação reforça os laços de afetividade de mãe e filho e também da instituição onde tudo começa, que é a maternidade, o local de nascimento. E a equipe do Hospital de Queimadas fica extremamente feliz de poder participar dessa ação que reforça, sobretudo, a acolhida humanizada que tanto defendemos e praticamos em nossa maternidade todos os dias do ano”, destaca a diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro. Ela prestigiou a outorga da ‘Chave da Cidade’, com a participação de representantes da Prefeitura, e fez a entrega do kit gestante para a mãe de Lucas Adriel.

Lucinara, que mora no Sítio Baixa Verde, em Queimadas, elogiou a ação e destacou a acolhida recebida pela equipe do Hospital de Queimadas. “Me senti segura, recebi muito carinho e atenção e estou muito feliz de voltar para casa com meu filho nos braços saudável e forte”, disse ela, que também agradeceu o recebimento do kit gestante.

Vale lembrar que, este ano, o Hospital de Queimadas recebeu da Secretaria Estadual de Saúde vários equipamentos para o setor de obstetrícia que possibilitaram melhorar a assistência às gestantes e recém-nascidos. Entre os equipamentos que foram entregues destacam-se dois berços aquecidos para RN, um aparelho para fototerapia, uma incubadora de transporte, uma poltrona reclinável, um monitor multiparâmetro, três berços de acrílico e três camas hospitalar motorizada. O acolhimento humanizado das gestantes também são diferenciais da unidade que dispõe de sala especial para pré-parto, dotada de equipamentos que auxiliam as futuras mamães nos momentos que antecedem o parto, além de todo cuidado da equipe neste momento tão especial para as mulheres. O Hospital Geral de Queimadas além de ser referência em obstetrícia e ginecologia, também atende em clínica médica e pediatria, além de dispor de atendimento de urgência e emergência para toda a 15ª região de saúde.

De janeiro a novembro deste ano, o Hospital de Queimadas já registrou 754 partos, sendo 462 cesáreos e 292 normais e 1.857 consultas obstétricas e 258 ginecológicas.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo