Nos acompanhe

Brasil

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publica portaria que recompõe a Comissão de Anistia

Publicado

em

OMinistério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) definiu a nova composição da Comissão de Anistia por meio da Portaria nº 31 de 16/01/23, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17). Os 16 integrantes escolhidos possuem experiência técnica, em especial no tratamento do tema da reparação integral, memória e verdade.

Acesse a portaria que recompões a Comissão de Anistia

Criada pela Lei nº 10.559/2002, a Comissão de Anistia é um órgão de assessoramento direto e imediato do ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania. A finalidade consiste em analisar os requerimentos de anistia que tenham comprovação inequívoca dos fatos relativos à perseguição sofrida, de caráter exclusivamente política, bem como emitir parecer opinativo sobre os requerimentos de anistia.

Os requerimentos são analisados observando a ordem cronológica de protocolo, aplicando-se ainda requisitos específicos de prioridade como idade, doença, desemprego e renda inferior a cinco salários mínimos.

Histórico

Até 2017, a Comissão de Anistia mantinha o conceito de reparação integral. Porém, a partir de 2019 este conceito foi completamente descaracterizado para se tornar inexistente. Nesse contexto, de 2019 a 2022, do total de 4.285 processos julgados, 4.081 foram indeferidos, ou seja, 95% dos casos apreciados pela Comissão de Anistia foram negados.

Com a missão de reverter a interferência política propagada desde 2019 – no sentido de paralisar os trabalhos do grupo por meio da omissão do Estado brasileiro –, em 2023, o Poder Executivo reitera o compromisso de que os trabalhos a serem realizados pela Comissão de Anistia contarão com transparência e respeito à democracia brasileira.

Continue Lendo

Brasil

Gualter Ramalho participa do HSM+, evento que reúne especialistas internacionais no mercado global

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Cooperativa Unimed JP, Gualter Ramalho, participou, nesta terça-feira (28/11), do HSM+ 2023, evento que reúne especialistas nacionais e internacionais que palestram sobre os desafios no mercado global.

Um dos principais objetivos do congresso que acontece em São Paulo, é conectar executivos brasileiros com professores de algumas das mais conceituadas universidades internacionais como Harvard e Standford.

Os debates ocorrem em palcos diferentes, espalhados pelo Transamerica Expo Center. Entre os convidados internacionais, estão a professora de psiquiatria da Universidade de Stanford, Anna Lembke, que fala sobre uma fórmula secreta para encontrar o equilíbrio entre a dor e o prazer. O cofundador e CEO da CultureX, Donald Sull também participa do evento, mostrando quais são os 10 passos para melhorar a cultura organizacional dentro das empresas.

Karim Lakhani, professor de Harvard, é um dos convidados do evento e ele levanta insights para as empresas se reinventarem na era da Inteligência Artificial (IA). Ron Adner, consultor empresaria, aborda um conceito de inovação sistêmico dentro das companhias como parte de uma estratégia para alcançar resultados bem-sucedidos nas companhias.

“Comprovar que estamos no caminho certo, sempre pensando um passo à frente. Seguimos nos preparando para o futuro sonhado”, disse Gualter em publicação nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Brasil

Aguinaldo Ribeiro sinaliza que irá procurar relator da Tributária no Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Relator da Reforma Tributária na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou em reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários que irá buscar o relator da matéria no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), para tratar das mudanças feitas no texto pelos senadores.

Segundo relatos, Aguinaldo fez uma exposição geral na reunião desta terça (28/11), sem se aprofundar nos temas.

A expectativa é que um novo encontro com líderes e Lira possa ocorrer ainda nesta quarta-feira (29). Na avaliação de lideranças ouvidas pela Folha, a matéria só deverá andar na Casa após o presidente da Câmara retornar de viagem para a COP28.

Continue Lendo

Brasil

Governo Federal sanciona lei que amplia direito da mulher de ter acompanhante em serviços de saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei 14.737/2023 que amplia o direito da mulher de ter acompanhante em atendimentos feitos em serviços de saúde públicos e privados. A medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (28/11).

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de novembro e sancionado na íntegra pelo presidente. Durante o debate no Congresso Nacional, os parlamentares ressaltaram a importância da lei para evitar casos de violência, como estupros.

Antes, a legislação previa que a mulher poderia ter um acompanhante durante todo o processo de parto. Agora, o direito foi ampliado para qualquer procedimento de saúde, como consultas e exames.

Em publicação nas redes sociais, a líder da Bancada Feminina no Senado, Daniella Ribeiro (PSD), celebrou a sanção da matéria no que diz respeito à segurança e bem-estar das mulheres.

“Uma medida significativa na busca por mais segurança, bem-estar e tranquilidade para as mulheres”, disse.

Confira: 

Continue Lendo