Nos acompanhe

Paraíba

Secretária da Prefeitura de Campina Grande visita Taquaritinga do Norte e prospecta parcerias

Publicado

em

A secretária de Cultura da Prefeitura de Campina Grande, Giseli Sampaio, juntamente com uma comitiva técnica, fez uma visita institucional ao município de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, no último sábado (14). A gestora foi recepcionada pelo secretário de Turismo da cidade, Léo Lima, acompanhado de sua equipe.

O intercâmbio cultural aconteceu durante a tradicional Festa de Santo Amaro, padroeiro de Taquaritinga, evento que reúne uma programação religiosa e também cultural. O city tour começou pela Igreja Matriz, que, curiosamente, é mais antiga que a própria emancipação da cidade. A construção, com mais de 200 anos, possui arquitetura e obras no estilo da arte barroca.

No roteiro incluiu a visita a uma fazenda de café, onde os secretários conversaram sobre as características turísticas e culturais de cada um dos municípios, comparando, ainda, a importância do café para Taquaritinga e do algodão para Campina Grande.

Na fazenda, além de conhecer o plantio e provar do café orgânico, o assunto foi o turismo e a cultura como setores importantes para o desenvolvimento da cidade.

“A primeira coisa que foi escriturada no município de Taquaritinga foi a compra e venda de um sítio de café há 132 anos. A cidade, por sua vez, tem 135 anos. O nosso café é puro, catado a mão, todo separado, é só café, sem misturas, 100% orgânico”, afirmou o secretário Léo Lima, que enfatizou sobre a cidade ser a maior produtora do Estado no campo do café artesanal.

Léo detalhou sobre o Festival Café Cultural, que tradicionalmente ocorre no período mais frio do ano. Ele contou o quanto a valorização do café foi importante e rentável para cidade, uma vez que, após o evento, que agrega o calendário turístico de Pernambuco, os próprios produtores puderam entender a produção como algo que faz a economia girar.

“Como agora o café é rentável, quem não cuidava dos seus sítios está voltando a cuidar. Está havendo um replantio do cafezal”, pontuou.

A secretária Giseli, por sua vez, reforçou a cultura nesse processo de reinvenção de eventos, uma vez que, para ela, o produto final do turismo é, na verdade, a cultura.

“Às vezes as pessoas associam cultura somente à arte. Mas a arte é mais uma ferramenta de entrega da cultura. A religiosidade é cultura, a agricultura familiar é cultura, a culinária é cultura, tudo é cultura! Daí nasce a importância de conhecer o potencial cultural da cidade e, consequentemente, alçar novos voos”, disse a secretária.

Seguindo para a terceira parada guiada, as equipes se reuniram em um restaurante popular, localizado em um mirante no meio da serra. Do lugar era possível visualizar alguns municípios da Paraíba, inclusive, na linha do horizonte, a própria Campina Grande.

Neste ponto, além de conhecer a culinária local, os assuntos perpassaram pelos tópicos em comum das cidades: O Natal Iluminado e o Natal Serrano, O Maior São João do Mundo e o São João Tradição, entre outros eventos.

Os projetos foram responsáveis ainda pela troca de experiências entre os gestores, que firmaram a parceria para uma visita também à Campina Grande, seguindo o processo do intercâmbio cultural.

Na quarta parada do tour, o objetivo foi conhecer a Rampa do Pepê, um dos mais altos pontos para voo livre em Pernambuco. Na volta do local, o final do tour se deu na Praça Padre Otto Sailer, coincidentemente visualizando a cavalgada em homenagem ao padroeiro, mais uma vez unindo religiosidade e cultura, nos moldes do projeto da Secult-CG “Fé e Cultura”, realizado durante o São João de Campina Grande.

“Taquaritinga ao nosso ver é uma cidade que possui uma rica característica dentro do aspecto cultural religioso. E Campina Grande é uma cidade que desenvolve várias atividades dentro dessa perspectiva. Vários pontos que visitamos, além de toda a parte gastronômica, de artesanato, hábitos, costumes, são voltados para essa religiosidade”, ressaltou Giseli.

Finalizando o encontro institucional, outros pontos também foram destacados pela gestora campinense: o resgate à cultura local, grande objetivo da pasta, a reestruturação dos museus, entendendo o processo de conhecer a história para contribuir com o futuro, além da democratização da cultura, seja nos cursos de arte-educação do Centro Cultural Lourdes Ramalho ou no projeto Secult nos Bairros.

“Foi, na verdade, uma troca de conhecimentos, compartilhar ideias, compartilhar projetos, entre duas cidades, que pertencem a estados diferentes, mas que têm essa característica da cultura latente em seu dia a dia”, disse a gestora.

“Muito bom compartilhar coisas boas de nossa cidade. É uma troca importante para o fortalecimento do nosso turismo. Juntos sempre somos mais fortes”, completou o secretário, Léo Lima.

Continue Lendo

Paraíba

Índice: Tacyana Leitão assume liderança na disputa pela Prefeitura de Bayeux; veja os números

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Divulgada neste sábado (11), pesquisa sobre o cenário político-eleitoral na cidade de Bayeux, realizada e contratada junto ao Instituto ÍNDICE. A pesquisa é a primeira divulgada após o Tribunal Superior Eleitoral – TSE anunciar que a ex-prefeita Sara Cabral está inelegível e não poderá disputar as eleições como pretendia a ex-pré-candidata.

De acordo com os dados da consulta na modalidade estimulada – quando foram apresentados, ao entrevistado, opções de pré-candidatos, – a esposa do deputado Felipe Leitão, Tacyana Leitão (PSB), aparece na primeira posição, com 20,75% das intenções de votos do eleitorado de bayêense.

Em segundo lugar, vem o empresário Diego do Ki Preço (PSD), com 17,55%. Em terceiro lugar, o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito, Domiciano Cabral (MDB), com 9%; e em quarto, o vereador Luciano impacto Som (Avante), com 5,8%. O ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Bayeux, Jefferson Kita (PT) é o quinto com 4,8%.

Não souberam ou não responderam ao questionário representa 21,4% das entrevistas, enquanto que 20,7% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato, branco ou nulo.

Confira o resultado detalhado:

(PESQUISA ESTIMULADA)

– Tacyana Leitão (PSB): 20,75%;

– Diego do Ki Preço (PSD): 17,55%;

– Domiciano Cabral (MDB): 9%;

– Luciano Impacto Som (Avante): 5,8%;

– Jefferson Kita (PT): 4,8%

– Não sabe/Nao respondeu: 21,4%;

– Nenhum deles: 20,7%

Continue Lendo

Paraíba

Dia das Mães será celebrado em grande estilo com o show de Diogo Nogueira na Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sambista Diogo Nogueira está de volta, trazendo toda sua energia para o palco do Teatro Pedra do Reino no dia 12 de maio, um domingo, às 19h30. Os ingressos já estão disponíveis para compra na loja Mioche, localizada no Mag Shopping, ou através do site Bilheteria Digital.

O show promete homenagear grandes ícones da música brasileira, como Arlindo Cruz, João Nogueira, Chico Buarque, Beth Carvalho, Xande de Pilares, Tim Maia e o icônico Gilberto Gil, envolvendo o público em uma noite cheia de ritmo e emoção. Além dos sucessos consagrados de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”, “Clareou” e “Sou Eu”, Diogo promete surpreender com novas interpretações e incluirá no repertório o samba de roda.

E para abrilhantar ainda mais o espetáculo, contaremos com a participação especial do balé da companhia de dança de Leandro Azevedo, reconhecido ator, dançarino, coreógrafo e professor.
Diogo Nogueira é uma das figuras mais proeminentes da música brasileira contemporânea. Como filho do lendário João Nogueira, ele traz consigo o legado do samba, uma música pulsante, popular e alegre que é um símbolo da cultura brasileira. Além de cantor e compositor, Diogo é também um talentoso instrumentista e uma presença marcante na televisão e no rádio.

Com uma carreira de mais de 15 anos, Diogo celebrou esse marco lançando um álbum ao vivo no final de 2023, gravado no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, intitulado “Ao Vivo no Noites Cariocas”.

Esse álbum inclui sucessos populares e clássicos do samba, recebendo elogios tanto do público quanto de críticos e artistas, reafirmando seu status como uma estrela consagrada da música brasileira. Agora, ele apresenta seu oitavo álbum de estúdio, “Sagrado”, repleto de músicas inéditas, enquanto realiza uma turnê pelo Brasil com seu novo show.

Não perca essa oportunidade única de celebrar o Dia das Mães ao som de Diogo Nogueira, uma das maiores estrelas da música brasileira contemporânea.

Diogo Nogueira | João Pessoa | Data, horário e onde
Domingo, 12 de maio às 19h30
Teatro Pedra do Reino
Ingressos: Disponíveis na Loja Mioche (Mag Shopping) ou através da Bilheteria Digital: Link para compra de ingresso.

Continue Lendo

Paraíba

Novo aplicativo para transporte público da Capital já tem 250 mil acessos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em menos de dois meses de funcionamento, o aplicativo Cittamobi tem ajudado bastante os usuários do transporte coletivo em João Pessoa. O aplicativo já foi usado por mais de 40 mil pessoas e teve mais de 250 mil acessos. A adesão da ferramenta, por parte da população, mostra o sucesso da parceria feita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em prol da modernização da mobilidade urbana, qualificando a relação entre passageiro e o sistema de transporte público.

A ferramenta foi lançada durante os debates da 116ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana realizado nos dias 4 e 5 abril deste ano, em João Pessoa.

Entre os serviços disponíveis para o usuário, além do horário programado, o app Cittamobi oferece a roteirização (que permite sair de um ponto para chegar em outro), informação sobre linhas, pontos de paradas e rotas. Além desse aplicativo de navegação padrão, também existe o Cittamobi Acessibilidade, app desenvolvido para pessoas com deficiência visual, entregando autonomia no deslocamento.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, destacou a importância do Cittamobi para facilitar a rotina dos passageiros do transporte coletivo na cidade. “Em nossa Capital, o aplicativo entrega informações de um sistema que compreende uma frota de 484 ônibus cadastrados, que operam com 77 linhas e realizam mais 200 mil deslocamentos diariamente. E o passageiro pode se programar antes de sair de casa, ficando menos tempo aguardando o ônibus”, ressaltou.

De acordo com Bruno Reis, relações institucionais do Cittamobi, o aplicativo já teve mais de 40 mil downloads, ou seja, mais de 40 mil pessoas já baixaram o App. “O funcionamento da ferramenta iniciou em João Pessoa no dia 5 de abril deste ano e já têm mais de 250 mil acessos. Isso mostra uma quantidade muito boa de pessoas que utilizam o aplicativo e buscam a previsibilidade do transporte público na palma da mão através do seu aparelho celular”, afirmou.

O operador de produção, Mailson Lima, contou que o App o auxilia muito, pois depende das linhas de ônibus 115, 106 e 1500 para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa. “Com o Cittamobi eu consigo informações mais precisas, que me ajudam bastante no meu deslocamento diário, como também para o meu lazer no fim de semana”, enfatizou o morador do Geisel.

Veja como funciona o Cittamobi- O aplicativo informa os horários programados das linhas de ônibus da cidade. Para isso, usa a tecnologia GTFS (General Transit Feed System), um protocolo padronizado para o fornecimento de dados georreferenciados sobre o transporte coletivo, que reúne informações de linhas, pontos, paradas e rotas.

Horário de chegada do ônibus – Na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado. Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, você vê o número, o destino da linha e a previsão do horário de chegada. Selecione a linha do seu interesse e confira o horário mais próximo.

Cittamobi Acessibilidade – É uma ferramenta inovadora criada para garantir a segurança dos usuários com deficiência visual. Com compatibilidade de leitores de tela, ajuste de contraste, roteirizador e pontos de referência personalizados, o app traz uma experiência inclusiva e autônoma para a pessoa com deficiência no transporte público municipal.

O Cittamobi Acessibilidade não só fornece as funcionalidades padrão do Cittamobi, como também possui um sistema de GPS embutido e diversos modos operantes, o que torna possível seu uso para embarque e desembarque de viagens, deslocamento pelas ruas com detecção de obstáculos, utiliza comando de voz e outras funcionalidades.

O Cittamobi e o Cittamobi Acessibilidade estão disponíveis para aparelhos com o sistema Android ou iOS. Para fazer o download, acesse a Google Play (para Android) ou a App Store (para iOS).

Continue Lendo