Nos acompanhe

Paraíba

Efraim Filho deve anunciar apoio a Rogério Marinho na disputa pela presidência do Senado Federal

Publicado

em

Há  cerca de 15 dias da eleição para presidência do Senado Federal, a disputa entre o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD) e o ex-ministro Rogério Marinho (PL) está cada vez mais acentuada. Pacheco tem o apoio do atual governo, e Marinho conta com a disposição do grupo que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com informações de bastidores, o senador eleito Efraim Filho fechou acordo e deve votar no bolsonarista Rogério Marinho na disputa pelo comando da Casa.

Recém eleito senador pela paraíba, Efraim é filiado ao União Brasil. O partido tem uma reunião marcada para a próximo quarta-feira (25) e um dos temas discutidos será a eleição do Senado.

Nesta segunda-feira (23), O PDT confirmou apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco. A legenda iniciará a próxima legislatura com três senadores. O PL, com 14 integrantes, possui a maior bancada, seguido por PSD (11), MDB (10), União Brasil (10), PT (9), Podemos (6), PP (6), PSDB (4), Republicanos (3), Cidadania (1), PROS (1), PSB (1), PSC (1) e Rede (1).

Continue Lendo

Paraíba

Agenda: em Brasília, Gervásio recebe lideranças políticas de Mataraca e delibera ações ao município

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu no gabinete em Brasília nesta sexta-feira (26/04), parlamentares de Mataraca, cidade localizada no Litoral Norte do Estado.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Bessa, e os vereadores Fernando Moura e Josivan Vidal.

Na pauta, foi discutida conjuntura política para as eleições deste ano, ações para o município e um balanço dos investimentos realizados junto à Prefeitura.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Criminalista Luiz Pereira desponta entre categoria para ocupar cadeira de desembargador no TJPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB e que trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos de desembargador, já conta com, pelo menos, 12 (doze) candidatos.

De acordo com analistas do setor judiciário, dentre todos os concorrentes, o advogado Luiz Pereira, militante que representa a categoria dos criminalistas, é apontado com um dos mais fortes postulantes a uma das vagas.

Luiz Pereira, utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e, em uma fala dirigida a todos os advogados dedicados ao ofício, confirmou que está candidato a uma das vagas do Quinto Constitucional.

Além de Luiz, outros nomes apontados como fortes são os de Fábio Andrade, procurador-Geral do Estado, e o da advogada Ana Carla, filha da saudosa procuradora Fátima Lopes.

Leia também: Vice-presidente do TJ entrega ao presidente da AL anteprojeto que cria novas vagas de desembargador

Leia também: TJPB aprova por unanimidade criação de mais sete vagas para desembargadores

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luiz Pereira (@luizpereiraadv)

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisadores da UFPB apresentam Plataforma Enetrix na Organização Latino-Americana de Energia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pesquisadores da UFPB que desenvolveram a Plataforma Enetrix cumprem até esta sexta-feira (26) agenda na Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), no Equador. A comitiva brasileira se reúne com a diplomata Gloria Alvarenga, diretora de Integração, Acesso e Segurança Energética da OLADE, que representa 27 países da região para tratar de uma série de colaborações na área de segurança energética e diplomacia de dados. O encontro faz parte da expansão da tecnologia que revoluciona a forma como as cooperações energéticas internacionais são compreendidas.

Esses encontros têm o apoio do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa e ocorrem depois de uma série de compromissos na ONU que integraram a Plataforma Enetrix ao lançamento da Data Diplomacy Academy na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Os pesquisadores serão recebidos em Quito para reunir esforços de integração energética com outras nações da América Latina. Até o momento, mais de 40 países nos cinco continentes já possuem seus acordos energéticos disponibilizados no sistema de informação aberta criado na UFPB.

Os autores do projeto são pesquisadores das áreas de Relações Internacionais e Ciências da Computação da UFPB, liderados pelos professores Iure Paiva, docente do departamento de Relações Internacionais da UFPB e coordenador do Gesene – Grupo de Estudos em Segurança Energética. Além de Paiva, cumpre também agenda no Equador o professor no departamento de Relações Internacionais da UFPB, Pascoal Gonçalves.

Trajetória e expansão

Criada em 2016, a Plataforma Enetrix foi desenvolvida para acompanhar e analisar acordos internacionais, promovendo a cooperação energética mundial. Dentro de um cenário atual de transições energéticas, o projeto faz parte das iniciativas brasileiras voltadas a atender demandas que vão desde a produção ao consumo sustentável de energia.

Pensando nisso, o objetivo geral do projeto tem sido garantir a segurança energética em diferentes níveis de governança em que atua (regional, nacional e global). Dessa forma, a plataforma contribui para que se alcancem as metas de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU dentro da agenda 2030, especialmente os ODS 7 (energia limpa) e ODS 17 (cooperação internacional em ciência e tecnologia).

Todo esse conteúdo abrange acordos internacionais do Brasil de 1990 a 2021, que já podem ser acessados livremente por meio de filtros de pesquisa. Entre os principais desafios no desenvolvimento da plataforma, os pesquisadores estudam soluções para sistematizar dados dos governos, frequentemente não disponíveis ou não organizados na internet. As informações contidas na Enetrix não são disponibilizadas hoje por nenhuma organização internacional do setor energético.

Comparado a plataformas atuais, a Enetrix oferece informações organizadas, eficientes e personalizadas, reduzindo o tempo e custo humano para análises, beneficiando organizações internacionais, empresas, governos, pesquisadores e a sociedade em geral, oferecendo informações estratégicas e detalhadas sobre cooperações energéticas internacionais.

Os autores do projeto incluem a docente do departamento de Informática da UFPB e coordenadora do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria), Thaís Gaudêncio; e Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, docente do departamento de Computação Científica da UFPB e coordenador do Aria. Atualmente, a plataforma conta com a coordenação dos especialistas Rafael Magalhães (Vice-coordenador) e Yuska Paola Costa Aguiar (Gerente de Projeto). Ao todo, mais de 20 pessoas fazem parte do projeto.

Continue Lendo