Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação alusiva ao mês de combate à hanseníase

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma ação alusiva ao ‘Janeiro Roxo’, mês que tem por objetivo alertar a população para os principais sinais e sintomas da hanseníase e desmistificar a doença. O evento aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Céu Integrada, no bairro de Mandacaru.

De acordo com a direção da USF, a iniciativa de se trazer à tona a temática da hanseníase se dá pela importância de orientar a população sobre os sintomas da doença. “Orientamos as pessoas que apresentem manchas pelo corpo a procurarem uma unidade de saúde. Fazemos este trabalho de busca ativa entre a população, pois se alguma pessoa teve contato com um familiar ou alguém próximo que tem ou teve a hanseníase, deverá procurar imediatamente a USF. Estamos abertos nos dias úteis, das 7h às 11h e das 12h às 16h”, destacou a gerente da USF Alto do Céu Integrada, Lisandra Cariri.

Segundo a moradora do Alto do Céu, Marlene Souza, uma ação desse nível é uma boa chance de adquirir conhecimento sobra a hanseníase. “Essa ação traz um grande conhecimento aos usuários do SUS, pois tem gente que ainda não sabe e vão sair daqui bem informados, confiantes e sabendo o diagnóstico correto sobre essa doença”, revelou.

Para a médica Albanete Lima, considerando que o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos, o evento desta terça-feira faz a busca ativa de pacientes que possam ter a hanseníase sem saber que estão infectados. “Quanto mais pessoas diagnosticadas e fazendo o tratamento da hanseníase, mais pessoas deixarão de transmitir a doença, por isso nossa busca ativa é voltada às pessoas que têm alguma lesão na pele de um modo geral, porque a hanseníase se manifesta de várias formas na pele”, pontuou a médica.

Janeiro Roxo – Janeiro é um mês pontual para discutir e refletir sobre a hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Voltada para esses cuidados, a Prefeitura de João Pessoa possui tratamento gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), desde a primeira consulta, realizada na Unidade de Saúde da Família, até um tratamento mais específico, nas unidades de referência.

Tratamento na rede pública – Os usuários com sinais e sintomas da doença podem procurar a Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF). Lá, eles são identificados pela equipe de saúde, sendo avaliados e, caso o diagnóstico médico venha ser confirmado, a equipe solicita medicação, notifica junto ao Sistema de Informação e segue acompanhando o paciente e os comunicantes durante todo período de tratamento.

Atividades do Janeiro Roxo na Capital – Nesta quarta-feira (25), no auditório do Hospital Clementino Fraga (referência estadual no tratamento da hanseníase), a SMS-JP vai participar de uma atualização sobre o papel do farmacêutico nas ações de controle da doença, com a presença de um profissional da unidade hospitalar. Já no próximo dia 30, está programado para acontecer, na Faculdade Uniesp, o 3º Seminário de Enfrentamento da Hanseníase em João Pessoa, destinado aos profissionais da Atenção Básica da rede municipal de saúde, com palestras, atividades, atualizações e informações acerca do tema.

Hanseníase – A hanseníase é uma enfermidade crônica, milenar e cercada de estigmas. Embora exista esse contexto, a doença pode evoluir à cura quando o tratamento é feito de maneira correta. Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade (quando atinge os nervos), afetando principalmente membros superiores, inferiores e podendo ainda afetar a visão. Caso não seja tratada no tempo oportuno, a doença pode levar a uma incapacidade permanente.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo