Nos acompanhe

Paraíba

Exposição ‘Multiplicidade Poética’ recebe mais de três mil pessoas

Publicado

em

O Hotel Globo, mantido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope), recebeu neste mês a visita de mais de três mil pessoas da Paraíba e de diversas regiões do país. Um dos objetivos do público foi acompanhar a exposição ‘Multiplicidade Poética’, que vai até esta segunda-feira (30), feita pelos artistas visuais Davi Queiroz, Denise Costa e Wilson Figueiredo.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o Hotel Globo se consolidou como uma forte referência cultural na cidade de João Pessoa e a alta visitação ao espaço neste período de janeiro também está associada aos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura e a qualidade das obras que estão expostas. “As pessoas conciliam a natureza, o espetáculo do pôr do sol, com atividades culturais. A programação cultural que a gente está conseguindo construir ajuda a fazer João Pessoa uma referência de arte e cultura”, explicou.

Além dos pessoenses que frequentam diariamente o Hotel Globo, o monumento também recebe visitantes pela primeira vez. É o caso das irmãs potiguaras, Lorena e Luana Antunes, que escolheram o Hotel Globo como destino turístico na tarde deste domingo (29) e se surpreenderam com as peças expostas. “Os monumentos históricos contam muito da história desse lugar, desse povo. Chegando aqui conhecemos um pouco da cidade, do início de tudo, dessa construção, dessas mudanças também que a própria tecnologia ajuda”, disse a universitária Lorena Antunes. “Uma recordação muito simbólica e representativa dessa cidade maravilhosa”, complementou a psicóloga Luana Antunes.

De passagem pela Capital, a carioca Gilmara Moreira aproveitou para conhecer o Centro Histórico de João Pessoa e o Hotel Globo entrou no roteiro. As peças foram destaque durante a visita ao equipamento. “A gente gostou e achou bem criativa essas peças. Essa com arame, de Wilson, achamos fantástica. Observamos que o Davi também produziu bastante durante a pandemia, tem muitas obras também desse período. Tudo muito lindo”, comentou.

O trabalho da premiada artista Denise Costa se aproxima da Arte Naif. A obra dela remete ao primitivismo do ser, às identidades, com um colorido muito bonito e movimento. A ideia é trazer a multiplicidade, da repetição, valorizando a temática feminina.

“A poesia nas artes plásticas a gente tem que resgatar. Ver o lado da vida por um olhar mais sensitivo e perceber ainda o que resta de beleza. E a beleza flui de uma maneira poética. Quando falta essa poesia em nosso dia a dia, a vida perde até o sentido. O Hotel Globo é muito bonito, é um local poético. Não só o pôr do sol, mas a própria estrutura, arquitetura, nos traz uma história, um passado glorioso. A arte está nisso tudo, englobada na sensibilidade em se buscar na humanidade um olhar diferente”, observou Denise.

Já Wilson Figueiredo tem dado uma contribuição efetiva à cultura de João Pessoa, inclusive remontando às brincadeiras da infância no Sertão. Suas obras têm como base o arame com incontáveis formas que projetam na tela um jogo de sombra e luz e que dá uma dimensão diferenciada para suas criações.

“É uma satisfação falar sobre essa exposição. Ao ser convidado já considerei como um presente. Sei da competência do que é produzido através da Funjope. Foram dias, semanas cativantes em termos de apoio e de um ótimo acolhimento por parte de todos. A cada dia tenho a convicção de que realmente renasci com a arte”, observou Wilson Figueiredo.

A exposição também foi uma oportunidade para os artistas venderem o seu trabalho. Davi Queiroz, por exemplo, vive, exclusivamente, da arte e reforça que “o artista produz e quer vender a sua arte”, e complementa que “tudo é muito dinâmico, depois da revolução industrial, o homem é outro. A maneia de lidar com o tempo é outro”, ele que se denomina como o ‘operário da arte’, apresenta esculturas, desenhos e pinturas com múltiplas cores, complementou dizendo ter sido uma boa experiência e que pode colocar os valores bem acessíveis, contribuindo com uma proposta democrática de preço.

De acordo com o coordenador do Hotel Globo, Willian Macedo, são mais de três mil assinaturas no livro de presença, mas já foi constatado mais de 10 mil acessos ao monumento histórico. “A exposição foi um sucesso total. É, até o momento, a que teve mais visitantes. Tanto pela qualidade das obras de artes que estão expostas, também pelos artistas que já vem de uma boa trajetória”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil bolsas para cursos preparatórios para as certificações CPA-10 e CPA-20, credenciais mínimas para trabalhar no mercado de investimentos e produtos financeiros, ambas concedidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Após a inscrição, os candidatos realizarão um teste de conhecimentos gerais, que concederá aos 3 mil mais bem ranqueados o curso online preparatório da Rafael Toro. As inscrições podem ser feitas até 27/05/2024 na plataforma Santander Open Academy. Para participar, basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ser graduado ou pós-graduado em qualquer área.

Após a fase preliminar, será aplicado um simulado da prova da Anbima pela Academia de Finanças Rafael Toro, e os 1,8 mil participantes com melhor performance serão contemplados com vouchers para realizar a prova para o CPA-10 ou para CPA-20, custeada pelo Santander. “É por meio de iniciativas como esta que o Santander Universidades capacita profissionais de todas as idades, independentemente de sua formação ou estágio de carreira. Queremos fomentar um mercado capaz de atuar em todas as frentes do segmento financeiro, democratizando o conhecimento necessário que credencia pessoas como assessores de investimentos,” afirma Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Os alunos terão acesso aos conteúdos por 2 meses, e até 1 mês para ativar o voucher na plataforma Academia Rafael Toro e realizar a prova no site da ANBIMA que abordará temas como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças. As certificações CPA-10 e CPA-20 são pré-requisitos para quem deseja atuar no mercado financeiro com distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de investimento. Para se candidatar a vagas de assessor de investimento AAA, do Santander, a CPA-20 é obrigatória.

▪︎ Santander e seu apoio a Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro.

Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba vai promover, na próxima segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da capital, uma audiência pública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório provisório do Novo PTB fará coleta de assinaturas na PB para registro partidário no TSE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão Provisória do novo Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba (PTB-PB) realizará uma campanha estadual para coletar  assinaturas necessárias para efetuar o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PTB é uma das legendas que fez história na política nacional brasileira e teve como grandes expoentes os filiados e ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola.

A legenda precisa coletar, pelo menos, 591.148  (quinhentas e noventa e uma mil, cento e quarenta e oito) assinaturas, em dois anos, para que o retorno oficial da sigla ao cenário político no Brasil possa ser oficializado. O número corresponde a 0.5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, o ex-deputado estadual Chico Lopes comandará o evento que contará com participação de lideranças políticas e de diversos representantes de movimentos sociais.

A coleta de assinaturas acontecerá no dia 28 de maio, a partir das 10h, nas dependências do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge), em João Pessoa.

Continue Lendo