Nos acompanhe

Notícias

Ações da Prefeitura de Campina proporcionam melhorias sócio-econômicas à zona rural do Município

Publicado

em

Perfuração de poços artesianos; construção de barragem, abertura e recuperação de estradas vicinais, cortes de terra para a plantação das culturas de subsistência; incentivo ao aumento da produção de algodão; nascimento de animais pelo método de inseminação artificial e a implantação de novas hortas urbanas em instituições públicas, privadas e filantrópicas são marcas das inúmeras ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura de Campina Grande (Seagri) nesses primeiros trinta dias 2023.

Estas ações de caráter permanente, executadas desde o início da administração do prefeito Bruno Cunha Lima, evidenciam a preocupação da Prefeitura com a zona rural do Município, garantindo a sustentabilidade do setor, de modo a oferecer àqueles que dependem do campo meios para produzir, gerar renda e dar vida digna às suas respectivas famílias.

A produção de água para garantir a sobrevivência humana e animal e viabilizar as atividades inerentes à zona rural se constitui numa das maiores preocupações da Prefeitura de Campina Grande, principalmente depois da chegada do ex-deputado Renato Gadelha à Secretaria de Agricultura do município.

Afora às realizações em períodos anteriores para o enfrentamento do fenômeno da estiagem, Gadelha conseguiu, após entendimento com o prefeito Bruno Cunha Lima, a perfuração de três poços artesianos, neste início de ano. As comunidades contempladas são as de Queimada da Ema, Açude de Dentro e Paus Brancos. Em cada uma delas, ao menos a 50 famílias serão beneficiadas. Em outra ação paralela, a Seagri também instalou um dessalinizador de água no Sítio Várzea do Arroz, no Distrito de Galante.

Para o secretário Renato Gadelha, a abertura de poços ameniza sobremaneira o agravamento da falta de água durante o período de estiagem e, por outro lado, favorece a economia do setor, tanto do ponto de vista da geração de alimentos, quanto de incremento da pecuária do Município.

A Seagri também executou, neste mês de janeiro, cortes de terra em vários pontos da zona rural, a exemplo dos Sítios Santana e Massapê, em Galante, já com vistas ao cultivo das culturas de subsistência, durante o período de inverno, que deve ocorrer a partir do mês de março.

Técnicos da Seagri vêm fazendo, por outro lado, o acompanhamento de uma área de 50 hectares de plantação de tomate, no Distrito de Catolé de Boa Vista, como também estão disponibilizando assistência técnica para a produção de algodão pelos agricultores do Assentamento de Paus Brancos.

PROINSA – O Programa de Inseminação Artificial (Proinsa) da Seagri de Campina Grande, coordenado pelo médico veterinário Adriano Leite, vem apresentando expressivos resultados e, recentemente, uma vaca da região do Sítio Boi Velho deu cria à sua segunda geração por meio deste processo científico. Este importante trabalho é precedido de organização de cio dos animais para racionalizar o uso de touros e de exames de ultrassonografia para acompanhar o processo gestacional.

Outra iniciativa de enorme alcance econômico-social é o georreferenciamento de propriedades, que consiste no Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Este diagnóstico serve para nortear a prefeitura na execução de ações para garantir a sustentabilidade no campo, dentro de um contexto da responsabilidade que o poder público tem de ter com as famílias da zona rural.

ALIMENTOS – Em relação à zona urbana de Campina Grande, a Seagri continua dando a sua parcela de contribuição para a segurança alimentar, principalmente de crianças assistidas por instituições públicas e privadas de ensino, entidades filantrópicas e de saúde, a exemplo do Isea, Pedro I, Casa do Menino Santo Antônio e Casa Dr. João Moura.

Nesses locais, são produzidos legumes e hortaliças para o consumo interno, enquanto a parte excedente da colheita é vendida à população. O dinheiro arrecadado é revertido em melhorias do próprio projeto de Hortas Urbanas, idealizado, planejado e executado pela Prefeitura de Campina Grande.

Continue Lendo

Paraíba

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A eleição ainda nem começou e já temos a primeira condenação para Jaqueline Viana, pré-candidata a prefeita na cidade de Cabedelo nas Eleições 2024.

Esposa do ex-prefeito preso na Operação Xeque-mate, Leto Viana, Jaqueline, à época vereadora, também foi presa na mesma operação.

Dessa vez, a condenação veio pela Justiça Eleitoral, por propaganda antecipada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais da pré-candidata a Prefeitura.

Ainda foi imposta uma multa no valor de R$ 5 mil para coibir atos dessa natureza, com base no artigo 36, parágrafo 3°, da Lei n° 9.504/97.

A Justiça também determinou a remoção da internet do vídeo em um prazo de 05 dias.

Julgo procedente a presente Reclamação Eleitoral, condenando a promovida ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), no intuito de coibir atos dessa natureza, com fulcro no artigo 36, § 3º, da Lei n.º 9.504/97, bem como determino a remoção da internet do vídeo da transmissão do Podcast gravado pela promovida, em 05 dias“, diz o documento.

Clique aqui e confira a íntegra do Processo nº 0600006-18.2024.6.15.0057.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado do pré-candidato Gilbertão, Efraim visita Codevasf em busca de recursos para Sousa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho (União Brasil/PB) esteve, nesta quarta-feira (15/05), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para tratar com o diretor presidente, Marcelo Moreira, sobre investimentos para o município de Sousa ( PB). Acompanhado de Gilbertão, pré-candidato a prefeito da cidade, o senador discutiu a alocação de recursos hídricos para diversas áreas essenciais.

Entre os principais temas abordados, destacam-se os recursos hídricos, saneamento básico e distribuição de água potável para Sousa. O pré-candidato a prefeito, Gilbertão, questionou ao presidente diretor uma solução urgente diante desses problemas: “Presidente Marcelo, essa realidade do município de Sousa não é de hoje, vem de anos. Diante deste cenário, estamos aqui buscando soluções concretas para sanar esse problema, que tem sido a angústia de nossos sousenses”, declara.

Efraim enfatizou a necessidade de solucionar o problema do abastecimento de água na cidade, que persiste como um desafio significativo em pleno século XXI.

O presidente da Codevasf disse que ainda este ano teremos boas notícias. “Estamos concluindo o estudo, o termo de referência para fazer uma licitação da viabilidade técnica e do projeto base de abastecimento de água e saneamento do município de Sousa. Essa é uma reivindicação do senador Efraim que devemos licitar em junho deste ano, ou seja, até o final do ano temos um horizonte para poder estar contratando essa obra até 2025”.

Para o senador Efraim essa visita foi primordial e esclarecedora para os sousenses:

“Viemos procurar informação para um tema crítico, que é o sistema de abastecimento de água e distribuição de esgoto na cidade de Sousa, um tema que está no dia a dia e impacta a vida das pessoas. Diante desse cenário, a captação de recursos hídricos e a distribuição eficiente de água emergem como questões cruciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade”.

A visita também contou com a participação do diretor de de Irrigação, Napoleão Casado, que tem acompanhado de perto os projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e também do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Juntos, eles discutiram o plano de desenvolvimento para a região e a implementação de perímetros irrigados, uma iniciativa vital para fortalecer a agricultura e assegurar a sustentabilidade hídrica.

Com essas ações, Efraim demonstra seu compromisso de promover melhorias significativas em Sousa, garantindo que a cidade receba os investimentos necessários para o seu progresso e bem-estar.

Continue Lendo

Paraíba

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O primeiro passo para um Termo de Cooperação Técnica em defesa da qualidade da informação e fomento a um laboratório de produção de pesquisas e ferramentas de combate às notícias falsas. Esse foi o saldo da reunião, na manhã desta quinta-feira (16), entre a diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi) e o secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos.

No encontro, realizado na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec-JP), no bairro de Água Fria, em João Pessoa, ficou definida a pactuação de um termo a ser assinado nos próximos dias entre a Secitec e a Amidi.

O presidente da Amidi, Heron Cid, manifestou a disposição da entidade na colaboração e construção de parcerias com a pasta em pautas de interesses conexos, como, por exemplo, a realização de eventos sobre inovação, tecnologias e mídias digitais, e principalmente nas iniciativas de qualificação da informação e combate às fake news.

O secretário Guido Lemos sinalizou interesse da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec), braço da Secitec, na abertura de edital com a finalidade de avaliar projetos de pesquisa direcionados à criação de um laboratório permanente para acompanhamento e produção de ferramentas e tecnologias especializadas na checagem de notícias.

Avaliação do encontro
“É importante que haja essa interação, uma vez que a comunicação e a tecnologia estão cada vez mais próximas. Demos hoje o primeiro passo na busca de um serviço que vai beneficiar toda sociedade paraibana”, avaliou o secretário Guido Lemos, após o encontro que contou com as participações do chefe de Gabinete da Secitec, Davi Fernandes, o diretor de Mídia Institucional, Sílvio Ricardo, e o consultor Alberto Arcela, ambos da Secretaria de Comunicação de João Pessoa.

“A reunião foi muito relevante porque iniciamos uma necessária cooperação institucional em torno do debate da inovação tecnológica e o papel contemporâneo das mídias digitais. A Amidi considera essa parceria extremamente oportuna e promissora e vê no secretário Guido Lemos, além de respeitado cientista, um gestor comprometido com os desafios desse nosso tempo”, enfatizou Heron Cid, que estava acompanhado do vice-presidente da Amidi, Walter Santos, do secretário-geral Alek Maracajá e do sócio fundador da entidade, Gutemberg Cardoso.

Continue Lendo