Nos acompanhe

Paraíba

Humanização: Prefeitura de Campina renova parceria com o MPT-PB para combate ao trabalho infantil

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), renovou, na manhã desta segunda-feira, 30, um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho na Paraíba, representado pela Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional da COORDINFÂNCIA – PRT13, Maria Edlene Felizardo, para a execução do “Projeto MPT na Escola – Resgate a Infância”.

A cerimônia de assinatura de renovação da referida parceria contou com a presença dos gestores e técnicos das Unidades Escolares, e na oportunidade, foram proferidas palestras sobre Trabalho Infantil e Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional.

Houve ainda apresentação de um dos projetos desenvolvidos ao longo da execução do programa em 2022, através da estudante Cláudia Farias, que produziu uma canção em alusão ao combate ao trabalho infantil.

A iniciativa, que teve início em fevereiro de 2022, tem como objetivo levar à comunidade escolar os temas relativos ao combate ao trabalho infantil e da promoção da aprendizagem profissional.

De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, o projeto tem valor crucial, ante o contexto atual, tendo em vista a necessidade do combate efetivo à alta incidência do trabalho infantil no Município.

“ O MPT já é parceiro da Educação de Campina Grande em outras frentes e o ‘MPT na Escola’ estreita ainda mais esses laços, para intensificar o trabalho neste sentido. A erradicação do trabalho infantil é uma problemática de interesse comum a toda a sociedade. É preciso garantir, na totalidade, os direitos das nossas crianças e adolescentes, e por isso a renovação ”, pontuou Asfora.

Estiveram presentes também, na ocasião, a gerente técnico pedagógica da Seduc, Vera passos; a gerente do Ensino Fundamental, Adriana Sá; e a coordenadora do projeto “MPT na Escola” pela Seduc, Fabíola Gaudêncio.

O Programa

 

No último ano foram atendidas 10 unidades escolares, previamente selecionadas, com histórico de crianças em condição de trabalho infantil ou que não se enquadravam na condição de jovem aprendiz (menores de 14 anos). Ao todo, no primeiro ano de execução, o projeto abrangeu um trabalho com 2371 crianças.

 

Por meio da metodologia em curso, os técnicos das Secretarias de Educação dos municípios seguem sendo capacitados para tratar dos referidos temas e, em seguida, promover a multiplicação desses conhecimentos junto aos professores da rede municipal de ensino que, por sua vez, levam à sala de aula as discussões sobre estas questões, apoiados em material didático que é gratuitamente fornecido pelo próprio Ministério Público do Trabalho.

 

Na edição de 2023 o programa atenderá 10 novas escolas e assistirá mais 2145 estudantes.

 

Premiação

 

Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande foram premiados nas etapas municipal e estadual do Prêmio “MPT na Escola 2022”, que trouxe como tema central “ A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.

 

 

Os trabalhos abordaram os seguintes temas: GRUPO 1 (Estudantes de 4º e 5º ano – anos iniciais): Trabalho infantil e GRUPO 2 (6º e 7º ano – anos finais): Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional.

 

GRUPO 1

Categoria MÚSICA (1º lugar)

Aluna: Claudia de Farias Nascimento (4º ano)

Escola: Escola Municipal Rotary Dr. Francisco Brasileiro

Professora: Sandra da Silva Camelo

 

GRUPO 2

Categoria CONTO (2º lugar)

Aluna: Maria Heloísa Oliveira da Silva (4º ano)

Escola: Escola Municipal Manoel Francisco da Motta

Professora: Inaldete Freire dos Santos

Continue Lendo

Paraíba

Cúpula Nacional do PT deve decidir rumos da legenda em João Pessoa durante reunião nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (06/05) para decidir os rumos da legenda em João Pessoa com vistas às Eleições 2024.

A Capital paraibana, João Pessoa, ao lado de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) forma a lista das Capitais onde a decisão final sobre candidatura da legenda caberá ao Diretório Nacional.

O PT Municipal está rachado em território pessoense e, portanto, partirá do Diretório Nacional a decisão se a legenda lançará ou não candidatura própria na cidade ou se apoiará outra sigla no pleito de outubro.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo

Paraíba

Beats Run: 1ª corrida de música eletrônica do Nordeste acontece no próximo sábado, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A primeira corrida de música eletrônica do Nordeste, a Beats Run, que acontecerá no dia 11 de maio, a partir das 16h30, na Estação Ciência, em João Pessoa, contará com um portal surpresa da Adidas que distribuirá prêmios para os 10 (dez) primeiros que passarem por lá.

1º lugar – Tênis Duramo Speed
2º ao 5º lugar – voucher de 300 reais na loja Adidas João Pessoa
6º ao 10° lugar – brindes em produtos (Boné/viseira/ pochete)

O evento promete uma experiência coletiva inesquecível, uma verdadeira celebração da música e do esporte, para toda família. E as inscrições para quem quiser ter o nome impresso no número de peito e para usar cupons de 15% de desconto, acontecem até esta segunda-feira (29/04).

A Beats Run já está sendo apontada como muito mais do que uma corrida mas, uma verdadeira experiência esportiva, musical e gastronômica EXCLUSIVA para os inscritos. Organizada pela Cantaloupe, a maior agência de eventos de experiência da Paraíba, o evento contará com a Michelob como cerveja oficial e Gatorade como isotônico oficial .

As modalidades são: 5km e 10km para os adultos e, para as crianças, os percursos de 100 metros (4 a 6 anos), 200 metros (7 a 9 anos) e 300 metros (10 a 12 anos). Com DJs na largada, na chegada e em todo percurso, a Beats Run também vai contar com uma Arena surpreendente para o pós-prova , com ativações de cerveja, drinks, vinhos , pizza , confeitaria e muitos mais.

BEATS signifique BATIDA, porque a nossa inspiração veio justamente do pulsar do nosso corpo, misturada com a batida da música e do nosso coração. Uma experiência que só a corrida junto com a música podem nos fazer sentir”, afirma Marina Sá, diretora comercial da Cantaloupe, realizadora do evento.

Já participei de várias corridas internacionais e, colecionando referências, quis trazer para João Pessoa uma corrida de experiência que mistura esporte, música, entretenimento e gastronomia em um grande evento. Queremos celebrar a superação e a alegria que só a corrida é capaz de proporcionar”, afirma.

Uma outra novidade da corrida é o horário. Diferente das demais provas do calendário de corridas da cidade, a Beats Run vai acontecer a partir das 16h30, no cair da tarde, quando a temperatura já está mais amena e criando a atmosfera perfeita para um “after”, uma balada após a prova.

Na Beats Run todas as crianças inscritas terão direito a usufruir do Espaço Kids, ambiente com 650 metros quadrados pensado especialmente para elas se divertirem. O local contará com monitores capacitados garantindo a segurança das crianças enquanto os pais também se divertem.

As inscrições da BEATS RUN podem ser realizadas no site www.race83.com.br/evento/2024/corrida-de-rua/beats-run-2024.

Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/beats.run/.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Amidi e API emitem ‘Nota de Repúdio’ em desfavor de deputado estadual por ataques contra jornalista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mídia Digial (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) emitiram uma ‘Nota de Repúdio’ em desfavor do deputado estadual Wallber Virgolino (PL) por reprovação aos ataques por ele desferidos contra a jornalista Cláudia Carvalho e aos profissionais da imprensa do Estado da Paraíba como um todo.

O deputado utilizou uma rede social para insinuar e atacar aos profissionais do setor e, em especial a jornalista Cláudia, por não ter gostado de uma matéria jornalística produzida pela profissional da imprensa sobre um vídeo postado por ele em suas redes sociais.

Virgolino, ao invés de fazer uso do direito de resposta, optou por proferir ataques desrespeitosos contra os profissionais.

Confira a íntegra da Nota:

NOTA

A Associação de Mídia Digial (Amidi) e a Associação Paraibana de Imprensa (API) repudiam o tratamento do deputado estadual Wallber Virgolino contra a jornalista Cláudia Carvalho e a imprensa paraibana, ao se pronunciar de maneira acusatória e injuriosa aos profissionais da mídia do nosso estado.

O parlamentar usou o espaço dedicado aos comentários em uma rede social para fazer insinuações levianas e genéricas contra a imprensa do nosso Estado.

Os ataques teriam sido motivados após produção de matéria jornalística elaborada pelo ParlamentoPB, veículo da mídia digital dirigido pela jornalista Cláudia Carvalho, sobre vídeo postado pelo deputado em suas redes sociais.

A Amidi e a API lamentam a forma e o tom usados pelo parlamentar para rebater o texto publicado pelo site.

Ressaltamos que o deputado, como qualquer cidadão, tem o direito de divergir de conteúdos e opiniões, bem como solicitar direito de resposta ao veículo de comunicação. Contudo, o modo como Walber Virgulino se comportou, optando pela desqualificação e ofensa ao invés da argumentação, atenta contra a liberdade de imprensa e a prática do exercício profissional jornalístico.

As entidades se solidarizaram com a jornalista Cláudia Carvalho e com todos os jornalistas e comunicadores da Paraíba ofendidos e difamados pelo citado político, ao tempo que sugere ao referido representante legislativo revisão da postura autoritária dispensada ao contraditório.

Associação de Mídia Digial (Amidi)
Associação Paraibana de Imprensa (API)

Continue Lendo