Nos acompanhe

Paraíba

Setur participa de ação em agências de operadora de voos em São Paulo, Minas Gerais e Goiânia

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), iniciou, nesta segunda-feira (30), uma série de visitas às agências da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, nos mercados de Minas Gerais, São Paulo e Goiânia. Até o dia 20 de fevereiro, um grupo de gerentes comerciais dos hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB) estará divulgando a infraestrutura da rede hoteleira nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia e região do Triângulo mineiro, Goiânia (GO) e Campinas (SP). A ação da entidade tem apoio da Setur e da PBTUR.

De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo da Capital paraibana, João Pessoa teve uma de suas melhores temporadas de verão dos últimos anos, graças a parcerias celebradas com a Azul. No período, a companhia aérea colocou em operação sete voos dedicados a partir desses mercados, dois deles com voos inéditos, vindos de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os resultados em termos de venda de passagens foram bastante positivos, ao ponto da companhia aérea manter os voos de Uberlândia, Goiânia e Campinas.

A ação de divulgação de João Pessoa nesses mercados já no começo do ano, conforme o secretário, é para manter tanto os voos regulares, como o fluxo de turistas no período considerado de baixa estação. Dados da Azul Viagens apontaram que a capital paraibana bateu recordes de vendas nas agências de viagens em 2022 e, segundo ele, é preciso manter e ampliar o volume de vendas. “João Pessoa tem atrativos para os turistas visitarem durante todo o ano e estamos apostando no aumento do fluxo e, acima de tudo, a Azul tem sido uma grande parceira nesse processo”, pontuou Daniel Rodrigues.

O presidente da ABIH-PB, Rodrigo Pinto, também aposta no crescimento do fluxo de turistas na cidade a partir dessa nova ação. “Estamos antecipando essas ações junto a esses mercados para que possamos aumentar, ou pelo menos manter o grande número de turistas que vieram especialmente desses destinos, que têm demonstrado serem fortes emissores para a Paraíba”, afirmou o empresário.

Rodrigo Pinto afirmou que o resultado da parceria selada no ano passado com a Azul apresentou resultados excelentes, porém, ele enfatizou que o primeiro semestre de 2023 se mostra desafiador, por isso a antecipação dessa ação. “João Pessoa foi um sucesso e pretendemos manter um fluxo constante de turistas na cidade e para mantermos os voos dedicados direto para João Pessoa que a Azul manteve para esses destinos no período de baixa estação”, disse.

Hotéis participantes:
Aram Beach & Convention
Bessa Beach Hotel
Hardman Praia Hotel
Hplus Beach
Nord Hotéis
Littoral Hotéis
Hotel Caiçara João Pessoa
Hotel Verdegreen
Nobile Suítes João Pessoa
Asenza Beach Resort
Quality Suítes João Pessoa
BA’RA Hotel
Netuanah Praia Hotel
Luck Receptivo
Oceana Atlântico Hotel

Continue Lendo

Paraíba

Fundac e ECIS incentivam leitura aos jovens durante o projeto Abril Literário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante todo o mês de abril, a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, em parceria com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Aline de Almeida” – Fundac, por meio do eixo Educação, realizou a segunda edição do projeto: Abril Literário, nas unidades socioeducativas localizadas em João Pessoa.

O projeto, busca incentivar a leitura de obras poéticas de autores brasileiros, incluindo textos autorais dos próprios adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais na Fundac. Esse ano, o Abril Literário homenageou duas personalidades paraibanas: o poeta Zé Marcolino e a cantadora Cátia de França.

A culminância do projeto aconteceu na última semana de abril em cada unidade escolar, na ocasião, os socioeducandos tiveram a oportunidade de apresentar o resultado dos trabalhos em saraus poético-musicais junto aos professores da ECIS e a banda docente “Castelando”.

As atividades aconteceram no Centro Educacional do Adolescente – CEA (quarta-feira 24), no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha (quinta-feira 25), no Centro Educacional do Jovem – CEJ (sexta-feira 26), e no Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE (terça-feira 30).

Continue Lendo

Paraíba

Crime ambiental: prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Cajazeirinhas, Francisco de Assis Rodrigues de Lima, foi condenado a uma pena de 1 ano e 6 meses de reclusão pela prática de conduta prevista no artigo 54, § 2º, V, da Lei nº 9.605/98. A decisão é do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba no julgamento da ação penal nº 0817528-88.2021.8.15.0000, que teve a relatoria do desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o gestor, durante o mandato eletivo de 2017/2020, determinou e permitiu, de modo consciente e voluntário, o depósito de resíduos sólidos urbanos (rejeitos, recicláveis e orgânicos), coletados na cidade, a céu aberto, em local não autorizado ou licenciado por órgãos ambientais, causando poluição em níveis que pode resultar danos à saúde humana, sem proceder à destinação e disposição adequada de tais resíduos. Discorre que o denunciado, desde o início de sua gestão, vem, reiteradamente, depositando resíduos sólidos de forma inadequada, conforme relatório dos órgão de fiscalização.

Informa que o denunciado, em 27 de novembro de 2019, após confessar as práticas criminosas na seara ambiental, firmou Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas não o cumpriu, motivando a rescisão do citado acordo.

Em sua defesa, o gestor aduziu que os fatos não ocorreram como reportado pelo Ministério Público, já que após a assinatura do ANPP, não tornou a destinar resíduos sólidos no local, trazendo, como apto a confirmar a alegação, o contrato de uma empresa para destinação final adequada do lixo.

O relator do processo ressaltou, em seu voto, que o fato da defesa mencionar a documentação trazida aos autos, alusiva ao contrato entre o município de Cajazeirinhas e a empresa EMLURPE, bem como o Plano de Recuperação de Área Degradada do Lixão do município de Cajazeirinhas, não altera o cenário de poluição decorrente pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na localidade, havendo informações subscritas por Oficial de Diligências do Ministério Público, datadas de 11 de agosto de 2021, de que permanecia o lixão.

“Destarte, é evidente que a conduta do réu, em permitir, tão logo ter iniciado a gestão municipal em 2017, a continuidade do depósito de tais resíduos sólidos de forma tão precária e em contrariedade à legislação de regência sobre o devido tratamento (Lei nº 12.305/2010), provocou o risco concreto de causar poluição que tem o condão de representar perigo à saúde humana e de animais, tendo, neste caso, agravante de que o perito ministerial foi firme em consignar que há contaminação efetiva do solo local e potencial de águas subterrâneas, não mais se falando de poluição provável, mas, concreta”, pontuou o relator.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Recursos de financiamento internacional garantem execução do maior pacote de obras da história de CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 3, no mini-auditório da Federação das Industrias da Paraíba (Fiep), sobre a conquista de financiamento internacional para aplicação em obras de infraestrutura da cidade por meio do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). Segundo ele, serão concretizadas obras almejadas pela população há muitas décadas, o que vai melhorar a qualidade de vida da população.

A entrevista coletiva foi iniciada após a formação da mesa de autoridades, integrada pelo prefeito, além dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho; deputado estadual Sargento Neto; vereadora Ivonete Ludgério; ex-senadora Nilda Gondim e o secretário municipal de Finanças, Gustavo Braga.

Inicialmente, o prefeito destacou que a conquista de recursos internacionais é fruto de notável esforço do governo municipal para a redução de R$ 500 milhões da dívida consolidada do Município, graças ao processo de renegociação com bancos, gerando-se a segurança quanto à viabilidade econômica de Campina Grande. “Com isso, a cidade ganhou aval para a obtenção de recursos internacionais, o que não acontecia desde a década de 1970”, lembrou.

Ele fez questão de registrar o esforço da equipe de governo, além do apoio da base de apoio da gestão na Câmara Municipal de Campina Grande e do trabalho dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho, com também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que colocou em votação naquela casa legislativa o projeto que assegura a Campina Grande o recebimento das verbas destinadas a execução de obras.

Em seguida, o prefeito lembrou que a União é a garantidora desta operação financeira, tendo informado que dentro de duas semanas o contrato deverá ser assinado. As licitações serão de forma eletrônica e dentro de rigorosos padrões internacionais. Para tanto, já foi publicada, nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União a resolução de nº 4, de 2024, autorizando o Município de Campina Grande a contratar a operação de crédito externo com o Fonplata no valor de R$ 52 milhões de dólares.

O prefeito campinense assegurou que as condições de pagamento do financiamento são extremamente positivas, mesmo porque algumas obras, como o Parque do Poeta, é contemplado com tarifa verde por se enquadrar na política de preservação ambiental. “Teremos 60 meses de carência para o início do pagamento, e com taxas de juros de no máximo 2,5% ao ano, além de outras condições favoráveis para os cofres do Município. Enfim, o custo é muito baixo para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Depois do prefeito, falaram os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho. Eles destacaram a importância das obras agora asseguradas para Campina Grande. Ambos ressaltaram, entre outros aspectos, o fato de que a cidade viverá um período marcante de desenvolvimento, assegurando-se, especialmente, a melhoria da qualidade de vida da população e o impulso à própria economia local.

Entre as obras que serão financiadas pelo Fonplata estão:

Recuperação de córregos e canais – $ 9.468.975,62

Reforma e tratamento do Açude Velho – $ 5.302.628,59

Parque do Poeta – $ 2.935.383,68

Orla do Açude de Bodocongó – $ 3.787.591,85

Mobilidade e desenvolvimento urbano – $ 29.692.167,24

Corredores exclusivos de ônibus – $ 3.408.832,66

Prolongamento da Avenida Floriano Peixoto – $ 1.893.795,93

Estação Nova (Ferroviária) – $ 7.575.183,70

Implantação das 9 integrações entre modais de trânsito e transporte público –  $ 1.893.795,924

Revitalização da Feira Central e Reforma do Mercado Público – $ 4.298.916,75

Investimento em infraestrutura do Pólo Logístico – $ 10.621.642,28

Infraestrutura Administrativa – $ 10.529.505,34

Revitalização e Reforma de Edifícios Públicos – $ 1.628.664,49

Construção e instalação de Data Center Municipal – $ 378.759,19

Parque Tecnológico de Campina Grande – $ 8.522.081,29

Continue Lendo