Nos acompanhe

Paraíba

Tem parabólica tradicional? Saiba por que você precisa fazer a troca com urgência

Publicado

em

Quem assiste à TV pelo sinal transmitido via satélite precisa ficar atento. Em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Quem não fizer a troca para a nova parabólica digital, corre o risco de ficar sem o sinal dos canais abertos de televisão.

A única solução possível para evitar perder o sinal de TV é substituir a parabólica tradicional pela nova parabólica digital, que possui mais canais disponíveis gratuitamente, alguns deles com programação local. O conjunto de equipamentos (nova parabólica, LNBF, receptor e cabos) custa em torno de R$ 750, a depender do modelo e da região. O segundo passo é contratar um profissional. O custo do serviço varia de acordo com a região e o local de instalação da antena.

Francine Curcio, analista de produtos e negócios da Intelbras, uma das fornecedoras de antenas parabólicas digitais para a Siga Antenado, explica que o passo a passo para mudança é simples, já que a antena digital está disponível para venda em todos os estados brasileiros. O kit com a parabólica digital (banda Ku) inclui antena, conversor, receptor e controle remoto.

“O consumidor pode encontrar o produto em grandes supermercados, magazines, pequenos comércios de eletrônicos ou na internet. Depois, basta buscar no site da fabricante a lista de profissionais da região que estão preparados para instalar a antena”, afirma Curcio. “Com poucos passos, a família pode desfrutar de uma qualidade de imagem e som muito superior, além de ter mais canais de TV e emissoras de rádio à disposição.”

Yvan Cabral, sócio fundador da Vivensis, fabricante e distribuidora de antenas e receptores para todo o país, explica que a escolha da antena também faz diferença para a qualidade da imagem. “Como, visualmente, as antenas são muito parecidas, o consumidor não consegue diferenciar uma boa de uma ruim, é necessário buscar essas informações com o vendedor”, afirma Cabral. “É importante priorizar uma de melhor qualidade, que garante maior ganho de sinal. A antena deve ter um tratamento na chapa de aço para prevenir oxidação e ferrugem, por exemplo, que pode dificultar a recepção de sinal”, alerta.

Márcio Cauduro, gerente de produtos e negócios de TV da Elsys, outra fornecedora e fabricante do primeiro receptor instalado gratuitamente pela Siga Antenado, alerta que também é importante garantir a qualidade do equipamento e da instalação para enfrentar as condições climáticas de cada região. “É preciso que a antena e o LNBF estejam firmemente instalados e com apontamento correto, para que o sinal não seja prejudicado pelas ações do tempo, como ventanias e chuvas mais fortes. Por isso, para quem não entende do assunto, é mais seguro buscar informações em lojas referência na cidade que trabalhem com produtos de TV ou produtos eletrônicos”, orienta.

O que acontece se eu não fizer a troca?

Quem não fizer a troca, vai perder o sinal de TV quando as parabólicas tradicionais deixarem de funcionar. Outro problema que enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento, têm direito à instalação gratuita do equipamento. Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo