Nos acompanhe

Paraíba

Casa Mãe Bebê acolhe mulheres que acompanham recém-nascidos em UTI do Instituto Cândida Vargas

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, através da Casa Mãe Bebê, do Instituto Cândida Vargas (ICV), acolheu de forma humanizada mais de 80 mulheres de todo o Estado durante o ano de 2022. A unidade recebe mulheres que acompanham seus recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) no ICV, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em João Pessoa.

Após o parto, algumas mães precisam continuar acompanhando seus filhos na maternidade. A mãe recebe alta, mas o bebê não, por isso a importância de manter uma unidade de acolhimento temporário para mães de bebês prematuros ou com alguma patologia. Elas são acomodadas na casa, recebem assistência e acompanham e colaboram no tratamento e recuperação dos bebês no ICV.

Com mais de três meses sendo cuidada pela equipe da Casa Mãe Bebê, Emilly Vitória, elogia o serviço. “Somos bem recebidas aqui, somos cuidadas com muita atenção e amor. Meu bebê está na UTI, pois é cardiopata, e aqui é um local para a gente também ser cuidada. É bem melhor estar aqui, pois podemos fazer nossa comida, conversar com outras mães e continuar perto dos nossos filhos”, disse.

A coordenadora da unidade, Maria Claudia Milanez, disse que para ser acolhida na Casa Mãe Bebê, a mulher precisa ter sido assistida durante a gestação no Instituto Cândida Vargas. “A casa dispõe de 17 leitos, distribuídos em cinco dormitórios, climatizados e com banheiros exclusivos, contando ainda com sala de convivência e outros ambientes próprios de uma casa. As mães contam, ainda, com alimentação, acompanhamento de médico, enfermeira, técnico em enfermagem, psicólogo, psiquiatra e assistência social”, afirmou.

Segundo ela, o fluxo de mulheres assistidas na casa é dinâmico. Podem ficar alojadas por uma semana ou meses. Cerca de 20% das mães necessitam passar tempo integral no hospital, acompanhando e auxiliando na recuperação dos bebês. A Casa Mãe Bebê atende essa necessidade e garante o direito da mulher e da criança à saúde.

Thais Correia, moradora de Cruz do Espírito Santo, município da Região Metropolitana de João Pessoa, está há mais de quatros meses no local e confirma o acolhimento humanizado. “Estamos nos sentindo fortalecidas, uma ajudando a outra, com muito amor. Só temos que agradecer a Deus e toda a equipe, que nos ajuda bastante. Mesmo sendo um período delicado, a gente sente força e ânimo todos os dias” relatou.

“A maternidade tem uma missão voltada para essas mães, que vêm pra Capital para terem seus filhos, que em alguns casos, precisam ficar internados. Neste momento que entra a atenção e os cuidados da Casa Mãe Bebê, com assistência na alimentação, local para dormir, atenção de uma equipe multiprofissional, para que elas possam sentir como se estivessem nas suas casas. Essa é a missão da maternidade de garantir esse olhar e esse cuidado por essas mães”, disse o diretor-geral, Quintino Régis.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

ALPB: Audiência Pública discutirá recentes casos de crimes ambientais na orla de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou Requerimento e discutirá os casos recentes de crimes ambientais registrados na orla de João Pessoa.

O Requerimento nº 13.654/2024, apresentado pelo deputado estadual George Morais (União), líder da oposição na Casa Legislativa, foi aprovado sob o entendimento de que a “crescente incidência de crimes ambientais na orla de nossa capital, bem como a contínua poluição nas praias de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Pitimbu, demandam uma resposta enérgica e coordenada por parte das autoridades e da comunidade em geral“.

Para a ocasião, serão convidados representantes das Secretarias do Meio Ambiente (municipal e estadual), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), ONGs, bem como representantes da  trade turístico, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), da sociedade civil organizada, entre outros.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição propõe representação contra secretárias executivas de Educação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, através de seu líder, o deputado estadual George Morais (União Brasil), apresentou nesta quarta-feira (15/05) e perante o Ministério Público, representação contra as secretárias executivas de Educação do Estado, as senhoras Pollyana Loreto Meira e Maria Elizabete de Araújo.

A propositura da representação pede a investigação das secretárias executivas pelo cometimento de crime de responsabilidade, em razão das ausências injustificadas à convocação da Assembleia Legislativa para esclarecimentos e informações sobre a gestão da educação na Paraíba.

“A data da convocação foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo e as secretárias foram notificadas pessoalmente do dia em que deveriam comparecer obrigatoriamente. Tais fatos tornam inequívocas a prévia ciência das representadas e a consequente responsabilidade em razão das ausências injustificadas”, afirmou o líder da oposição George Morais.

O Ministério Público estadual deverá ouvir as secretárias e analisar as razões de defesa. Se recebida a representação e se estiverem presentes os indícios do crime de responsabilidade, a peça proposta pela oposição poderá resultar na perda dos cargos e na inabilitação para o exercício de funções públicas.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, realiza, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), as audiências do Orçamento Democrático nas regiões de Guarabira (2ª região) e Mamanguape (14ª), respectivamente. Essas audiências devem reunir a população de 36 municípios que integram as regiões.

A audiência em Guarabira acontece a partir das 19h, no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho; e a de Mamanguape, também às 19h, no ginásio da Escola Estadual Senador Rui Carneiro.

A população dessas regiões já pode acessar o site de votação (votacaoode.pb.gov.br) e escolher até três prioridades de investimento para as regiões que representam. A votação também pode ser acessada nos locais das audiências.

Esse será o terceiro bloco de audiências do ODE, realizado pelo Governo, com o objetivo de ouvir a população e eleger prioridades de investimentos para compor as peças orçamentárias do próximo ano.

Cidadania Democrática – O Governo da Paraíba também vai promover nos dias das audiências o Cidadania Democrática, que é a oferta de serviços de várias secretarias, incluindo o Castramóvel, Hemocentro e serviços de saúde.

Os serviços irão funcionar das 9h às 14h, nos mesmos locais das audiências e terão a participação das secretarias da Saúde, Semdh, Detran, Fundac, Cagepa, Procon, Sejel, Seap, Seafds, Sedh (Programa Cidadão), Corpo de Bombeiros, além da Defensoria Pública.

Continue Lendo