Nos acompanhe

Paraíba

MPPB, Sedap e associações discutem medidas para enfrentar focos de doenças infecciosas em equinos

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba promoveu, na tarde desta segunda-feira (27/02), uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado (Sedap); da Superintendência Federal de Agricultura; do Conselho Regional de Medicina Veterinária e das associações Brasileira de Vaquejada, de Criadores de Quarto de Milha e da Associação Paraibana de Cavalos Mangalarga (ABVAQ, ABQM e APCCMM, respectivamente) para discutir estratégias e soluções consensuais de enfrentamento à disseminação de doenças infecciosas que vêm acometendo equinos na Paraíba e que podem colocar em risco a realização de eventos agropecuários, como vaquejadas.

Isso porque, conforme explicou o procurador de Justiça Francisco Sagres, o Termo de Cooperação Técnica celebrado pelo MPPB, associações e secretaria para adequar a realização desses eventos à legislação estabelece que os proprietários de vaquejadas só devem recepcionar animais sadios (vacinados e com exames negativos para essas enfermidades) e que isso deve ser fiscalizado pela Sedap. “A grande dificuldade é que muitos proprietários não têm meios para fazer os exames nos animais, que existem entraves para a realização de registro de animais e dificuldades para a geração da GTA (Guia de Trânsito Animal). Nosso objetivo é encontrarmos, junto com os órgãos, uma solução consensual para o problema, de modo que consigamos salvar a vaquejada, um evento cultural secular que gera uma cadeia de emprego e renda significativa para o Estado”, argumentou.

A reunião foi presidida pelo procurador de Justiça Francisco Sagres e contou com a participação do procurador de Justiça Victor Granadeiro; do secretário de Agricultura, Joaquim Hugo Carneiro; do deputado estadual, Walber Virgulino, representando a Assembleia Legislativa do Estado.

Focos de doenças infecciosas

Na reunião, Sagres disse que  o MPPB está preocupado com a situação animal no Estado, tendo em vista os focos de anemia infecciosa e de mormo (zoonose infectocontagiosa causada por uma bactéria que acomete primeiro equinos, mas que pode ser transmitida para outros animais e até para o ser humano), registrados em equinos, principalmente em municípios do interior.

O presidente da ABVAQ, Valter Trigueiro Júnior, também destacou a preocupação dos criadores e proprietários de animais com a segurança dos eventos. “Como criador e competidor, é fundamental que haja um controle e uma fiscalização quanto às doenças para que tenhamos certeza de que nossos animais estão protegidos”, disse.

Os representantes da Sedap falaram sobre a dificuldade, por parte de proprietários de animais e de organizadores de eventos, do cumprimento da Lei Estadual 9.923/2012, que institui o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária no Estado e que foi regulamentada pelo Decreto 41.497/2021.

Segundo eles, já está sendo feito um trabalho de orientação sobre o cumprimento dos requisitos legais necessários para a realização de eventos com aglomeração de animais, para a emissão de documentos (como o GTA) e para as vacinações e exames animais.

O secretário de Agricultura e Pesca falou algumas das medidas que já vêm sendo adotadas pela secretaria para superação do problema, entre elas a criação do GTA digital e de um Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura, para facilitar o diálogo e a atuação integrada com os municípios. Falou ainda da reunião que terá esta semana com o Ministério da Agricultura, em Brasília, quando pretende pedir recursos para a construção de um Centro de Diagnóstico de doenças animais. Na ocasião, o deputado estadual, Walber Virgulino, colocou-se à disposição para obtenção de emendas parlamentares que possam viabilizar a obra no Estado.

Deliberações

Para superar os entraves apresentados na reunião, ficou deliberado que a Sedap adotará algumas providências como a apresentação ao governador João Azevedo da discussão sobre a formalização de um decreto estabelecendo a exigências para o cadastro de proprietários de animais (Pessoa Física) para a emissão do GTA, compatibilizando-o com a legislação federal, além da criação de GTA de ida e volta, expedida mediante a realização de exames diagnósticos nos animais para a realização de eventos agropecuários.

Também foi fixado prazo de três meses para que o Estado, por meio da Sedap e outras secretarias, realize campanha educativa sobre o assunto (realização dos eventos e vacinação dos animais). Após o período educativo, serão aplicadas as penalidades definidas em lei aos infratores.

O Estado e as associações também se comprometeram a publicizar ações educativas em todas as mídias possíveis, inclusive durante a realização das vaquejadas, quando os locutores deverão, a cada três horas de evento, anunciar a exigência do cumprimento da legislação, com texto editado pela Sedap.

O secretário também se comprometeu a pleitear recursos ao Ministério da Agricultura para a criação de um laboratório público para a realização de exames diagnósticos de mormo e anemia infecciosa.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo