Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a Feira Móvel do Produtor está sendo objeto de estudo de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O estudo pertence à estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da instituição, foi idealizado pela professora Ana Tereza de Oliveira Cirilo e conta com a coordenação da professora Yuri Ishihara. A pesquisa iniciou em agosto do ano passado e tem, entre seus objetivos, o intuito de desenvolver um manual para os produtores a respeito do uso do Instagram e do Whats App como ferramenta de trabalho para a categoria.
O título do projeto é “Incentivo à utilização de redes sociais online como ferramentas de Marketing Digital para os produtores/comercializadores da Feira Móvel do Produtor”. O estudo conta com a colaboração de quatro estudantes do curso e tem mapeado as dificuldades e necessidades da categoria, no que compete ao uso dessas plataformas para fomentar a venda de deus produtos.
“É uma via de mão-dupla, porque ao passo que a Feira está contribuindo com o ensino superior dessas jovens, também vai proporcionar aos produtores uma melhor orientação, um subsídio para a Secretaria capacitá-los ainda mais. A Sedurb está de portas abertas não só para este, mas para outros projetos que colaborem com a melhoria da nossa cidade e da qualidade profissional dos nossos comerciantes”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.
“A Sedurb, nos últimos anos, tem levantado a bandeira do empreendedorismo. Cada vez mais buscamos maneiras de capacitar profissionalmente esses profissionais. Um estudo como esse vai dar embasamento para esses trabalhadores potencializarem suas vendas. Mediar esse diálogo entre sociedade e instituição de ensino é de extrema importância para a construção da sociedade civil”, destacou Jaciara Medeiros, assessora técnica da Sedurb e coordenadora da Feira.
A Feira Móvel do Produtor leva, de maneira itinerante, produtos agrícolas, do artesanato e da gastronomia para pontos estratégicos da Capital, de maneira itinerante. Semanalmente o evento promove edições em bairros diferentes. Esta semana o Bairro dos Estados, Bessa, a região da praia do Cabo Branco e Tambaú e o Castelo Branco, serão contemplados com o projeto.
Programação semanal:
21 e 28/03 – Vila Olímpica Parahyba – Bairro dos Estados – 15h às 20h
23 e 30/03 – Parque Parahyba II – Bessa (em frente ao Colégio Meta) – 14h às 19h
24, 25 e 26/03 – Busto de Tamandaré – 15h às 21h
31/03 – Mercado do Castelo Branco